Links

Perguntas Frequentes

Abaixo você encontra algumas perguntas frequentes sobre o serviço de Conferência Web, mas caso ainda tenha algum problema ou dúvida, fale com o nosso Service Desk.
Telefone/WhatsApp: 0800 722 0216 E-mail: [email protected]

:: Sessões

Um usuário cadastrado possui praticamente as mesmas permissões de um usuário normal, sendo que existem 3 limitações para ele:
  • As salas iniciadas para ele podem ter no máximo de 5 conexões simultâneas;
  • Ele não pode criar comunidade;
  • Ele não pode realizar gravação.
Essas limitações são para os usuários que não possuírem instituições vinculadas, pois, ao vincular uma instituição à um cliente, todas as permissões da instituição ficarão automaticamente vinculadas ao usuário.
Clicar em "Opções", no canto superior direito da tela, logo em seguida em "Abrir configurações"
Na tela de configurações clique no botão e desabilitar a opção "Alertas de pop-up para bate-papo". Depois, no botão "salvar".
Neste caso será necessário realizar a unificação de contas ou exclusão do perfil social, entre em contato com o Service Desk da RNP para o ajuste.
SIP, sim. H.323, não.
O moderador/apresentador da sala deve entrar antes do horário de início da reunião para preparar o ambiente. Com a sala aberta clicar no botão "Gerenciar usuários" e escolha a opção "Restringir participantes".
Em seguida, bloqueie as opções "Compartilhar webcam" e "Compartilhar microfone".
Para casos em que o número de participantes previsto ultrapasse a capacidade máxima da sala o recomendado é que esse webinar utilize os serviços de streaming como o eduplay ou de outro streaming. Mesmo assim em caso de dúvidas entre em contato com o [email protected] ou pelo 0800 722 0216.
120 pessoas sendo 1 usuário como apresentador, câmera aberta, compartilhamento de tela e apresentação e todos demais participantes como ouvintes.
60 pessoas sendo que todos os participantes estão utilizando todos os recursos (Áudio, Câmera, Compartilhamento de conteúdo).
Caso queira realizar uma reunião para mais pessoas, consulte as orientações de Streaming no manual do usuário.
Por padrão, somente administradores institucionais podem criar comunidades (até que ele solicite essa alteração).Caso tenha permissão, basta acessar a guia "Comunidades" e depois clicar em "Criar comunidade"​
O serviço permite que um mesmo usuário compartilhe uma ou mais câmeras ao mesmo tempo. Para isso, a primeira webcam pode ser compartilhada normalmente, como já era realizado antes.
Depois que a imagem estiver sendo transmitida, você poderá clicar novamente no botão para compartilhamento de câmera. Na tela de "Opções de webcam", basta selecionar outra câmera para que as duas fiquem ativas ao mesmo tempo na sala.
Os administradores institucionais conseguem desabilitar, mas não podem reabilitar os usuários, para ativa-lo novamente será necessário entrar em contato com o Service Desk da RNP.
Para que o organizador da reunião consiga coletar a lista de participantes, o mesmo deverá estar conectado na sala e será coletado a lista de membros conectados naquele momento.Basta clicar na engrenagem contida no campo "usuários" e depois clicar em Salvar nomes dos participantes.
​Caso a reunião esteja sendo realizada numa comunidade, basta selecionar "Histórico" na opção "Webconferência" do Menu da comunidade. Serão listadas as reuniões de acordo com a seleção, todas as reuniões ou apenas as gravadas. Por fim, basta clicar em "Download da lista de participantes".​
Mas caso a reunião esteja sendo realizada numa sala individual, o dono da sala poderá selecionar "Histórico" e fazer o download da lista de participantes da reunião que desejar.​
Para que o organizador da reunião consiga coletar a lista de participantes, o mesmo deverá estar conectado na sala e será coletado a lista de membros conectados naquele momento.

:: Gravações

Todos os itens estão descritos na página de Termos de Uso.
Atualmente (2022) o espaço por instituição está em 100 GBytes (aprox. 800h de gravação). Esse espaço pode ser aumentado de acordo com a demanda. Caso a demanda seja muito alta a instituição pode optar por dividir custos com a RNP no quesito armazenamento.
  • Nas salas virtuais/comunidades: O 'dono' da sala/comunidade.
  • Nas instituições: Gestor de TI ou quem ele indicar.
A partir de 2022 foi implementado uma configuração no serviço, que através dos os atributos brEduAffiliationType e eduPersonAffiliation preenchidos com os valores "employee" ou "staff" enviados pela CAFe, recebem permissão automática de gravação.
A gravação fica armazenada no servidor por 30 dias, após isso ela é excluída automaticamente conforme descrito no Termo de Uso.
Desde janeiro de 2022 com a nova infraestrutura de gravação, tanto a disponibilização de visualização quanto para download variam de acordo com o tempo da sessão. Exemplo uma sessão de 2h, em 2h os dois formatos estarão prontos para serem utilizados.

:: Erros

Caso você receba o erro "Houve um erro tentando acessar suas informações através da federação. Por favor contate um administrador para resolver o problema e informe os dados abaixo."
Semelhante ao a imagem abaixo:
Erro de login
Isso indica que o seu acesso federado não está liberando os atributos corretos e requeridos pelo serviço, será necessário contactar o administrador da CAFe de sua instituição, em caso de dúvidas, procure o Service Desk da RNP.
Existe um limite de salas simultâneas que pode ser abertas por cada instituição (por padrão 40), quando esse limite é atingido, o serviço apresenta o erro reportado.
Em contrapartida, informamos que a RNP está trabalhando para ampliar esse limite e a capacidade do serviço.
Para que o organizador da reunião consiga coletar a lista de participantes, o mesmo deverá estar conectado na sala e será coletado a lista de membros conectados naquele momento.
Basta clicar na engrenagem contida no campo "usuários" e depois clicar em Salvar nomes dos participantes.
Caso a reunião esteja sendo realizada numa comunidade, basta selecionar "Histórico" na opção "Webconferência" do Menu da comunidade. Serão listadas as reuniões de acordo com a seleção, todas as reuniões ou apenas as gravadas. Por fim, basta clicar em "Download da lista de participantes".
Mas caso a reunião esteja sendo realizada numa sala individual, o dono da sala poderá selecionar "Histórico" e fazer o download da lista de participantes da reunião que desejar.