Instalação CAFe via RPilot

Essa página tem por objetivo orientar na configuração do servidor cliente ao serviço do RPilot e prover um roteiro para instalação do IDP usando o recurso do RPilot.

Antes uma breve introduação ao serviço do RPilot. O RPilot funciona com um automatizador de processos, para o produto da CAFe ele irá auxiliar e executar para nossos clientes as ações de instalação do IDP, sua configuração e sua atualização. Ele conta com um motor shell script para executar suas receitas. O acesso ao sistema é feito pelo link a seguir: https://rpilot.prd.apps.rnp.br/initial-pagearrow-up-right.

Requisitos Mínimos para sua máquina virtualizada

circle-exclamation

Etapas

Necessário solicitar ao atendimento da RNP sua adesão ao serviço do RPilot, para isso você deve entrar em contato através do canal do nosso [email protected], nós envie um email com o assunto 'Adesão ao RPilot', lembrando que será apenas aceito aquelas instituições que já foram homologadas como aderentes a CAFe.

Para ter o acesso ao R-pilot, serão necessários os dados abaixo:

  • Nomes dos técnicos que terão acesso à ferramenta:

  • E-mail dos técnicos que terão acesso à ferramenta:

  • CPFs:

  • E-mail da equipe técnica:

Guia deste roteiro

  • Servidores

  • Produtos

  • Receitas

Como associar o seu servidor ao RPilot

Após seu autenticar no sistema (https://rpilot.prd.apps.rnp.brarrow-up-right) você será encaminhado a tela de gerenciamento da sua instituição dentro do RPilot. Será apresentado um Menu lateral esquerdo conforme figura abaixo:

O nome da sua instituição será mostrado logo acima.

No menu procure por "Servidores", clique para acessar essa opção.

Servidores

Na tela que será apresentada clique no botão azul "+ Adicionar Servidor", ele aparece ao lado direito da tela, veja figura abaixo:

Nesse momento será necessário passar os dados do servidor para que o sistema RPilot o identifique. Preencha os dados ali solicitados:

  • Nome do Servidor - "Use um nome fácil para sua identificação, sugiro que seja o nome usado em seu virtualizador, assim você saberá de qual máquina se trata"

  • Domínio - "Use o domínio que será usado para o DNS desse serviço, por exemplo rnp.br"

  • Host - "Use o nome que será usado para o DNS dese serviço, por exemplo cafe ou idp, sem o domínio apenas o nome"

  • Nome da interface de rede - "Colete o nome da sua inteface de rede do seu servidor, para isso use o comando em seu sistema Linux, por exemplo eth0, ens160, etc"

  • Endereço IP - "Passar o endereço IP do seu servidor, se estiver usando NAT passar o endereço NAT"

  • Máscara de Rede - "Passar a máscara de rede onde o servidor esta configurado, passar no formato de quatro octetos, por exemplo 255.255.255.0"

  • Ao final clicar no botão azul "Salvar"

Figura abaixo:

circle-check

Detalhes do Servidor

Após fazer o cadastro correto do seu serivdor no RPilot você será direcionado para a tela de detalhes do servidor, use essa tela para rever sua configurações e caso perceba algo de errado em sua configurações use o botão Editar no campo superior direto.

Nesse momento também será feita a instalação do agente do RPilot no seu servidor configurado. Para isso você vai precisar copiar o comando que aparece indicado em "Instrução de Instalação do Agente".

circle-exclamation

Estando com os requsitos prontos basta executar o comando dentro do seu servidor e aguardar o fim da instalação. Quando o processo estiver terminado aguarde o campo "Status" ser alterado para agente instalado e ficar na cor verde.

Pronto! Nesse momento concluímos a instalação do Agente do Rpilot no seu servidor IDP. Agora iremos para as próximas etapas:

<iframe width="671" height="377" src="https://eduplay.rnp.br/app/video/embed/rpilot" frameborder="0" scrolling="no" allowfullscreen </iframe>

Atualizado

Isto foi útil?