Gerir certificados
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No menu “Certificados” é exibida a listagem de todos os certificados emitidos até o momento pelos usuários da instituição a qual você é vinculado.
Na listagem de certificados, são exibidas as informações de e-mail do emissor, as datas de emissão, expiração e o estado do certificado (ativo, revogado ou expirado), conforme ilustrado na figura 6.
Além disso, nessa tela também é possível navegar e filtrar os resultados e, por fim, comandar instruções como revogação, download e visualização de histórico de certificados de um determinado usuário.
Tomando a figura 6 como ponto de partida, para filtrar os resultados por um termo de busca (nesse caso, por nome ou e-mail), basta digitar no campo logo acima da tabela o termo desejado e clicar no botão com o ícone de lupa para iniciar a pesquisa. O resultado retornado corresponderá à busca com o termo digitado.
É possível utilizar o filtro da caixa de seleção ao lado do campo de busca por termos, onde existem os estados possíveis de um certificado (ativo, expirado e revogado). Tomando a figura 6 como exemplo, basta clicar na caixa de seleção (cujo rótulo é “Filtrar por situação”, conforme figura abaixo) e escolher um dos estados para ativar o filtro. Se um filtro por situação estiver aplicado e o usuário escolher a mesma opção novamente (o filtro ativo), o filtro será limpo e a pesquisa retornará ao modo padrão.
Para revogar o certificado de um usuário, primeiramente, este certificado deve estar ativo, ou a ação não poderá ser realizada. Se estiver, basta ir até à coluna “Ações” da tabela e navegar até a linha que corresponda ao usuário cujo certificado deverá ser revogado. Depois, basta clicar no terceiro ícone da esquerda para a direita e, na janela pop-up que surgir conforme figura 8, selecionar o motivo da revogação, inserir o código de segurança e confirmar a operação clicando no botão “Revogar”.
Para baixar o certificado de um usuário, basta ir até à coluna “Ações” da tabela (ver figura 6) e navegar até a linha do usuário desejado. Depois, basta clicar no ícone do meio para baixar o certificado.
O histórico rápido é a visualização dos últimos 5 (cinco) eventos de certificado relacionados a um usuário específico, isto é, verificar as ações de emissão, expiração e revogação relacionadas ao certificado de um usuário.
Para obter o histórico rápido de um usuário, basta ir até à coluna “Ações” da tabela (ver figura 6) e navegar até a linha do usuário desejado. Depois, basta clicar no ícone em forma de olho e, em seguida, na janela pop-up que surgir, consultar na tabela os eventos associados ao certificado do usuário, como mostra a figura 9.
A figura 9 da seção anterior mostra a janela pop-up para consultar o histórico rápido dos certificados de um usuário. Para consultar o histórico completo, basta clicar no botão “Ver todos” no canto inferior direito. O usuário será redirecionado para uma página dedicada à consulta de histórico de certificados.
A figura 10 mostra a página de consulta completa do histórico de um certificado, havendo um campo de busca por termo (neste caso, por usuário autor do evento) e outros dois para um intervalo de datas específicas. O usuário, poderá realizar uma busca por termo e data.
Em caso de dúvidas, favor procurar o atendimento da RNP através do e-mail atendimento@rnp.br.