Manual do Operador

Descrição

Este manual foi gerado para apoiar a todos os operadores que estiverem utilizando, ou que pretendem utilizar a plataforma de emissão de certificados digitais da ICPEdu.
As funcionalidades associadas a operação, requerem que o usuário possua conta na CAFe para autenticação federada, que a instituição a qual o usuário é filiado esteja cadastrada na ICPEdu e a conta do usuário tenha recebido permissão de operação.

Gerir certificados

No menu “Certificados” é exibida a listagem de todos os certificados emitidos até o momento pelos usuários da instituição a qual você é vinculado.
Na listagem de certificados, são exibidas as informações de e-mail do emissor, as datas de emissão e expiração e o estado do certificado (ativo, revogado ou expirado), conforme ilustrado na Figura abaixo.
Além disso, nessa tela (lateral esquerda) existe as opções de filtrar pelo status do certificado e revogar o certificado (caso ativo).

Configurações

Mapeador de atributos

Ao clicar no link “Mapeador de Atributos” na tela de “Configurações”, você será redirecionado para a tela de mapeamento dos atributos provindos da sua instituição e que vão pertencer ao certificado emitido pelos usuários.
Na coluna da esquerda encontram-se tanto os atributos obrigatórios, marcados com asterisco (*), quanto os atributos opcionais utilizados no certificado. Por sua vez, na coluna da direita encontram-se os atributos fornecidos pela sua instituição, com os respectivos valores para sua conta de usuário.

Verificador de atributos

Ao clicar no link “Verificador de Atributos” na tela de “Configurações”, você será redirecionado para a tela de verificação dos atributos. Na coluna da esquerda são exibidos os valores dos atributos a serem utilizados na emissão do certificado com os respectivos valores extraídos das informações fornecidas pela sua instituição.
Caso algum valor esteja incorreto ou esteja em branco, é possível verificar na coluna da direita quais foram os valores fornecidos pela sua instituição através da CAFe e então realizar as devidas correções.

Código de segurança

Para as operações de alteração de dados, por questão de segurança, o sistema solicita um código para confirmação da operação desejada. Esse código pode ser alterado ou recuperado (no caso de esquecimento) a qualquer momento.

Alteração do código de segurança

Para alteração do código de segurança atual, basta clicar no ícone do canto superior direito, na opção “Alterar Código de Segurança” e seguir com as instruções de alteração.
Opções de alteração ou recuperação do código de segurança
Caso não lembre o código de segurança atual, deve-se utilizar a opção “Recuperar Código de Segurança”.

Recuperação do código de segurança

Ao clicar na opção “Recuperar Código de Segurança” (Figura anterior), o sistema envia para o seu endereço de e-mail cadastrado um código de segurança temporário, um link para a tela de “Redefinir Código de Segurança” e as instruções de como proceder com a recuperação.
Last modified 1yr ago