Roteiro para instalação de um IDP Shibv4.2.1
Página destinada para orientar os clientes da CAFe com a instalação do IDP versão 4
Introdução
Com a finalidade de facilitar e tornar mais ágil a instalação de Provedores de Identidade (IdP) na Federação CAFe, a RNP disponibiliza a vm-idp que é uma pre-instalação de um IdP em forma de máquina virtual.
Este tutorial apresenta a sequência de passos necessários para que o usuário faça a configuração inicial da vm-idp.
Informações de acesso à máquina virtual:
usuário: cafe
senha: 0p9o*I&U6y5t
Pré Requisitos para instalação
IMPORTANTE
Máquina para IDP deve ter IP válido, pode se usar NAT desde que esse esteja corretamente apontado para um endereço público.
DNS direto e reverso devem estar configurados (sug: shibboleth.[inst].edu.br)
O nome do seu host IDP ficará visível para todos durante o acesso ao IDP, escolha o nome com cuidado. Após escolher um nome e realizar todo o procedimento ficará mais complicado alterar o nome do seu host posteriormente.
Firewall: Liberar no firewall da instituição e do servidor IDP a comunicação entre o servidor IDP e o host da RNP conforme abaixo:
Portas 80 e 443 <TCP> liberadas no firewall local (IdP) e no instituicional para o mundo.
Estatísticas: Origem: (Host-RNP - 200.133.59.169) - Destino: (Servidor IDP) - Porta: TCP 5044
Guia Passo a Passo:
Primeira execução da vm-idp
No primeiro boot da vm-idp será carregado um script que é responsável por fazer a configuração do IdP. Tal script fará uma sequência de questões que deverão ser respondidas corretamente pelo usuário. O script irá iniciar assim que você alterar para o usuário root.
Mude o usuário atual para um usuário root:
password: 0p9o*I&U6y5t
Caso queria cancelar a execução do script use o comando:
ctrl+c
Escolha "s"
Para executar o script posteriormente durante a mesma sessão em que cancelou faça como o comando abaixo:
DICA:
1. A cada pergunta realizada pelo script será solicitada uma confirmação de resposta. Pressione "s" para confirmar a resposta e "n" para corrigir o valor digitado.
2. O script de instalação pode ser finalizado a qualquer momento pressionando-se as teclas CTRL+C. Caso isto seja feito, as configurações feitas até tal momento serão descartadas e a vm-idp executará o script novamente na inicialização seguinte.
A seguir serão apresentadas as questões presentes no script e sua devida explicação:
Esta é a primeira tela exibida após a inicialização da máquina virtual. Pressione "Enter" para prosseguir com a configuração.
1. Inicialmente serão solicitadas informações referentes ao hostname e domínio. O hostname deve ser preenchido apenas com o nome que será atribuído à máquina (ex.: idp-cafe). O hostname não deverá conter o domínio.
2. O domínio deve conter as informações para o domínio externo de sua instituição (ex.: cafe.rnp.br).
3. A seguir são cobradas informações referentes a configuração de endereçamento IP. Tal etapa presume a utilização de IP estático na vm-idp. A utilização de IP estático é uma boa prática uma vez que gera independência do servidor de DHCP. O script identificada a placa de rede de sua máquina e a opção de escolha será fornecida como mostra o exemplo abaixo:
Uma simulação de respostas às questões acima é apresentada nas linhas abaixo.
Digite o endereco IP: 123.123.123.123
Digite a mascara: 24
Digite o gateway: 123.123.123.1
Digite o IP do DNS: 123.200.113.11
Após inserir o primeiro servidor DNS o script irá perguntar que gostaria de configurar um segundo servidor DNS, digite "1" para prosseguir com a configuração do segundo DNS ou apenas "2" para deixar somente um servidor DNS configurado.
4. Leitura de váriaveis e geração de chaves RSA para o SSH
Após realizar o termino da configuração inicial, hostname e IP o script irá iniciar as etapas seguintes, que precisam de acesso a internet para continuar. Se tudo der certo você verá a seguinte saída:
Nesse momento o script conseguiu gerar as chaves a partir das informações inseridas, aproveite para verificar as variáveis e se todas as informações estão corretas. Caso perceba algo errado, espere o script terminar sua execução e na próxima tela de pergunta digite "ctrl+c" para sair e iniciar o script novamente.
5. apt update e apt upgrade
Agora que o script possui acesso a rede ele irá iniciar a tarefa de atualização do sistema operacional. Fará de forma automática e executará um apt update + apt upgrade, apenas aguarde.
6. Baixando o script fristboot-complement.sh
Nesse momento o script irá acessar o repositório da CAFe para baixar o script que fará a segunda etapa de configuração do IDP.
7. Configuração do acesso e comunicação com diretório (AD / LDAP)
8. As opções a seguir devem ser escolhidas de acordo com o tipo de diretório da instituição, as questões seguintes tratam sobre o acesso ao diretório da instituição. Presume-se que tal diretório está adequadamente configurado
Aonde é perguntado o domínio do seu AD ou LDAP inserir o seu domínio local.
Endereço do servidor digitar o nome ou ip do seu diretório.
Digitar porta, inserir porta de comunicação com seu diretório, normalmente 389 e 636.
Dizer para o script se o seu diretório usa SSL ou não.
9. O bloco seguinte se refere às definições da base de usuários da instituição:
Digitar o Base DN aonde deve ocorrer a consulta do Shibboleth para validar os seus usuários.
Digitar o DN da conta que fará a consulta no Base DN inserido acima.
DIgitar a senha da conta informada acima.
10. Preencha as informações referentes aos responsáveis pelo serviço na instituição:
HAVERÁ UM MOMENTO EM QUE SERÁ PERGUNTADO PELA SIGLA DE SEU ESTADO, DIGITE NO FORMATO "BR", Ex: RJ, ES, RS, PE, AM, etc...
ESSE PONTO É IMPORTANTE PARA A CORRETA CONFIGURAÇÃO DO MONITORAMENTO.
11. Após o preenchimento das configurações acima, o sistema irá proceder com a configuração automática do IDP. Esta configuração pode levar alguns minutos.
12. Por fim é solicitada a criação de uma nova senha para o usuário cafe. Lembre-se que é importante a criação de um senha complexa para garantir a segurança de seu servidor:
Também será solciitado uma senha para o usuário root.
13. Após confirmação da senha de root, o sistema será reiniciado
14. Visualização de logs:
Caso você deseje visualizar os logs gerados pela Shibboleth é possível utilizar o seguinte comando (já possui um filtro para mostrar apenas mensagens com WARN ou ERROR):
DICA
Homologação parcial
1. Para garantir que os passos descritos acima foram corretamente seguidos é necessário a execução de um script de homologação. Para fazer download desde script utilize a linha de comando abaixo:
2. Após fazer download, execute este script com permissão de root.
3. Se todas as checagens forem bem sucedidas você deverá receber a mensagem abaixo. Envie o arquivo de log gerado pelo script para o Service Desk e aguarde instruções para continuidade do processo de adesão.
OK - Nao foram encontrados pontos impeditivos para o processo de adesao.
Envie o arquivo de log gerado (XYZ.log) para o Service
Desk da RNP para dar continuidade ao atendimento.
4. Se ocorrer alguma falha na checagem você deverá receber a mensagem abaixo. Identifique qual/quais checagem não foram bem sucedidas e faça a devida correção. Em caso de dúvidas entre em contato com o Service Desk.
ERRO - Foram encontrados pontos impeditivos para o processo de adesao.
Verifique e corrija os erros e então execute novamente este script.
Last updated