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Perguntas Frequentes

Abaixo você encontra algumas perguntas frequentes sobre o serviço de Conferência Web, mas caso ainda tenha algum problema ou dúvida, fale com o nosso Service Desk.
Telefone/WhatsApp: 0800 722 0216 E-mail: [email protected]

:: Sessões

Quais as limitações de um usuário cadastrado via redes sociais?
Um usuário cadastrado possui praticamente as mesmas permissões de um usuário normal, sendo que existem 3 limitações para ele:
  • As salas iniciadas para ele podem ter no máximo de 5 conexões simultâneas;
  • Ele não pode criar comunidade;
  • Ele não pode realizar gravação.
Essas limitações são para os usuários que não possuírem instituições vinculadas, pois, ao vincular uma instituição à um cliente, todas as permissões da instituição ficarão automaticamente vinculadas ao usuário.
Como desabilitar as notificações de chat?
Clicar em "Opções", no canto superior direito da tela, logo em seguida em "Abrir configurações"
Na tela de configurações clique no botão e desabilitar a opção "Alertas de pop-up para bate-papo". Depois, no botão "salvar".
Realizei o login através das redes sociais, mas agora preciso utilizar a CAFe (acesso federado), o que fazer?
Neste caso será necessário realizar a unificação de contas ou exclusão do perfil social, entre em contato com o Service Desk da RNP para o ajuste.
É possível conectar em Videoconferência ou qualquer end point SIP e H.323?
SIP, sim. H.323, não.
Como preparar uma reunião apenas com ouvintes? (Restringir usuários)
O moderador/apresentador da sala deve entrar antes do horário de início da reunião para preparar o ambiente. Com a sala aberta clicar no botão "Gerenciar usuários" e escolha a opção "Restringir participantes".
Em seguida, bloqueie as opções "Compartilhar webcam" e "Compartilhar microfone".
Vou realizar uma webinar/reunião que ultrapasse o número máximo de usuários homologado, qual o procedimento?
Para casos em que o número de participantes previsto ultrapasse a capacidade máxima da sala o recomendado é que esse webinar utilize os serviços de streaming como o eduplay ou de outro streaming. Mesmo assim em caso de dúvidas entre em contato com o [email protected] ou pelo 0800 722 0216.
Quantas pessoas podem acessar uma reunião simultaneamente?
120 pessoas sendo 1 usuário como apresentador, câmera aberta, compartilhamento de tela e apresentação e todos demais participantes como ouvintes.
60 pessoas sendo que todos os participantes estão utilizando todos os recursos (Áudio, Câmera, Compartilhamento de conteúdo).
Caso queira realizar uma reunião para mais pessoas, consulte as orientações de Streaming no manual do usuário.
Como / Posso criar uma comunidade?
Por padrão, somente administradores institucionais podem criar comunidades (até que ele solicite essa alteração).Caso tenha permissão, basta acessar a guia "Comunidades" e depois clicar em "Criar comunidade"​
Como habilitar mais de uma câmera para o mesmo participante?
O serviço permite que um mesmo usuário compartilhe uma ou mais câmeras ao mesmo tempo. Para isso, a primeira webcam pode ser compartilhada normalmente, como já era realizado antes.
Depois que a imagem estiver sendo transmitida, você poderá clicar novamente no botão para compartilhamento de câmera. Na tela de "Opções de webcam", basta selecionar outra câmera para que as duas fiquem ativas ao mesmo tempo na sala.
Como habilitar um usuário que foi desabilitado pelo administrador institucional?
Os administradores institucionais conseguem desabilitar, mas não podem reabilitar os usuários, para ativa-lo novamente será necessário entrar em contato com o Service Desk da RNP.
Como salvar a lista de participantes da conferência?
Para que o organizador da reunião consiga coletar a lista de participantes, o mesmo deverá estar conectado na sala e será coletado a lista de membros conectados naquele momento.Basta clicar na engrenagem contida no campo "usuários" e depois clicar em Salvar nomes dos participantes.
​Caso a reunião esteja sendo realizada numa comunidade, basta selecionar "Histórico" na opção "Webconferência" do Menu da comunidade. Serão listadas as reuniões de acordo com a seleção, todas as reuniões ou apenas as gravadas. Por fim, basta clicar em "Download da lista de participantes".​
Mas caso a reunião esteja sendo realizada numa sala individual, o dono da sala poderá selecionar "Histórico" e fazer o download da lista de participantes da reunião que desejar.​
Para que o organizador da reunião consiga coletar a lista de participantes, o mesmo deverá estar conectado na sala e será coletado a lista de membros conectados naquele momento.

:: Gravações

Qual a política de gravação em vigor?
Todos os itens estão descritos na página de Termos de Uso.
Qual espaço disponível que a instituições possuem para gravação?
Atualmente (2022) o espaço por instituição está em 100 GBytes (aprox. 800h de gravação). Esse espaço pode ser aumentado de acordo com a demanda. Caso a demanda seja muito alta a instituição pode optar por dividir custos com a RNP no quesito armazenamento.
Quem são os responsáveis pelas gravações?
  • Nas salas virtuais/comunidades: O 'dono' da sala/comunidade.
  • Nas instituições: Gestor de TI ou quem ele indicar.
Quem pode gravar conferências?
A partir de 2022 foi implementado uma configuração no serviço, que através dos os atributos brEduAffiliationType e eduPersonAffiliation preenchidos com os valores "employee" ou "staff" enviados pela CAFe, recebem permissão automática de gravação.
Quanto tempo a gravação fica disponível para download?
A gravação fica armazenada no servidor por 30 dias, após isso ela é excluída automaticamente conforme descrito no Termo de Uso.
Em quanto tempo é processada uma gravação
Desde janeiro de 2022 com a nova infraestrutura de gravação, tanto a disponibilização de visualização quanto para download variam de acordo com o tempo da sessão. Exemplo uma sessão de 2h, em 2h os dois formatos estarão prontos para serem utilizados.

:: Erros

Erro tentando acessar a sua federação
Caso você receba o erro "Houve um erro tentando acessar suas informações através da federação. Por favor contate um administrador para resolver o problema e informe os dados abaixo."
Semelhante ao a imagem abaixo:
Erro de login
Isso indica que o seu acesso federado não está liberando os atributos corretos e requeridos pelo serviço, será necessário contactar o administrador da CAFe de sua instituição, em caso de dúvidas, procure o Service Desk da RNP.
Erro ao tentar abrir uma sala "This Application is not allowed to have any more concurrent meetings, messageKey: permissionDenied"
Existe um limite de salas simultâneas que pode ser abertas por cada instituição (por padrão 40), quando esse limite é atingido, o serviço apresenta o erro reportado.
Em contrapartida, informamos que a RNP está trabalhando para ampliar esse limite e a capacidade do serviço.
Como salvar a lista de participantes da conferência?
Para que o organizador da reunião consiga coletar a lista de participantes, o mesmo deverá estar conectado na sala e será coletado a lista de membros conectados naquele momento.
Basta clicar na engrenagem contida no campo "usuários" e depois clicar em Salvar nomes dos participantes.
Caso a reunião esteja sendo realizada numa comunidade, basta selecionar "Histórico" na opção "Webconferência" do Menu da comunidade. Serão listadas as reuniões de acordo com a seleção, todas as reuniões ou apenas as gravadas. Por fim, basta clicar em "Download da lista de participantes".
Mas caso a reunião esteja sendo realizada numa sala individual, o dono da sala poderá selecionar "Histórico" e fazer o download da lista de participantes da reunião que desejar.