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Página de Envio de Arquivos: O caminho para envio de arquivos dentro do FileSender
O FileSender@RNP é um serviço de transferência de arquivos seguro e de alta velocidade, disponível para toda a comunidade acadêmica e científica brasileira.
Para acessá-lo, siga estes passos:
1. Acesse o site:
Abra um navegador web e acesse o endereço: https://filesender.rnp.br/
2. Autentique-se:
Utilize suas credenciais da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) para se autenticar.
Se você não possui credenciais da CAFe, entre em contato com o setor de TI da sua instituição para obtê-las.
3. Envie ou receba arquivos:
Após a autenticação, você poderá enviar e receber arquivos de forma rápida e segura.
O FileSender permite enviar arquivos individuais de até 400GB por transferência.
Você também pode criar links para download que podem ser compartilhados com outras pessoas, mesmo que elas não possuam credenciais da CAFe.
Outras opções de acesso:
Voucher para visitantes:
Se você precisa enviar arquivos para alguém que não possui acesso à CAFe, você pode gerar um voucher para visitante.
O voucher concede acesso ao FileSender por um período de até 1 ano.
Acesso federado:
Algumas instituições oferecem acesso federado ao FileSender@RNP.
Isso significa que você pode se autenticar usando suas credenciais da sua instituição de ensino ou pesquisa.
Observações:
O FileSender é um serviço gratuito para a comunidade acadêmica e científica brasileira.
O serviço está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Em caso de dúvidas, consulte a documentação do FileSender@RNP ou entre em contato com o suporte da RNP.
Descrição
Quantidade
Se uma transferência falhar, você poderá relatar o problema para o service desk da Rnp, informações de contato está disponível na página "Central de Ajuda - FileSender". Após esse número de dias, o relatório será removido do banco de dados
10
Número de dias que os e-mails enviados para um usuário serão retidos
30
Depois que um convidado tiver expirado, ele será removido
0
Dias que o log de ações ocorridas é mantido
30
Limite
Quantidade
Tamanho máximo de arquivo único por upload
400GB
Capacidade máxima para cada envio
2TB
Quantidade máxima de arquivos por upload
100
Número máximo de dias que os arquivos ficam disponível para download
40
Validade máxima em dias do voucher
365 dias (1 ano)
Número máximo de destinatários por e-mail
50
Este documento descreve a política de uso do serviço FileSender da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Este serviço tem por objetivo possibilitar o compartilhamento de arquivos grandes por meio de uma interface web.
Expressões e siglas utilizadas neste documento:
Organizações usuárias: qualquer instituição qualificada para utilização dos serviços de rede da RNP;
Manual do Usuário: documento disponível no site da RNP, contendo informações técnicas atualizadas sobre a utilização e a infraestrutura do serviço em questão.
Todos os usuários das instituições clientes da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) podem utilizar o FileSender@RNP à disposição para fazer o envio de grandes arquivos.
O FileSender@RNP é compatível com os navegadores mais utilizados. Não há limitações de uso em dispositivos móveis. Para upload e download não há requisitos adicionais. Detalhes sobre limitações de utilização do serviço encontram-se disponíveis no Manual do Usuário e na página do serviço.
Para que este serviço funcione, ele deve reter algumas informações sobre os arquivos, quem pode acessá-los e o que aconteceu no processo de transferência. Os arquivos serão automaticamente removidos do sistema quando eles expiram e outras informações retidas serão removidas do banco de dados após algum tempo.
Observe quando uma transferência é excluída, todos os arquivos relacionados são também excluído juntamente com as cópias de todos os e-mails que foram enviados relacionadas com a transferência.
O serviço Filesender é provido e de responsabilidade da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP, inscrita no CNPJ/MF sob o n. 03.508.097/0001-36.
Você pode entrar em contato conosco através dos canais do Atendimento Integrado da RNP, pelo e-mail atendimento@rnp.br, ou telefone/WhatsApp 0800 722 0216.
Este termo de privacidade possui o objetivo de apresentar como a RNP realiza o tratamento de dados pessoais a partir do serviço Filesender. Este termo foi elaborado de acordo com as diretrizes da Lei Federal 13.709/18 – Lei Geral de Proteção de Dados.
CAFe: Comunidade Acadêmica Federada, serviço de gestão de identidade que reúne as instituições de ensino, pesquisa e inovação no Brasil.
Dados pessoais: quaisquer informações, individuais ou agregadas, que possam identificar uma pessoa natural.
Tratamento: qualquer atividade realizada com dados pessoais.
Titular de dados | Usuários | Você: todas as pessoas que utilizam o serviço Filesender.
Terceiros: qualquer fornecedor ou prestador de serviço externo, desvinculado do sistema RNP.
Encarregado pelo Tratamento de Dados: pessoa responsável pelos temas de privacidade e proteção de dados pessoais na RNP.
Todos os dados pessoais referentes a você tratados no serviço Filesender são providos pela sua Instituição através da Federação CAFe. A RNP realiza a coleta através do processo de autenticação e, como mantenedora da plataforma, assume o papel de Controlador dos dados pessoais envolvidos no provimento do serviço. São utilizados os seguintes dados pessoais pelo Filesender:
Conforme descrito no Termo de Uso do serviço Filesender, o conteúdo dos arquivos enviados e os destinatários são de sua inteira responsabilidade. Todas as informações de envio, incluindo remetente, destinatário, data e hora do envio, upload e conteúdo do arquivo no repositório de armazenamento do Filesender são restritas somente a você, em seu próprio perfil, e à equipe da RNP responsável pela administração da plataforma, estando indisponíveis e inacessíveis para qualquer outro usuário.
Além dos dados pessoais descritos acima, também podem ser coletadas informações na forma de arquivos de registros (logs), contendo dados do seu acesso e navegação, com a finalidade de atendimento a requisitos legais, resolução de possíveis problemas técnicos, manutenção da proteção e segurança do site e adaptação do conteúdo às suas necessidades. Dentre essas informações, estão:
- Endereço IP: informação que identifica o seu dispositivo dentro de uma rede, fornecido pelo seu provedor de serviços de Internet;
- Detalhes sobre a sessão do usuário: incluem URL de origem, data e hora, quais recursos acessados e tempo de permanência.
O Filesender realiza coleta de informações de destinatários dos enviados para convidados e terceiros que não possuem acesso federado através da CAFe, como o e-mail do destinatário e seus respectivos assuntos, mensagens, data de criação, data de expiração, assim como as transferências realizadas pelos destinatários dos vouchers. Estas informações são registradas e armazenadas em banco de dados do serviço para fins de gestão e operação da plataforma.
A RNP não realiza o compartilhamento dos seus dados pessoais coletados no serviço Filesender. Contudo, em casos que a RNP seja destinatária de requisições de informações solicitadas por autoridades competentes, os dados pessoais poderão ser compartilhados com estes órgãos, com fins de cumprimento de medidas legais ou regulatórias.
A plataforma do Filesender utiliza cookies para gerenciar o controle de acesso às informações do perfil ao iniciar uma sessão. Estes cookies, conhecidos como cookie de sessão, permitem identificar o usuário em mudanças de páginas após o processo de autenticação, evitando a necessidade de pedir os dados de autenticação do usuário a todo momento. Nenhum outro tipo de cookie é utilizado.
Todos os dados pessoais coletados a partir do serviço Filesender são armazenados em infraestrutura própria, de acordo com as diretrizes da Política de Segurança da Informação da RNP. Se entender que os seus dados não foram tratados de forma correta ou estão vulneráveis a violações de segurança, entre em contato com o nosso Encarregado pelo Tratamento de Dados, através dos canais de Atendimento Integrado da RNP.
Os seus dados pessoais armazenados no serviço Filesender, como histórico dos destinatários, das mensagens enviadas e transferências realizadas são mantidos por 30 dias para visualização e consulta em seu perfil de usuário na plataforma. Após este período, as informações de transferências contidas em logs são migradas para plataformas de inteligência de dados durante o período de 180 dias, sendo mantidos após este período de forma anonimizada.
As demais informações contidas nos arquivos de log de acesso serão mantidas por 180 dias, conforme estabelecido em legislação vigente, sendo excluídas após este período.
A LGPD garante a você, mediante requisição e desde que seja possível, direitos diversos. Relacionamos a seguir os direitos aplicáveis ao serviço FileSender.
O atendimento a estes direitos poderá ser solicitado por meio dos canais de contato mencionados acima. Lembre-se de que você pode ser solicitado a validar a sua identidade, com fins de segurança dos seus próprios dados.
Este termo de uso foi atualizado pela última vez em 13/04/2022.
A RNP reserva-se ao direito de, a qualquer momento e a seu exclusivo critério, modificar, alterar ou, de outra forma, atualizar o presente termo.
Dado pessoal
Finalidade
Base de tratamento
Nome completo
Garantir acesso à plataforma Filesender.
Identificar remetente da mensagem contendo o link do arquivo.
Garantir o cumprimento de obrigações legais da RNP.
Gerar estatísticas de operação e uso do serviço de forma anonimizada.
Consentimento por aceitação dos termos de uso.
Endereço eletrônico (e-mail)
Consentimento por aceitação dos termos de uso.
Arquivos enviados
Registar o histórico de arquivos enviados através da plataforma Filesender.
Garantir o cumprimento de obrigações legais da RNP.
Gerar estatísticas de operação e uso do serviço de forma anonimizada.
Consentimento por aceitação dos termos de uso.
Acesso aos seus dados pessoais
Você poderá solicitar acesso a todos os seus dados pessoais sobre os quais a RNP realiza algum tipo de tratamento.
Correção de seus dados pessoais
Você poderá solicitar a correção de seus dados pessoais caso verifique alguma incorreção ou desatualização das informações cadastradas no serviço FileSender.
Bloqueio ou eliminação dos seus dados pessoais
Quando entender que os seus dados pessoais estão sendo utilizados de forma excessiva, desnecessária ou irregular no serviço FileSender, você poderá solicitar à RNP que, sempre que possível, anonimize, bloqueie ou elimine estas informações.
Obtenção de informações sobre terceiros que tratam seus dados pessoais
Você poderá solicitar acesso à identidade dos terceiros que realizam o tratamento dos seus dados pessoais em razão do serviço FileSender.
Oposição ao tratamento dos seus dados pessoais
Quando entender que os seus dados pessoais foram tratados de forma irregular, você poderá se opor a este tratamento, solicitando à RNP a interrupção da atividade.
Para utilizar o FileSender@RNP, você precisa atender aos seguintes requisitos:
1. Conta no CAFe (Comunidade Acadêmica Federada):
O acesso ao FileSender é restrito a usuários com conta no CAFe. Se você ainda não possui uma conta, entre em contato com o administrador de TI da sua instituição.
2. Navegador web atualizado:
O FileSender@RNP funciona em diversos navegadores web populares, como Chrome, Firefox, Edge e Safari. Certifique-se de que seu navegador esteja atualizado para a última versão.
3. Conexão à internet:
Para enviar e receber arquivos através do FileSender, você precisa ter uma conexão à internet. A velocidade da sua conexão pode afetar o tempo de transferência dos arquivos.
4. Permissão para utilizar o FileSender:
O acesso ao FileSender@RNP pode ser restrito por sua instituição. Verifique com o administrador de TI da sua instituição se você possui permissão para utilizar o serviço.
5. Conhecimento básico de informática:
Para utilizar o FileSender, você precisa ter um conhecimento básico de informática, como navegar na internet, selecionar arquivos e enviar e-mails.
Dicas adicionais:
Certifique-se de que seu computador esteja livre de vírus e malware antes de utilizar o FileSender@RNP.
Utilize uma senha forte para sua conta no CAFe e evite compartilhá-la com outras pessoas.
Leia os termos de uso do FileSender antes de começar a utilizá-lo.
Em caso de dúvidas, problemas ou dificuldades em utilizar o FileSender@RNP, entre em contato conosco através de nossos canais de atendimento abaixo:
Telefone: 0800 7220216
WhatsApp: http://wa.me/558007220216
E-mail: atendimento@rnp.br
consulte a página de ajuda do FileSender (https://www.rnp.br/servicos/filesender) ou entre em contato com o suporte de TI da sua instituição.
Página de ajuda do serviço FileSender da RNP.
O FileSender@RNP é um sistema que facilita de forma simples o envio de arquivos grandes entre usuários da rede, através de uma interface web. A troca de arquivos é feita de maneira confiável, permitindo que o destinatário tenha garantia sobre quem lhe enviou. Além disso, não há o risco de ultrapassar os limites da caixa de entrada de e-mails, uma vez que o arquivo é disponibilizado para download.
Acesse o menu lateral e veja os guias do serviço, caso ainda precise de apoio, fale com o nosso Service Desk através do telefone/WhatsApp: 0800 722 0216 ou e-mail: atendimento@rnp.br.
Não encontrou o que precisa? Gostaria de adicionar algo? Por favor, não deixe de nos informar.
Envie um e-mail para o atendimento@rnp.br sinalizando o erro, página ou conteúdo que precisa de alteração.
Sua colaboração é ESSENCIAL para evoluirmos cada vez mais.
Aqui você encontrará diversas orientações para sobre como utilizar o FileSender.
As funcionalidades associadas a envio de arquivos e envio de voucher requerem que o usuário possua conta no CAFe para autenticação federada e a instituição a qual o usuário é filiado esteja cadastrada no FileSender para envio de arquivos.
Abaixo a tabela com os limites de envio de arquivos, para os casos em que o arquivo ultrapassar esses limites abaixo descritos, será necessário que o responsável pelo envio faça uma divisão e execute dois envios.
O tamanho máximo de upload de um arquivo individual é apenas 300GB, se o usuário fizer upload de um arquivo superior a 300Gb, não será possível por que excederá o tamanho máximo.
Capacidade total para único envio é até 2TB, se o usuário fizer upload de até 6 arquivos de 300GB e 1 de 200GB, somando os arquivos vai dar 2TB, nesse cenário ele vai conseguir fazer upload de apenas 7 arquivos, se ele tentar fazer upload de mais um arquivo, não vai conseguir, porque excederá limite da capacidade máxima.
A quantidade máxima de upload em um único envio é de até 30 arquivos, se o usuário enviar 30 arquivos de 66GB, somados alcançará um total de 1.980TB, ainda vai sobrar 20GB da capacidade de envio, mas não será possível enviar um arquivo adicional, porque alcançará o limite.
Para carregar (realizar o upload) um arquivo, os passos são os seguintes:
Digite o endereço de e-mail do destinatário: utilize vírgulas ou ponto-e-vírgula para separar os endereços no caso de múltiplos destinatários;
Defina a data de expiração do arquivo: após o prazo estipulado, o download do arquivo pelo destinatário não será mais possível sendo que o limite máximo é de 20 dias;
Escreva o assunto e a mensagem do e-mail: apesar deste campo ser opcional, o que for escrito aqui será enviado para o destinatário;
Escolha o arquivo a ser enviado: arraste os arquivos ou inclua-os do computador. Atenção para o fato que arquivos com extensões .exe, .com e .bat não são suportados;
Clique em “Enviar” para finalizar a operação: isto finaliza a operação.
Ao final desta operação, o destinatário receberá, além das informações digitadas pelo remetente, um link para download do arquivo enquanto que o remetente receberá uma cópia de cada e-mail enviado.
Ao marcar o campo "Obter link em vez de enviar para destinatários" os campos de destinatário, assunto e mensagem desaparecem. Ao final da operação, o link é gerado.
É possível convidar um usuário a enviar um arquivo utilizando o FileSender@RNP, mesmo que ele não possua acesso federado. Para isso, basta que um usuário do serviço o convide de acordo. Os passos são os seguintes:
Clique no botão “Voucher para visitante”, no menu superior;
Digite o e-mail do destinatário do voucher e;
Defina uma data de expiração para o acesso.
Clique em “Enviar” para finalizar a operação: isto finaliza a operação.
O destinatário receberá um e-mail contendo o link para acesso ao sistema e poderá realizar a carga e envio de um arquivo uma única vez.
Se o campo "Válido para apenas um envio" estiver marcado, após o uso do mesmo, não haverá mais o registro do convidado na tabela "Voucher para Visitantes".
Ao marcar o campo "Obter link em vez de enviar para destinatários" os campos de de destinatário, assunto e mensagem desaparecem. Ao final da operação, o link é gerado.
Ainda na mesma página, é possível acompanhar os vouchers já enviados, com seus respectivos assuntos, mensagens, data de criação e data de expiração, conforme mostra a figura abaixo.
Excluir o voucher do visitante;
Enviar um lembrete para o visitante;
Encaminhar o voucher.
O convidado recebe uma mensagem com o link do Voucher como a figura a seguir mostra.
Esse campo mostra as transferências realizadas pelos convidados que receberam os vouchers enviados anteriormente.
A coluna de ações contém a opção de cancelar a transferência, enviar para um novo destinatário, enviar um lembrete para o destinatário e ver o histórico da transferência, como mostra a figura abaixo.
Para baixar um arquivo, basta clicar no link disponível no e-mail que o destinatário receber do serviço. Esses e-mails são identificados por terem o nome FileSender no remetente.
A figura a seguir mostra um exemplo do conteúdo dessas mensagens.
Ao selecionar "meus arquivos" no menu superior, é possível acompanhar as transferências que ainda não expiraram em "Transferências atualmente disponíveis" e as transferências que atingiram o prazo de 20 dias em "Transferências fechadas".
Capacidade | Descrição |
300Gb | Tamanho máximo de arquivo único por upload. |
2Tb | Capacidade total somando vários arquivos. |
30 | Quantidade máxima de arquivos por envio. |
O FileSender@RNP: Um sistema simples para enviar arquivos grandes entre usuários.
Com o FileSender, você pode:
Enviar arquivos grandes com facilidade: Através de uma interface web intuitiva, você pode enviar arquivos de qualquer tamanho sem se preocupar com limites de e-mail.
Compartilhar arquivos com segurança: O FileSender garante a identidade do remetente e a segurança da transferência, protegendo seus dados contra acessos não autorizados.
Evitar o acúmulo de emails: Diga adeus aos emails lotados! O FileSender armazena seus arquivos na nuvem, liberando espaço na sua caixa postal.
Benefícios do FileSender:
Simplicidade: A interface do FileSender é intuitiva e fácil de usar, mesmo para usuários iniciantes. Envie e receba arquivos com apenas alguns cliques, sem a necessidade de softwares complicados.
Confiabilidade: Tenha a certeza de que seus arquivos chegarão ao destinatário em perfeitas condições.
Segurança: Proteja seus dados confidenciais com criptografia de ponta e autenticação robusta.
Eficiência: Libere espaço na sua caixa postal e otimize sua comunicação com o FileSender.
Envio de arquivos grandes: Compartilhe arquivos individuais de até 400GB, sem precisar dividi-los em partes menores.
Transferências rápidas e seguras: Os arquivos são transferidos com segurança e rapidez.
Compartilhamento com qualquer pessoa: Você pode compartilhar arquivos com qualquer pessoa, mesmo que ela não tenha uma conta na CAFe para autentica no FileSender@RNP.
Acompanhamento de transferências: Monitore o status das suas transferências em tempo real e receba notificações por e-mail quando os arquivos forem baixados.
Armazenamento seguro: Os arquivos enviados ficam armazenados em servidores seguros da RNP, com acesso restrito aos usuários autorizados.
Integração com o CAFe: O FileSender se integra com o CAFe, permitindo que você utilize suas credenciais para fazer login e compartilhar arquivos com outros membros da comunidade.
O FileSender é a solução ideal para:
Profissionais: Compartilhe documentos, imagens, vídeos e outros arquivos grandes com colegas de trabalho, clientes e fornecedores de forma rápida e segura.
Pesquisadores: Colabore em projetos de pesquisa com colegas de diferentes instituições, compartilhando dados e resultados de forma segura.
Estudantes: Troque trabalhos, apresentações e materiais de estudo com seus colegas, professores sem se preocupar com limites de tamanho ou segurança.
Instituições de ensino: Facilite a troca de arquivos entre professores, alunos e colaboradores, com acesso seguro e confiável.
Qualquer pessoa: Envie fotos, vídeos e outros arquivos grandes para amigos e familiares com facilidade e sem complicações.
Opções de Upload no FileSender:
1. Upload de arquivos individuais:
Utilize o botão "Arraste e solte ou clique para selecionar" para escolher os arquivos que deseja enviar.
2. Upload de pastas inteiras:
Clique no botão "Enviar um diretório inteiro" para selecionar a pasta que deseja enviar.
Observação: Ao selecionar uma pasta, todos os arquivos e subpastas dentro dela serão enviados automaticamente.
Arraste e solte ou clique no botão "Arraste e solte ou clique para selecionar" para escolher os arquivos:
Clique no botão "Arraste e solte ou clique para selecionar" para abrir um diretório no Windows e localizar os arquivos que deseja enviar.
Você também pode selecionar os arquivos que deseja enviar e soltá-los no espaço em branco abaixo do nome "Transferir arquivos".
A imagem abaixo exibe a forma de fazer upload de arquivos.
Clique no botão "Enviar um diretorio inteiro"
Ao clicar no botão "Enviar um diretório inteiro", você abrirá um diretório no Windows para selecionar a pasta que deseja enviar.
Observações:
Neste tipo de upload, não é possível visualizar os arquivos individualmente, apenas as pastas.
Ao selecionar a pasta raiz (por exemplo, "Pasta 1"), todas as subpastas dentro dela (como "Subpasta 2", "Subpasta 3", "Subpasta 4" e "Subpasta 5") serão enviadas automaticamente.
Visualização de arquivos em pastas
Conforme a imagem abaixo, os arquivos estão presentes dentro das pastas, mas o FileSender@RNP não os exibe. Ao selecionar a pasta para upload, apenas as pastas vazias são mostradas.
No entanto, os arquivos podem ser visualizados e enviados utilizando a outra forma de upload, conforme demonstrado no tópico anterior.
Informações e recursos disponíveis na página de upload do FileSender@RNP:
1. Remoção de arquivos individuais:
Um ícone "X" vermelho está presente na mesma linha de cada arquivo.
Clique no "X" para remover o arquivo individualmente da lista de upload.
2. Adicionar mais arquivos ou pastas:
Se precisar enviar mais arquivos, clique no botão "Adicionar arquivos" ou "Adicionar pasta".
Utilize esses botões para selecionar os arquivos ou pastas adicionais que deseja enviar.
3. Limite do serviço:
As informações sobre o limite de upload do serviço estão disponíveis na página.
Verifique o limite para garantir que seus arquivos não excedam o tamanho permitido.
4. Limpar tudo:
O botão vermelho "Limpar tudo" remove todos os arquivos da lista de upload.
Clique nesse botão se quiser começar do zero e escolher novos arquivos para enviar.
5. Próximo:
O botão "Próximo" permite que você avance para a próxima etapa do processo de upload.
Certifique-se de que todos os arquivos desejados estejam na lista e de que as informações estejam corretas antes de clicar em "Próximo".
Ao fazer uso do Filesender, o usuário concorda que leu, entendeu e aceitou as condições aqui apresentadas. Uma recusa destes termos implicará na impossibilidade da utilização dos serviços da plataforma.
O serviço Filesender possibilita a transferência de arquivos grandes por meio de uma interface web, sem se preocupar com o armazenamento do serviço de e-mail, enviando ao destinatário um link de acesso para download do arquivo armazenado em um repositório da plataforma.
O provimento deste serviço é de responsabilidade da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP, inscrita no CNPJ/MF sob o n. 03.508.097/0001-36.
CAFe: Comunidade Acadêmica Federada, serviço de gestão de identidade que reúne as instituições de ensino, pesquisa e inovação no Brasil.
Instituição: qualquer organização componente do Sistema RNP.
Usuário: qualquer usuário que acessa o serviço Filesender, independente de vinculação com as Instituições.
Destinatário: conta de e-mail do usuário para o qual o link para download do arquivo será enviado.
Em casos de dúvidas ou solicitações, entre em contato conosco através do Atendimento Integrado da RNP, pelo e-mail atendimento@rnp.br, ou telefone/WhatsApp 0800 722 0216, disponível todos os dias, 24 horas por dia.
Todas as instituições do Sistema RNP que façam parte da Federação CAFe poderão dispor do Filesender para os respectivos usuários.
Caso a sua Instituição ainda não tenha aderido à Comunidade Acadêmica Federada, por favor, contate o responsável técnico da sua Instituição.
O Filesender é compatível com os principais navegadores de Internet. Não há limitações de uso em dispositivos móveis. Para envio de arquivos ou realização de downloads, não há requisitos adicionais.
Detalhes sobre limitações de capacidade do serviço, limites de tamanho de arquivo por envio, de capacidade máxima para um único envio e outros, estão disponíveis no Manual de Uso – Filesender.
Qualquer usuário que realizar autenticação através da Federação CAFe poderá acessar o Filesender e fazer uso do serviço.
Para realizar o upload de arquivos e gerar os respectivos links de acesso, o usuário deve definir as seguintes informações:
- Endereço de e-mail do destinatário: pessoas ou contas institucionais para as quais o link de download do arquivo será enviado, separados por ponto-e-vírgula quando mais de um;
- Data de expiração do arquivo: prazo no qual o link para download do arquivo ficará ativo, não podendo exceder o limite máximo de 20 dias;
- Título e mensagem do e-mail: se preenchidos, serão usados, respectivamente, no campo “Assunto/Subject” e “Corpo” da mensagem.
- Arquivo a ser enviado: arquivos que serão armazenados no repositório e disponíveis para download dos remetentes da mensagem.
Os limites de tamanho máximo do arquivo, de quantidade total de arquivos enviados e capacidade total do tamanho dos arquivos podem ser consultados no Manual de Uso – Filesender.
É possível convidar um usuário sem acesso federado a enviar um arquivo através do Filesender. Para isso, um usuário do serviço Filesender deve gerar o voucher para visitante e enviar o convite contendo o link para acesso à plataforma.
O convidado assume que está ciente que o Filesender possibilita que o usuário que enviou o voucher possa acompanhar o seu uso, com seus respectivos assuntos, mensagens, data de criação, data de expiração, assim como as transferências realizadas pelos destinatários dos vouchers. Estas informações são registradas e armazenadas em banco de dados do serviço para fins de gestão e operação da plataforma.
O voucher permite que o usuário convidado realize a carga e envio de arquivos somente uma única vez. O convidado está ciente que, ao utilizar o serviço Filesender, estará dando o devido consentimento para o registro e armazenamento das informações relativas à transferência através da plataforma, sem o qual não será possível utilizar o serviço. O envio do arquivo só estará disponível após o aceite dos termos de uso e privacidade do Filesender.
Todos as mensagens enviadas contendo os links dos arquivos são identificados através do nome “Filesender” no campo “De/From”. O destinatário poderá realizar o download clicando no link disponível no e-mail recebido.
A plataforma permite ao remetente usuário do serviço acompanhar os status de todas as transferências, tanto as vigentes, quanto as expiradas.
Para uso do Filesender, as Instituições serão responsáveis por:
· Fornecer informações exatas, precisas e verdadeiras referentes à sua base de usuários, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo das informações fornecidas à esta através da Federação CAFe;
· Qualquer conduta praticada pelos usuários vinculados à Instituição;
· Comunicar à RNP em caso de recebimento de notificação sobre eventuais vulnerabilidades ou eventos de segurança envolvendo o serviço Filesender;
O serviço Filesender diz respeito unicamente à disponibilização de um ambiente para envio de arquivos grandes através do repositório de armazenamento do serviço. A RNP se isenta de qualquer responsabilidade por qualquer conteúdo gerado no serviço pelas Instituições e seus respectivos usuários, assim como por eventuais danos, diretos ou indiretos, provocados por tais condutas.
A RNP é responsável por manter a disponibilidade e operacionalidade do serviço e empregará os melhores esforços para assegurar que o Filesender funcione adequadamente e sem interferências, garantindo, em casos de interrupções ocasionadas por erros ou falhas, o retorno à normalidade no menor tempo possível.
A RNP não poderá ser responsabilizada pela perda da qualidade da conexão dos usuários quando da utilização do serviço ou pela impossibilidade de utilização do serviço em razão da incompatibilidade técnica dos dispositivos dos usuários.
São condutas proibidas quando da utilização do Filesender:
· Utilização do serviço para fins estritamente pessoais, não alinhados com fins de ensino, pesquisa e inovação;
· Upload e transferência de arquivos e materiais com conteúdo em desconformidade com a legislação brasileira, incluindo, mas não se limitando a infrações de direitos autorais, violência de gênero, racismo, violação à proteção de crianças e adolescentes, etc.;
· Upload e transferência de arquivos e materiais com conteúdo discriminatório, ilícito, antiético, imoral ou que promova discurso de ódio e de violação de direitos humanos, sejam ameaçadores ou incitem violência;
· Upload e transferência de arquivos e materiais com conteúdo intimidação, assédio ou prática bullying contra qualquer pessoa;
· Upload e transferência de arquivos e materiais com conteúdo de veiculação de propaganda comercial, política e/ou religiosa;
· Utilização de dispositivo, software ou recurso que venha a interferir no bom funcionamento do serviço ou na segurança das demais Instituições usuárias do serviço;
· Fazer uso comercial, incluindo reproduzir, replicar ou copiar para fins de venda ou qualquer outro fim comercial, de qualquer conteúdo contido no serviço;
· Coletar informações referentes a outros usuários e/ou realizar qualquer tipo de tratamento destas informações, em desconformidade com a Lei 13.709/18 (Lei Geral de Proteção de Dados); e
· Copiar ou utilizar os códigos-fonte do serviço sem a prévia autorização da RNP.
O acesso ao serviço Filesender poderá ser cancelado a qualquer momento, caso a RNP constate ou tome ciência da prática de tais condutas.
O nome empresarial, marca, domínio, bem como o conteúdo acessado por meio do Filesender, assim como o código-fonte do serviço, são de propriedade da RNP e estão protegidos pela legislação aplicável, configurando o acesso ao serviço como mera licença de uso. Assim, não é permitido o uso destes elementos (inclusive medidas de engenharia reversa) para propósitos diversos à sua utilização sem que haja expressa e prévia autorização por parte da RNP.
Este termo de uso foi atualizado pela última vez em 13/04/2022.
A RNP reserva-se ao direito de, a qualquer momento e a seu exclusivo critério, modificar, alterar ou, de outra forma, atualizar o presente documento.
Abaixo você encontra algumas perguntas frequentes sobre o serviço de Conferência Web, mas caso ainda tenha algum problema ou dúvida, fale com o nosso Service Desk.
Telefone/WhatsApp: 0800 722 0216 E-mail: atendimento@rnp.br
O uso do serviço é liberado para todas as instituições usuárias da RNP que sejam federadas. Porém, há um convite (voucher) que pode ser enviado de um usuário federado a um usuário não federado (item 3 do Manual de uso).
O acesso ao serviço é feito por meio de um dos Provedores de Identidade listados. Se a instituição não constar na lista ou se tiver problemas na autenticação, o solicitante deve procurar o contato técnico responsável em sua instituição.
Para saber as instituições que podem utilizar, basta pesquisar pela mesma através do dropdown disponível na página http://sp.rnp.br/cafe.
O FileSender@RNP é compatível com os navegadores mais utilizados, e pode ser acessado somente através de um navegador de Internet.
Para o download não há requisitos adicionais; Não há limitações de uso em dispositivos móveis.
Os requisitos mínimos para a utilização do serviço podem ser localizados acessando políticas de uso ou clique aqui.
É possível encaminhar o mesmo arquivo a 50 endereços de e-mail simultaneamente desde que estejam separados por virgula ou pelo sinal de ponto-e-vírgula (;).
Sim, o número máximo de arquivos que podem ser enviados é ate 30 arquivos, que podem ser encaminhado por vez.
Na necessidade de encaminhamento de vários arquivos que somando ultrapasse o limite de 30, existe a opção de efetuar a compactação desses em um arquivo de extensão .ZIP.
O máximo de dias que o arquivo será de 20 dias.
Este prazo pode ser alterado somente para um número menor.
O tamanho máximo de um arquivo único 300GB, somando vários arquivos a capacidade total é ate 2Tb, conforme item 2 do manual do usuário.
Se houver relato de lentidão, cabe uma análise somente se o Service Desk testar e observar lentidão, preferencialmente, em casos que forem casos distintos.
Do contrário, o solicitante deve ser orientado a verificar localmente algum problema que esteja impactando no desempenho do serviço (rede, link, máquina, navegadores, etc).
Para que o usuário fique informado sobre as atualizações que ocorreram. A cada download do arquivo compartilhado, o responsável pelo upload recebe uma notificação. Por padrão é habilitado a opção de envio dessas notificações.
É necessário que desmarque as opções abaixo circulado em vermelho antes de finalizar o envio do(s) arquivo(s).
Caso tenha enviado o(s) arquivo(s), o que pode ser feito paliativamente, é criar um filtro para que as mensagem do FileSender sejam encaminhadas para uma pasta específica.
O remetente sempre será o e-mail institucional.
Esta informação não é possível de ser alterada.