Emissão de Certificado
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Para acessar a área do usuário comum no ICPEdu - e considerando que o usuário já possui o acesso via CAFe -, basta acessar o portal pessoal.icpedu.rnp.br, ir até à página inicial (opção de menu “Início”) e clicar no botão “Emitir Certificado Pessoal”. Dessa maneira, ele será redirecionado para o sistema de autenticação federada para poder preencher suas credenciais.
Ao realizar a autenticação, o usuário será redirecionado de volta para o portal, e verá, logo abaixo do menu principal, o menu de opções do usuário comum, composto por dois itens: “Meu Certificado” e “Minha Instituição”.
Para emitir o certificado pessoal, vá até à opção “Meu Certificado”. Você verá a seguinte tela ilustrada pela figura 3. Clique no botão “Emitir Certificado Pessoal”.
Para emitir o certificado pessoal, são necessários três passos:
1. Confirmar os dados de usuário;
2. Definir a senha do certificado;
3. Salvar o certificado.
É possível, ainda, cancelar a emissão a qualquer momento entre o primeiro e segundo passos, clicando no botão “Cancelar”.
Logo após clicar no botão “Emitir Certificado Pessoal”, o usuário será redirecionado ao primeiro passo, onde deverá conferir os dados enviados ao sistema pela sua instituição e prosseguir, caso esteja tudo certo, clicando no botão “Confirmar dados”.
Caso algum dado estiver incorreto, o usuário NÃO deve prosseguir com o próximo passo, devendo, assim que possível, entrar em contato com sua instituição para informar a situação e solicitar a correção dos dados.
Neste passo, o usuário deverá definir uma senha para utilizar seu certificado digital. Os campos “Senha” e “Confirmar senha” serão necessários para isso. A senha deve ter, no mínimo, 8 caracteres, e possuir, pelo menos, um número, um caractere especial, um caractere maiúsculo e um minúsculo.
Além disso, um lembrete deve ser informado, isto é, um termo ou palavra que faça o usuário se lembrar de sua senha (utilize o campo “Lembrete da senha”). O lembrete NÃO deve conter a senha do certificado, e o usuário deve confirmar que está ciente da não recuperação de sua senha marcando a caixa ao lado do campo do lembrete “Estou ciente que minha senha não pode ser recuperada”.
O usuário poderá prosseguir e finalizar a emissão clicando em “Emitir novo certificado” e confirmando a emissão ou, caso desejar retornar ao passo anterior, clicando em “Voltar”. Esta última ação fará com que o preenchimento seja perdido.
Essa senha não pode ser recuperada.
Se o certificado for emitido com sucesso, você verá a tela conforme mostra a figura 6 a seguir. Marque a caixa “Declaro que guardarei o arquivo do certificado em local seguro” e faça o download do seu certificado no botão “Salvar certificado”. Você pode retornar ao menu “Meu Certificado” clicando no botão “Finalizar”.
O usuário desta tela NÃO deve sair sem salvar o certificado, pois a ICPEdu não armazena o arquivo internamente. O botão “Finalizar” informará, ao ser clicado, sobre, o não salvamento do certificado, caso isso ocorra. Entretanto, atualizar a página ou clicar sobre outro item de menu fará com que não haja mais possibilidade de salvamento, devendo o usuário emitir um novo certificado. Caso o usuário receba um erro durante a emissão do certificado, o mesmo deve informar à instituição acerca do problema.
Guarde o seu arquivo em um local seguro, faça backup.
Pronto! O seu certificado já foi emitido e está pronto para uso.