Conector Local
Last updated
Was this helpful?
Last updated
Was this helpful?
O Conector Local é responsÔvel por executar o processamento dos documentos relacionados a emissão do diploma digital (Figura 01).
Ele tem acesso aos dados necessÔrios para o processamento dos documentos por meio da base de dados de integração.
O Sistema de Gestão da instituição cliente fornece os dados necessÔrios para geração do Diploma Digital.
O Conector é composto por um gateway na camada de persistência responsÔvel pela comunicação com a base de integração da instituição cliente, um conjunto de daemons para processamento dos documentos e um API para comunicação.
O Conector possui três daemons de operação que são executados periodicamente e realizam as seguintes operações:
Gerador de Documentos - ResponsÔvel pela geração dos documentos digitais baseado nos metadados adicionados na base de integração;
Coletor de Assinatura - ResponsĆ”vel pelo processo de gestĆ£o de assinaturas digitais nos documentos digitais tratados. O Coletor de Assinatura Ć© composto por serviƧo de gestĆ£o de assinaturas e demais softwares especĆficos necessĆ”rios a geração de assinaturas digitais;
Agente de Registro - ResponsÔvel pelo registro dos documentos assinados no Serviço de Registro, Autenticação e Preservação de Diplomas Digitais.
Todo o processo de tratamento do documentos é controlado internamente pelo Conector Local por meio de uma mÔquina de estados que indica a transição entre as operações e pontos de falha do processo.
Por meio da mÔquina de estados, o Sistema da instituição cliente pode acompanhar o processamento do documento.
AlĆ©m disso, Ć© possĆvel controlar o tratamento do documento em suas diversas etapas a fim de contornar possĆveis erros e realizar o reprocessamento quando for necessĆ”rio, a partir de estados especĆficos.
O Conector Local é uma solução on premise que é instalada na infraestrutura da instituição cliente.
O tratamento dos documentos (acesso a base de integração, geração dos documentos e coleta de assinaturas) é feito localmente.
Os serviços de geração/inserção de carimbo de tempo, empacotamento de assinatura, registro e preservação de documentos é feito via serviço oferecido pela RNP (Figura 02).
O Workflow de processamento do diploma digital no contexto do Conector Local é realizado por meio dos três daemons que compõe a solução.
A instituição cliente, por meio da API de Comunicação, pode acompanhar o fluxo de processamento das documentos a partir da mÔquina de estados do Conector Local e integrar esse fluxo aos processos de gestão dos seus respectivos Sistemas Institucionais.
Na figura 03 todo o processo de tratamento do documento Ć© ilustrado.
Para dar inĆcio ao processamento de um documento, o Sistema da instituição cliente deverĆ” inserir via API nova entrada do documento que deseja tratar informando os respectivos metadados obrigatórios.
Cada documento possui um conjunto de metadados que deverĆ” ser preenchido e indicado.
Uma vez inserido os dados, os daemons que compõe o Conector Local realizarão o tratamento, executando as ações de geração, gestão de assinaturas digitais, registro e preservação do documento.
O Agente de Registro pode realizar o processamento de um documento por vez ou de um grupo de documentos.
Quando trabalhando sobre grupo de documentos, o Agente de Registro aguarda para que todos os documentos daquela determinado grupo estejam com o processo de assinatura finalizado para então realizar o registro e preservação em lote da tupla de documentos.
Essa função permite o tratamento em um mesmo lote de documentos que estão relacionados.
O processo de geração do diploma digital envolve o tratamento de trĆŖs documentos especĆficos, a saber: XML de Documentação AcadĆŖmica , XML do Diploma Digital e Representação Visual do Diploma.
Os três documentos em questão possuem uma relação de dependência no processo de geração.
O XML da Documentação Acadêmica é o documento base que deve ser inicialmente gerado.
O XML do Diploma Digital Ć© gerado em seguida, e por fim, a representação visual pode ser construĆda.
A Figura 04 ilustra a relação entre os documentos e os dados exigidos para seus respectivos processamentos
O Conector Local trata cada um dos documentos de forma separada, cabendo ao ERP da instituição indicar a geração do próximo documento após a finalização do processo de assinatura do documento anterior.
Para o processamento de cada documento, um conjunto de metadados devem ser passados.
Cada documento possui seu conjunto especĆfico de metadados.
O ERP da instituição indica tais metadados (no formato JSON) e o código do tipo de documento que serÔ processado para o Conector Local por meio da API de Comunicação. Desta forma, o documento indicado é gerado e passa para etapa de coleta de assinatura.
No processo de coleta de assinatura, os atores que possuem alçada para realizar a assinatura do documento, o fazem na quantidade, ordem e formato estabelecido na legislação e nota técnica. O processo de geração e empacotamento de assinatura segue a normatização ICP-Brasil.
Por se tratarem de documentos no formato XML, o Diploma Digital, a Documentação AcadĆŖmica e O Histórico Escolar, possuem suas assinaturas processadas no formato Xades, alĆ©m de utilizarem polĆticas de assinatura que permitam sua guarda de longo prazo. A Representação Visual dispensa coleta de assinaturas.
Caso os documentos estejam sendo processados em grupo, existe uma relação de dependência de tal forma que o Agente de Registro do Conector Local, somente realiza o processo de registro e preservação no serviço RAP após a finalização do tratamento (geração, coleta e empacotamento de assinatura) dos documentos associados ao grupo.
Uma vez finalizado o tratamento, o Agente de Registro realiza o registro e preservação em lote da tupla de documentos.
Nessa etapa, o conjunto de documentos é enviado para registro na Blockchain e posterior guarda no ambiente de preservação digital do serviço.