Publicação de novo vídeo (utilizando OAuth)

Para o uso desse endpoint é necessário que suas credenciais de acesso tenham permissão para o uso do OAuth 2.0 para autorização.

POST https://eduplay.rnp.br/services/video/save/{identifierOrigin}/{videoFileName}

Path Parameters

Name
Type
Description

identifierOrigin*

String

identificador único do vídeo no sistema de origem

videoFileName*

String

nome do arquivo do vídeo com extensão. Deve ser igual ao utilizado no endpoint para obtenção de URL para upload de arquivo de vídeo

Request Body

Name
Type
Description

video*

videoMetadata

parâmetro do tipo multipart com as informações do vídeo a ser salvo, conforme formato do tipo videoMetadata, definido na descrição dos serviços em api-docs.

file*

binary

parâmetro do tipo multipart: arquivo com a imagem do vídeo (screenshot). Deve conter no cabeçalho o Content-Disposition com o respectivo filename.

subtitle

binary

parâmetro do tipo multipart com o arquivo com a legenda do vídeo. Deve conter no cabeçalho o Content-Disposition com o respectivo filename.

<returnMessage>
	<operationCode>CODIGO_DA_OPERACAO_DE_SUCESSO_OU_ERRO</operationCode>
	<message>MENSAGEM_EXPLICATIVA</message>
	<result>ID_DO_VIDEO_CRIADO</result> <!-- em caso de sucesso -->
</returnMessage>

Considerações sobre os metadados para o novo vídeo:

  • Apenas as informações de title e keywords são obrigatórias.

  • É possível definir controle de acesso por geolocalização (geoblocking) por meio do atributo geolocationControl com os valores possíveis: NONE e BRAZIL, para definir acesso sem geoblocking ou apenas em território brasileiro, respectivamente.

  • É possível definir as seguintes opções de visibilidade:

    • PUBLIC - acesso público tanto pelo eduplay como por embed

    • PUBLIC_REFERENCED - acesso apenas por embed. O vídeo não será listado nas páginas e nem retornado na busca no eduplay

    • PRIVATE - acesso apenas a usuários autenticados no eduplay. É possível também permitir o acesso aos usuários não-autenticados por meio da definição de uma senha específica para esse fim no atributo password.

    • PRIVATE_RESTRICT_BY_PASSWORD - acesso restrito por senha específica para o conteúdo. Ao definir esse tipo de acesso, é obrigatório o envio da senha no atributo password.

    • PRIVATE_RESTRICT_BY_CHANNEL - acesso restrito apenas aos membros dos canais associados ao conteúdo.

    • PRIVATE_RESTRICT_BY_PLAYLIST - acesso restrito apenas aos membros das playlists associadas ao conteúdo.

  • É possível definir uma data para desativação automática do conteúdo no eduplay por meio do atributo deactivationDate. O formato esperado para a data é dd/MM/yyyy. IMPORTANTE: O conteúdo desativado não é removido da plataforma. Dessa maneira, é possível disponibilizá-lo novamente, caso necessário, bastando para isso editar o vídeo alterando sua data de desativação ou apagando a mesma para disponibilização por tempo indeterminado.

  • É possível solicitar a geração de uma versão acessível do vídeo em Libras por meio do atributo generateLibras com os valores possíveis: true e false.

  • É possível solicitar a geração automatizada de legenda generateSubtitle com os valores possíveis: true e false.

  • IMPORTANTE: Para ter acesso a geração de vídeo em Libras e a legenda automática é necessário solicitar ao administrador permissão especial.

  • É possível definir uma lista de canais aos quais o vídeo deve ser associado, por meio do elemento channels. Os canais devem já existir no eduplay e o usuário em nome do qual está sendo publicado o conteúdo deve ser dono ou membro com permissão para publicação no mesmo. Para saber em quais canais o usuário pode publicar utilizar o endpoint Canais que um usuário pode publicar. Exemplo de definição do elemento channels em formato XML:

    <channels>
    	<channel><id>123</id></channel>
    	<channel><id>345</id></channel>
    </channels>
  • É possível definir uma lista de playlists às quais o vídeo deve ser associado, por meio do elemento playlists. As playlists devem já existir no eduplay e o usuário em nome do qual está sendo publicado o conteúdo deve ser dono ou membro com permissão para publicação na mesma. Para saber em quais playlists o usuário pode publicar utilizar o endpoint Playlists que um usuário pode publicar. Exemplo de definição do elemento playlists em formato XML:

    <playlists>
    	<playlist><id>123</id></playlist>
    	<playlist><id>345</id></playlist>
    </playlists>

Last updated

Was this helpful?