Solicitando o Benefício

Acessando o portal

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Página Inicial e Acesso

Acesse o portal através do endereço: https://internetbrasil.mcom.gov.br

Na tela inicial do programa Internet Brasil, clique em "Entrar", no canto superior direito.

Na tela de login, clique em "Entrar com o Gov.br"

Você será redirecionado ao login do gov.br, insira seu CPF e cliquem em "Continuar".

Insira a sua senha de acesso e clique em "Entrar".

Pronto! Agora você poderá acessar o portal e iniciar a solicitação do benefício.

Caso não se recorde da senha, clique em "Esqueci minha senha" e siga as orientações da página.

Solicitando o benefício

Após realizar o acesso, clique no “Menu” presente no canto superior esquerdo e em seguida selecione "Solicitação de benefício".

Tela de solicitação

Na tela de solicitação você encontra informações importantes sobre o seu pedido.

1. É o período em que a escola poderá realizar a solicitação de benefício, esse prazo deve ser respeitado, pois não será possível solicitar posteriormente.

2. Quantidade total de benefícios determinados para a escola.

3. São os benefícios disponíveis no momento, nesse número são excluídos os valores que já foram solicitados ou estão em análise.

4. Aqui estão os dados da instituição, é de extrema importância que os dados estejam corretos. Caso haja alguma divergência, envie um e-mail para atendimento@rnp.br contendo o endereço correto e demais informações da escola.

Após verificar todos os campos, clique em “Nova Solicitação” para prosseguir.

Tela de confirmação de endereço

O primeiro passo é confirmar o endereço da escola, valide as informações apresentadas, se estiver tudo certo marque o campo de declaração e confirme, se houver alguma divergência, clique no link do "Fale Conosco" para nos enviar uma mensagem.

Tela de cadastro do estudante

Agora você deve validar as condições do programa e, caso o beneficiário se encaixe nas regras, insira o NIS do estudante ou o NIS do responsável pelo estudante

Optando por incluir o NIS do estudante, será necessário inserir esse número no campo designado.

Caso deseje incluir o NIS do responsável, clicando na aba “Responsável”, você poderá incluir o NIS e selecionar o nome do dependente para o qual deseja redirecionar o chip. O NIS do estudante será preenchido automaticamente após isso.

pageConsultando NIS do estudante

Após inserir o NIS, alguns campos da tela abaixo serão preenchidos automaticamente, basta completar as informações que estão faltando e ler/marcar as confirmações obrigatórias.

Caso o responsável no CadÚnico seja diferente do responsável pela matrícula do estudante, será necessário marcar a opção “Não, o responsável familiar no CadÚnico é diferente do responsável pela matrícula do estudante na Escola.

Preencha os dados do responsável e marque a opção ao final do formulário “O gestor escolar declara que o responsável pela matrícula do estudante está cadastrado junto à Escola e, portanto, apto a receber o benefício”.

Localidade da residência do estudante

No campo seguinte o sistema também traz alguns campos preenchidos.

No campo “Operadora indicada”, o sistema indicará a operadora com cobertura para a localidade do estudante, caso ela não tenha um bom sinal na região do estudante ou exista outro problema, basta preencher o campo “Operadora alternativa” e “Justificativa”.

Neste momento, o gestor deverá indicar a operadora funcional para atender o beneficiário e, no campo "Justificativa" deverá apresentar o motivo da decisão. O campo "Observação" pode ser utilizado com informações pertinentes a alteração.

Com os dados preenchidos selecione a opção “Salvar” para incluir o estudante na solicitação.

Estudantes adicionados

Note que o último cadastro realizado já está salvo na lista de estudantes adicionados. Caso queira finalizar depois, basta clicar em "Salvar e Continuar depois" as informações inseridas continuarão armazenadas.

Confira os próximos passos de acordo com as opções da figura acima:

1. Descrição e dados do estudante cadastrado.

2. Botão para apagar ou editar os dados cadastrais.

3. Você poderá inserir novos estudantes posteriormente, ao clicar nesse botão, você vai voltar para a tela anterior.

4. Através dessa opção você pode inserir vários estudantes na mesma solicitação.

5. Aqui você poderá enviar/concluir a solicitação, ao clicar nele não será possível editar ou reabrir esse pedido.

Após o envio a escola precisa abrir uma requisição via e-mail para: atendimento@rnp.br, para realizar alterações na solicitação.

Utilizando a opção: Continuar Depois

Após clicar em “Continuar depois”, todos os dados dos estudantes ficarão armazenados no sistema e você poderá incluir novos estudantes posteriormente.

Para retomar o cadastro, acesse a tela de "Solicitações e benefícios", na parte inferior, dentro da área “Solicitações” será possível verificar todas as solicitações. Caso queira editar alguma solicitação que está em andamento, basta clicar no ícone "Editar" na coluna de "Ações".

Como editar uma Solicitação em Elaboração?

A solicitação poderá ser editada quando estiver com a situação "Em elaboração" ou "Ajuste".

Como faço para editar uma solicitação enviada?

Quando a solicitação estiver com a situação "Aguardando análise da gestão", é necessário abrir chamado através do e-mail atendimento@rnp.br informando o código da solicitação para pedir a alteração.

Não consigo realizar o pedido, o que eu faço?

Caso não tenha êxito no pedido, envie um e-mail para atendimento@rnp.br, contendo em anexo o print da tela em que há dúvidas ou indicando possíveis falhas do sistema.

Dúvidas:

Envie um e-mail para: atendimento@rnp.br ou envie uma mensagem no Whatsapp através do número 0800 722 0216

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