Assinando o documento

Procedimento de assinatura de documentos utilizando o CDD


Acesso à plataforma

Para realizar a assinatura de documentos, deverá realizar os seguintes passos:

Acessar o sistema pelo link: https://cdd.icpedu.rnp.br/

Após acessar a página, selecione a aba "Assinar documentos" no topo da página conforme figura abaixo:

Figura 1 - Assinando documentos
Figura 1 - Assinando documentos
  • Também é possível selecionar o botão "Assinar documentos" no centro da página conforme destacado abaixo:

Figura 2 - Opção alternativa de assinatura

Feita a autenticação via CAFe, será necessário validar os dados na plataforma

Figura 3 - Tela de confirmação de dados

Caso os dados estejam corretos, marque o caixa “Meus dados estão corretos e desejo continuar”,

Figura 4 - Checkbox de confirmação de dados

Buscando documentos para assinatura

Para assinar um documento de sua preferência, deverá:

Clicar no botão "Procurar" e selecionar o documento que deseja assinar.

Figura 5 - Procurar

Para assinar multiplos arquivos, poderá clicar em "Procurar" novamente e selecionar o novo documento que deseja.

Somente são aceitos documentos em PDF.

Após validar que o arquivo selecionado é o correto basta clicar no botão “Assinar selecionados”.

Figura 6 - Assinar selecionados

Verificando assinaturas

Após o carregamento, você será encaminhado para a tela abaixo.

Figura 7 - Tela após assinatura

Esta tela é dividida em 3 partes: Documentos Assinados, Assinaturas, a Prévia do documento assinado e as opções de compartilhamento e nova assinatura.

Em documentos assinados é possível:

Figura 8 - Documentos Assinados
  • Selecionar os documentos para o download;

  • Baixar os documentos;

  • Selecionar os documentos para visualização na página.

Em Assinaturas, é possível verificar os dados de quem assinou o documento:

Figura 9 - Assinantes

Ao clicar em "Mais informações" serão exibidos outros dados da assinatura como data e hora da assinatura e informações do certificado, emissor do certificado e informações do sistema de verificação.

Na Prévia do documento permite visualizar e validar o documento que foi encaminhado a ferramenta.

Por fim, é possível também baixar e compartilhar o(s) arquivo(s) encaminhados para assinatura, para possuir o arquivo ou para que outras pessoas possam assinar o documento.

Figura 10 - Baixando e compartilhando documentos

Ao compartilhar, a tela abaixo será apresentada:

Figura 11 - Opções de compartilhamento

O compartilhamento permite que o arquivo seja acessado por QR code, via WhatsApp ou que encaminhe o link para quem for necessário.

O link é disponibilizado por até 15 dias, não sendo possível acessar o arquivo.

Last updated

Was this helpful?