Códigos de emergência
Os Códigos de Emergência (também chamados de "Códigos de Backup", "Backup Code" ou "Senha de Emergência") são códigos fornecidos como uma alternativa para acessar sua conta caso você não consiga usar os fatores de autenticação que estejam ativos. Esses códigos atuam como um fator de autenticação de backup, permitindo que você recupere o acesso à sua conta sem depender exclusivamente dos demais fatores ativos.
Códigos de Emergência gerados automaticamente
Os Códigos de Emergência são gerados automaticamente após a ativação de um primeiro fator de autenticação, como Senhas Temporárias - OTP ou Chaves de Acesso, e podem ser usados caso você perca o acesso ao aplicativo autenticador configurado ou a chave de acesso adicionada na sua conta.

Após o sistema gerar os códigos automaticamente, conforme apresentado na figura 36, escolha como deseja armazená-los (veja figura 37):
● Imprimir os códigos
Gera uma versão para impressão
Ideal para quem prefere manter uma cópia física em um local seguro.
● Salvar em PDF
Cria um arquivo digital com os códigos;
Recomendado para armazenamento em dispositivos protegidos.
● Copiar para a área de transferência
Permite colar os códigos em outro local, como um gerenciador de senhas; ○ Rápido e prático para quem deseja salvar os códigos imediatamente.

Importante:
Não compartilhe esses códigos com ninguém.
Cada código pode ser utilizado somente uma vez.
Toda vez que um primeiro fator de autenticação é configurado, novos códigos de emergência são gerados.
Ao gerar novos códigos de emergência, os anteriores são invalidados.
NÃO existe forma de visualizar os códigos gerados após sair da tela representada pelas figuras 36 e 37. Por isso, você precisará confirmar que salvou os códigos de emergência e que deseja sair da página, selecionando a opção “Já salvei meus códigos de emergência” e clicando no botão “Salvei os códigos e desejo continuar”, conforme ilustrado na figura 38

Gerar novos Códigos de Emergência
Para confirmar a quantidade de códigos de emergência disponíveis, acesse a opção “Códigos de Emergência” no menu lateral ou nos cartões centrais da tela inicial do Painel .
Você verá as seguintes informações na tela seguinte, conforme apresentado na figura 39:
● Data e horário da última geração de códigos.
● Quantidade de códigos ainda válidos.
● Um botão para gerar novos códigos, caso necessário.

Se os códigos atuais ainda estiverem válidos e se você ainda possui acesso a eles, recomenda-se utilizá-los antes de gerar novos. Para gerar novos códigos, execute os seguintes passos:
No menu de “Códigos de Emergência”, clique no botão "Gerar novos códigos" (veja figura 39);
O sistema apresentará um pop-up para confirmar a geração de novos códigos. Clique no botão “Sim, gerar novos códigos de emergência”, conforme indicado na figura 40, para gerar um novo conjunto de códigos de emergência e invalidar imediatamente os códigos anteriores que ainda estejam válidos.

Realizar Login utilizando os Códigos de Emergência
Se você já possuir algum fator configurado em sua conta, poderá utilizar os Códigos de Emergência como um segundo fator provisório (recomendado) de autenticação para acesso aos serviços. Essa ação é recomendada principalmente para recuperar o acesso ao próprio Painel de Segurança MFA, quando você tem um ou mais fatores (OTP e/ou Chave de acesso) configurados na sua conta e não possui acesso a nenhum deles.
Depois da validação das credenciais (usuário e senha) inseridas numa primeira etapa do login, o sistema apresentará a tela de segundo fator e o Código de Emergência poderá ser utilizado. Para isso, execute os seguintes passos:
Na tela do segundo fator (neste exemplo foi utilizado o OTP) apresentada pelo sistema, clique no link “Outras formas de autenticação” abaixo do botão “Entrar”, conforme apresentado na figura 40;

O sistema apresentará um pop-up para escolha de outro fator de autenticação. Selecione a opção “Códigos de Emergência”, conforme indicado na figura 41;

O sistema apresentará a tela para login com Códigos de Emergência. Localize um dos seus códigos de emergência válidos, digite-o no campo correspondente, conforme mostrado na figura 42. Certifique-se de que o código inserido esteja correto e, em seguida, clique no botão “Entrar” para concluir a autenticação.

Last updated
Was this helpful?