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Certificado Corporativo

Procurando informações sobre a reemissão dos Certificados Corporativos? Clique aqui.
Para informações gerais sobre o caso clique aqui.
Esta modalidade permite às instituições clientes emitirem gratuitamente certificados digitais qualificados pela GlobalSign, uma das maiores autoridades certificadoras do mundo. Isso fortalece a confiança dos usuários, que têm a garantia de estar fazendo negócios com uma instituição idônea. Esses certificados iniciam:
  • O cadeado de segurança dos browsers;
  • A conexão segura "https";
  • A exibição da identidade corporativa.
  • O principal motivador do Certificado Corporativo é a crescente necessidade de certificados digitais automaticamente reconhecidos pelos browsers e aplicações.

Como funciona

Cada instituição nomeia um responsável que fará a gestão dos certificados emitidos. Essa nomeação é feita pelo reitor ou representante legal da instituição, por meio da carta de adesão ao serviço. O documento de adesão permite:
  • Solicitar a substituição ou adição de novos responsáveis pela abertura de chamado;
  • Enviar novos documentos de nomeação e revogação;
  • Acessar o portal de gerenciamento de certificados GlobalSign pela URL: corporativo.icpedu.rnp.br
  • Gerenciar os certificados para os domínios vinculados a sua instituição.

Outros benefícios

  • Compatibilidade universal com browsers, aparelhos celulares e dispositivos móveis em geral;
  • Certificados emitidos com validade de um, dois ou três anos;
  • Um único certificado protege a versão www e a versão não-www do domínio;
  • Realiza a proteção de páginas individuais ou de múltiplas páginas com o Wildcard ou Subject Alternative Names (SANs);
  • Segurança SSL de 2048 bits: todos os dados enviados pela internet se beneficiam dos mais altos níveis de proteção disponível (Raiz de 2048 bits).

Processo de adesão

O processo de adesão ao certificado corporativo é simples e deve ser iniciado junto ao Service Desk da RNP.
Em resumo:
  • A instituição informa o interesse ao serviço enviando um e-mail para o [email protected].
  • O Service Desk avalia a viabilidade da adesão, neste ponto temos dois cenários
    • Para instituições credenciadas: Seguimos para o próximo passo da adesão.
    • Para instituições que ainda não são credenciadas: A gerência de relacionamento com o cliente será envolvida para realização do processo de credenciamento junto à RNP.
  • A instituição preenche os formulários de adesão e informa os analistas responsáveis pelo sistema.
  • A instituição é cadastrada no portal do serviço, neste ponto precisamos aguardar a aprovação da GlobalSign (fornecedor).
  • Caso esteja tudo certo, a adesão é finalizada e a instituição está apta para emitir os certificados, em caso de problemas, o Service Desk entra em contato com o cliente para correção e seguimento no processo.