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  • Buscando documentos para assinatura
  • Verificando assinaturas

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  1. Certificado de Documentos
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Assinando o documento

Procedimento de assinatura de documentos utilizando o CDD

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Last updated 5 months ago

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Acesso à plataforma

Para realizar a assinatura de documentos, deverá realizar os seguintes passos:

Acessar o sistema pelo link: https://cdd.icpedu.rnp.br/

Após acessar a página, selecione a aba "Assinar documentos" no topo da página conforme figura abaixo:

  • Também é possível selecionar o botão "Assinar documentos" no centro da página conforme destacado abaixo:

Para assinatura dos documentos é necessária que realize a autenticação via CAFe.

Feita a autenticação via CAFe, será necessário validar os dados na plataforma

Em caso de dados incorretos, deverá realizar o contato com a equipe técnica de sua instituição.

Caso os dados estejam corretos, marque o caixa “Meus dados estão corretos e desejo continuar”,


Buscando documentos para assinatura

Para assinar um documento de sua preferência, deverá:

Clicar no botão "Procurar" e selecionar o documento que deseja assinar.

Para assinar multiplos arquivos, poderá clicar em "Procurar" novamente e selecionar o novo documento que deseja.

Somente são aceitos documentos em PDF.

Após validar que o arquivo selecionado é o correto basta clicar no botão “Assinar selecionados”.


Verificando assinaturas

Após o carregamento, você será encaminhado para a tela abaixo.

Esta tela é dividida em 3 partes: Documentos Assinados, Assinaturas, a Prévia do documento assinado e as opções de compartilhamento e nova assinatura.

Em documentos assinados é possível:

  • Selecionar os documentos para o download;

  • Baixar os documentos;

  • Selecionar os documentos para visualização na página.

Em Assinaturas, é possível verificar os dados de quem assinou o documento:

Ao clicar em "Mais informações" serão exibidos outros dados da assinatura como data e hora da assinatura e informações do certificado, emissor do certificado e informações do sistema de verificação.

Na Prévia do documento permite visualizar e validar o documento que foi encaminhado a ferramenta.

Por fim, é possível também baixar e compartilhar o(s) arquivo(s) encaminhados para assinatura, para possuir o arquivo ou para que outras pessoas possam assinar o documento.

Ao compartilhar, a tela abaixo será apresentada:

O compartilhamento permite que o arquivo seja acessado por QR code, via WhatsApp ou que encaminhe o link para quem for necessário.

O link é disponibilizado por até 15 dias, não sendo possível acessar o arquivo.

Lembrando que: Para que outras pessoas possam assinar o documento na plataforma, é necessário autenticar via CAFe.

Figura 1 - Assinando documentos
Figura 2 - Opção alternativa de assinatura
Figura 3 - Tela de confirmação de dados
Figura 4 - Checkbox de confirmação de dados
Figura 5 - Procurar
Figura 6 - Assinar selecionados
Figura 7 - Tela após assinatura
Figura 8 - Documentos Assinados
Figura 9 - Assinantes
Figura 10 - Baixando e compartilhando documentos
Figura 11 - Opções de compartilhamento
Figura 1 - Assinando documentos