Solicitando o Benefício
Orientações completas sobre a solicitação de benefício.
Last updated
Was this helpful?
Orientações completas sobre a solicitação de benefício.
Last updated
Was this helpful?
Acessando o portal
Para acesso ao sistema utilize o navegador de internet de sua preferência, recomendamos o uso do Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge.
Acesse o portal através do endereço: https://internetbrasil.mcom.gov.br
Na tela inicial do programa Internet Brasil, clique em "Entrar", no canto superior direito.
Na tela de login, clique em "Entrar com o Gov.br"
Você será redirecionado ao login do gov.br, insira seu CPF e cliquem em "Continuar".
Insira a sua senha de acesso e clique em "Entrar".
Pronto! Agora você poderá acessar o portal e iniciar a solicitação do benefício.
Caso não se recorde da senha, clique em "Esqueci minha senha" e siga as orientações da página.
Após realizar o acesso, clique no “Menu” presente no canto superior esquerdo e em seguida selecione "Solicitação de benefício".
Tela de solicitação
Na tela de solicitação você encontra informações importantes sobre o seu pedido.
1. É o período em que a escola poderá realizar a solicitação de benefício, esse prazo deve ser respeitado, pois o benefício só poderá ser solicitado durante o período indicado.
2. Quantidade total de benefícios indicados pela Secretaria de Educação para a escola.
3. São os benefícios disponíveis no momento, nesse número são subtraídos a quantidade que já foi solicitada ou benefícios que estão em análise.
4. Aqui estão os dados da instituição, é de extrema importância que os dados estejam corretos. Caso haja alguma divergência, envie um e-mail para atendimento@rnp.br contendo o endereço correto e demais informações da escola.
Após verificar todos os campos, clique em “Nova Solicitação” para prosseguir.
O primeiro passo é confirmar o endereço da escola, valide as informações apresentadas, se estiver tudo certo marque o campo de declaração e confirme, se houver alguma divergência, clique no link do "Fale Conosco" para nos enviar uma mensagem ou envie diretamente para o e-mail atendimento@rnp.br.
Agora, é necessário validar os critérios do Programa Internet Brasil. Se o estudante atender aos requisitos, insira o NIS do estudante para cadastrá-lo ou, caso seja necessário, insira o NIS do responsável para localizar o NIS do estudante.
Optando por incluir o NIS do estudante, será necessário inserir esse número no campo designado.
Caso deseje incluir o NIS do responsável, clicando na aba “Responsável”, você poderá incluir o NIS e selecionar o nome do dependente para o qual deseja redirecionar o chip. O NIS do estudante será preenchido automaticamente após isso.
Após inserir o NIS do estudante, alguns campos serão preenchidos automaticamente e outros você deverá preencher, atentando-se aos campos obrigatórios.
Caso os dados do responsável familiar no CadÚnico estiver diferente do responsável pela matrícula na escola, o gestor poderá informar os dados. É de responsabilidade do gestor escolar confirmar a veracidade das informações preenchidas no cadastro do estudante.
No campo seguinte o sistema também traz alguns campos preenchidos.
No campo “Operadora indicada”, o sistema indicará a operadora com cobertura para a localidade do estudante, caso ela não tenha um bom sinal na região do estudante ou exista outro problema, basta preencher o campo “Operadora alternativa” e “Justificativa”.
Neste momento, o gestor deverá indicar a operadora funcional para atender o beneficiário e, no campo "Justificativa" deverá apresentar o motivo da decisão. O campo "Observação" pode ser utilizado com informações pertinentes a alteração.
Com os dados preenchidos selecione a opção “Salvar” para incluir o estudante na solicitação.
Note que o último cadastro realizado já está salvo na lista de estudantes adicionados. Caso queira finalizar depois, basta clicar em "Salvar e Continuar depois" as informações inseridas continuarão armazenadas, caso queira continuar os cadastros, basta selecionar "Novo estudante".
Confira os próximos passos de acordo com as opções da figura acima:
1. Descrição e dados do estudante cadastrado.
2. Botão para apagar ou editar os dados cadastrais.
3. Você poderá inserir novos estudantes posteriormente, ao clicar nesse botão, você vai voltar para a tela anterior.
4. Através dessa opção você adicionar outro estudante na solicitação.
5. Aqui você poderá enviar/concluir a solicitação, ao clicar nele não será possível editar ou reabrir esse pedido.
Após o envio da solicitação, se houve necessidade de alterações você precisará solicitar através do e-mail para: atendimento@rnp.br.
Para retomar o cadastro, acesse "Solicitações de Benefício", na parte inferior, dentro da área “Solicitações” será possível verificar todas as solicitações. Caso queira editar alguma solicitação que está em andamento, basta clicar nos três pontinhos no menu "Ações".
A solicitação poderá ser editada quando estiver com a situação "Em elaboração" ou "Ajuste".
Quando a solicitação estiver com a situação "Aguardando análise da gestão", é necessário abrir chamado através do e-mail atendimento@rnp.br informando o código da solicitação. A equipe responsável devolverá a solicitação para que você pode realizar os devidos ajustes.
Fique atento às situações/status da sua solicitação! Você poderá acompanhar todo o processo logístico dos chips, de forma prática diretamente na plataforma.
Envie um e-mail para: atendimento@rnp.br ou envie uma mensagem no WhatsApp através do número 0800 722 0216