Perguntas Frequentes

Abaixo você encontra algumas perguntas frequentes sobre o serviço de Conferência Web, mas caso ainda tenha algum problema ou dúvida, fale com o nosso Service Desk.

Telefone/WhatsApp: 0800 722 0216 E-mail: atendimento@rnp.br

Ipezinho

Quais as limitações de um usuário cadastrado via redes sociais?

Um usuário cadastrado possui praticamente as mesmas permissões de um usuário normal, sendo que existem 3 limitações para ele:

  • As salas iniciadas para ele podem ter no máximo de 5 conexões simultâneas;

  • Ele não pode criar comunidade;

  • Ele não pode realizar gravação.

Essas limitações são para os usuários que não possuírem instituições vinculadas, pois, ao vincular uma instituição à um cliente, todas as permissões da instituição ficarão automaticamente vinculadas ao usuário.

Realizei o login através das redes sociais, mas agora preciso utilizar a CAFe (acesso federado), o que fazer?

Neste caso será necessário realizar a unificação de contas ou exclusão do perfil social, entre em contato com o Service Desk da RNP para o ajuste.

Qual a política de gravação em vigor?

Todos os itens estão descritos na página Politicas do Serviço.

Qual espaço disponível que a instituições possuem para gravação?

Limitação baseada apenas no espaço disponível, de 10 GBytes por instituição.

Vou realizar uma webinar/reunião que ultrapasse o número máximo de usuários homologado, qual o procedimento?

Para casos em que o número de participantes previsto ultrapasse a capacidade máxima da sala o recomendado é que esse webinar utilize os serviços de streaming como o Video@RNP ou de outro streaming.

Como as instituições podem aumentar o espaço para gravação?

A instituição pode participar de forma colaborativa com serviço, disponibilizando infraestrutura, através de máquinas virtuais. Uma dessas máquinas é destinada às gravações. O espaço dela será o novo espaço disponível para a instituição. Esta solicitação de aumento deve ser feita pelo administrador do serviço da instituição.

Quem pode gravar conferências?

Quem define os usuários que terão permissão de gravação é o Administrador de cada instituição. Este procedimento é feito na interface de administração do serviço

Quem são os responsáveis pelas gravações?

Nas salas virtuais/comunidades: O 'dono' da sala/comunidade.

Nas instituições: Gestor de TI ou quem ele indicar.

É possível conectar em Videoconferência ou qualquer end point SIP e H.323?

SIP, sim. H.323, não.

Como desabilitar as notificações de chat?

Clicar em "Opções", no canto superior direito da tela, logo em seguida em "Abrir configurações"

Configurações

Na tela de configurações clique no botão e desabilitar a opção "Alertas de pop-up para bate-papo". Depois, no botão "salvar".

Como preparar uma reunião apenas com ouvintes? (Restringir usuários)

O moderador/apresentador da sala deve entrar antes do horário de início da reunião para preparar o ambiente. Com a sala aberta clicar no botão "Gerenciar usuários" e escolha a opção "Restringir participantes"

Restringindo participantes

Quanto tempo a gravação fica disponível para download?

A gravação fica armazenada no servidor por 90 dias, após isso ela é excluída automaticamente conforme descrito na politica do serviço.

Quanto tempo levar para processar a gravação (disponibilizar para download e apresentação)?

O processamento das gravações leva até 24 horas para ser concluído.

Devido a alta demanda do serviço no cenário atual, o processamento das gravações está levando mais tempo para ser concluído.

Erro tentando acessar a sua federação

Caso você receba o erro "Houve um erro tentando acessar suas informações através da federação. Por favor contate um administrador para resolver o problema e informe os dados abaixo."

Semelhante ao a imagem abaixo:

Erro de login

Isso indica que o seu acesso federado não está liberando os atributos corretos e requeridos pelo serviço, será necessário contactar o administrador da CAFe de sua instituição, em caso de dúvidas, procure o Service Desk da RNP.

Como habilitar um usuário que foi desabilitado pelo administrador institucional?

Os administradores institucionais conseguem desabilitar, mas não podem reabilitar os usuários, para ativa-lo novamente será necessário entrar em contato com o Service Desk da RNP.

Como / Posso criar uma comunidade?

Por padrão, somente administradores institucionais podem criar comunidades (até que ele solicite essa alteração).

Caso tenha permissão, basta acessar a guia "Comunidades" e depois clicar em "Criar comunidade"

Como aumentar o limite de armazenamento das gravações?

Mo momento a RNP não dispõe de recursos computacionais para aumentar a cota de armazenamento de gravações, mas caso a instituição tenha interesse ela pode aumentar o seu espaço através da adesão de espaço de gravações.

Erro ao tentar abrir uma sala "This Application is not allowed to have any more concurrent meetings, messageKey: permissionDenied"

Existe um limite de salas simultâneas que pode ser abertas por cada instituição (por padrão 40), quando esse limite é atingido, o serviço apresenta o erro reportado.

Em contrapartida, informamos que a RNP está trabalhando para ampliar esse limite e a capacidade do serviço.

Caso a instituição tenha interesse ela pode aumentar o limite através da adesão comunitária.

Quantas pessoas podem acessar uma reunião simultaneamente?

75 pessoas sendo 1 usuário como apresentador, câmera aberta, compartilhamento de tela e apresentação e todos demais participantes como ouvintes.

12 pessoas sendo que todos os participantes estão utilizando todos os recursos (Áudio, Câmera, Compartilhamento de conteúdo).

Caso queira realizar uma reunião para mais pessoas, consulte as orientações de Streaming no manual do usuário.

Como salvar a lista de participantes da conferência?

Para que o organizador da reunião consiga coletar a lista de participantes, o mesmo deverá estar conectado na sala e será coletado a lista de membros conectados naquele momento.

Basta clicar na engrenagem contida no campo "usuários" e depois clicar em Salvar nomes dos participantes.

Salvando participantes

Como habilitar mais de uma câmera para o mesmo participante?

Agora, o sistema permite que um mesmo usuário compartilhe mais de uma câmera ao mesmo tempo. Para isso, a primeira webcam pode ser compartilhada normalmente, como já era realizado antes.

Depois que a imagem estiver sendo transmitida, você poderá clicar novamente no botão para compartilhamento de câmera. Na tela de "Opções de webcam", basta selecionar outra câmera para que as duas fiquem ativas ao mesmo tempo na sala.