Perguntas Frequentes

Suporte Nível 1

Preciso ter identificadores persistentes, como o DOI ou Handle, para ativar o Dataverse?

Sim, o Dataverse trabalha com uma estrutura de indicadores persistentes para publicação de dados.

Posso publicar várias versões de um mesmo dado?

Sim, o Dataverse faz um controle dos dados postados, gerando um sub-identificador para cada versão postada. Todas as versões postadas são disponibilizadas.

Existe a possibilidade de publicar dados embargados?

Não. Dados embargados podem ser carregados para o Dataverse, mas não devem ser publicados, além disso, o acesso restrito deve ser aplicado à cada usuário ou grupo de usuários que tenham privilégios para acessá-los. A funcionalidade nativa para publicação de dados embargados está prevista para versões futuras.

Os dados enviados precisam de uma aprovação do curador do Dataverse para serem publicados?

Sim, se existir esse perfil de usuário configurado em uma comunidade de dados (dataverses). Diferentes perfis e permissões específicas como “publicar dados” podem ser atribuídos a usuários de forma que consiga executar a ação.

Comunidades de dados (dataverses) ou conjunto de dados (datasets) podem ser excluídos depois de publicados?

Não. Apenas se o administrador do servidor Dataverse executar um comando, programaticamente por meio de APIs (Application Program Interfaces).

Existe limite de tamanho de arquivos para serem enviados?

O limite é imposto pela configuração definida para tamanho de arquivos a serem enviados. Esse limite pode ser reconfigurado toda vez que necessário. Vale ressaltar que a qualidade de conexão para o envio dos arquivos também é um critério a ser considerado, visto que, caso a conexão seja interrompida, o envio de arquivos é cancelado.

Posso enviar dados programaticamente, via APIs?

Sim, o Dataverse foi projetado para utilização de APIs como uma das formas de envio de dados, além de poder executar outras funções, como: criação, envio, publicação e modificação de dataverses e datasets, todas programaticamente.

Quais as principais operações para comunidades de dados via APIs?

Criar, visualizar, excluir, exibir conteúdo e tamanho; listar, criar, excluir e atribuir papéis a usuários; listar e definir metadados; criar ou importar datasets; e publicar.

Quais as principais operações para conjuntos de dados via APIs?

Recuperar a representação em JSON; listar e recuperar versões; listar, editar, excluir e exportar metadados; listar arquivos; publicar; excluir rascunho; alterar a data da criação; listar, criar e atribuir papéis a usuários; criar, excluir e recuperar URL privada; adicionar arquivos; reportar o tamanho; submeter para revisão; recuperar o autor; recuperar métricas como quantidade de visualizações e downloads; e excluir.

Que outros principais recursos estão disponíveis via APIs?

Todos os principais recursos que podem ser executados programaticamente via APIs nativas do Dataverse podem ser consultados em http://guides.dataverse.org/en/latest/api/native-api.html.

O que ainda não é possível fazer via API?

No momento da escrita desta FAQ, as principais operações que não estavam disponíveis via AP estão listadas abaixo. Mais informações em: http://guides.dataverse.org/en/latest/api/faq.html#what-functionality-is-gui-only-and-not-available-via-api

  • Definir uma imagem de logotipo, URL e tagline ao criar uma comunidade de dados;

  • Editar propriedades de uma comunidade de dados existente;

  • Ativar solicitação de acesso para os termos de uso;

  • Fazer download de um guestbook;

  • Definir guestbook_id para um conjunto de dados;

  • Preencher um guestbook;

  • Visualizar por que motivo uma ingestão de arquivo falhou;

Suporte Nível 2

Ao acessar o sistema aparece a tela do Glassfish e não carrega o Dataverse

Realize um undeploy do Dataverse, e reinstale com o deploy.

  • /glassfish4/bin/asadmin list-applications

  • /glassfish4/bin/asadmin undeploy dataverse

  • /glassfish4/bin/asadmin deploy dataverse.war

Antes de realizar os testes com o Dataverse verifique se o Handle está funcionando pelo Batch, informações para teste estão disponível em: https://dadosdepesquisa.rnp.br/wiki/index.php/RDPBrasil/Handle.Net/S02

O Dataverse não consegue resolver o Handle (2)

Verifique se foi realizado o pagamento anual da Taxa do Handle em http://handle.net/ ou pelo e-mail hdladmin@cnri.reston.va.us

Troquei o IP do servidor, o Dataverse não consegue resolver o Handle

É necessário reenviar para registro o Handle da mudança do IP pelo e-mail hdladmin@cnri.reston.va.us

O Handle não direciona para o servidor, não consegue resolver?

Verifique se o serviço do Handle está ativado, e também se as portas 8000 e 2641 estão abertas para acesso externo.

  • $ service handle status

Onde encontro as atualizações do Dataverse?

Os arquivos de atualização e os procedimentos para cada atualização estão disponíveis em: https://github.com/IQSS/dataverse/releases

PS: Caso precise atualizar mais de uma versão (ex: da 4.16 para 4.20) execute todos os procedimentos para as versões 4.17, 4.18, 4.18.1, 4.19 e 4.20.

O Http(80) e ou o Https(443) não está direcionando para o Dataverse/Glassfish

Verificar a sessão Configuração do Apache Proxy para revisar os passos realizados.

Como reindexar o índice do SOLR no Dataverse

Para ativar a limpeza do índice e reindexação e necessário acessar o servidor via bash e executar os comandos:

  • curl http://localhost:8080/api/admin/index/clear

Como desinstalar o Dataverse para instalar desde o início

Verificar o nome da aplicação:

# /usr/local/glassfish4/bin/asadmin list-applications

Desinstalar o Dataverse:

# /usr/local/glassfish4/bin/asadmin undeploy dataverse[-versão]

Parar o Glassfish:

# /usr/local/glassfish4/bin/asadmin stop-domain domain1

Apagar o banco de dados:

# psql -U postgres postgres=# drop database dnvdb; postgres=# \q

Remover o diretório domain1 do Glassfish

rm /usr/local/glassfish4/glassfish/domains/domain1/

Guia de configuração do Dataverse:

http://guides.dataverse.org/en/latest/installation/config.html

DATAVERSE E SHIBBOLETH

Não consegue acessar o Dataverse após instalação do Shibboleth?

Confira se o serviço Apache está rodando corretamente através do comando:

sudo systemctl status httpd

Revise as configurações de redirecionamento em /etc/httpd.

Outra configuração importante é habilitar o AJP (Apache Jserve Proxy) no Apache, revise se você adicionou o trecho abaixo no arquivo de configuração de SSL antes de .

# don't pass paths used by rApache and TwoRavens to Glassfish

ProxyPassMatch ^/RApacheInfo$ !

ProxyPassMatch ^/custom !

ProxyPassMatch ^/dataexplore !

# don't pass paths used by Shibboleth to Glassfish

ProxyPassMatch ^/Shibboleth.sso !

ProxyPassMatch ^/shibboleth-ds !

# pass everything else to Glassfish

ProxyPass / ajp://localhost:8009/

AuthType shibboleth

ShibRequestSetting requireSession 1

require valid-user

Não aparece o botão de login para autenticar na federação?

Crie um arquivo shibAuthProviders.json com as informações abaixo:

E configure o Dataverse para exibir o botão de login através da API:

Na página de autenticação não é listado os provedores de identidade disponíveis?

Verifique se o serviço do Shibboleth está rodando através do comando:

$ sudo systemctl status shibd

E revise no arquivo de configuração /var/shibboleth/shibboleth2.xml se o endereço do discovery está correto na propriedade discoveryURL.

No processo de autenticação, após escolher um provedor de identidade, é retornado um erro?

Erro de serviço não registrado, exemplo:

WEB LOGIN SERVICE - UNSUPPORTED REQUEST

The application you have accessed is not registered for use with this service.

Entre em contato com a gestora da federação e envie o arquivo https://__SEUDOMINIO__/Shibboleth.sso/Metadata para refazer a relação de confiança do seu serviço com o provedor de identidade que está sendo utilizado para autenticação. Qualquer modificação na configuração do Shibboleth, esse procedimento deve ser realizado novamente pois o arquivo Metadata é alterado.

Erro de recurso não disponível, exemplo:

HTTP Status 404 - /idp/profile/SAML2/Redirect/SSO

type Status report

message /idp/profile/SAML2/Redirect/SSO

description The requested resource is not available.

Confira se o provedor de identidade que você está tentando autenticar está disponível, provável que ele não esteja.

Confira a permissão dos certificados utilizados pelo Shibboleth localizados na pasta /var/shibboleth/. Eles são utilizados para garantir a relação de confiança entre o serviço e o provedor de identidade autenticado e precisam estar acessíveis pelo serviço shibd. Recomenda-se utilizar a ferramenta keygen.sh para gerar esses certificados.

$ ls -la /var/shibboleth/*.pem

Caso necessário, realize as alterações de propriedades nos certificados.

$ sudo chown _shibd:_shibd /var/shibboleth/*.pem $ sudo chmod 600 /var/shibboleth/*.pem

Erro de privacidade ao acessar o Dataverse?

Se você estiver recebendo o erro NET::ERR_CERT_AUTHORITY_INVALID em navegadores Chromium, significa que há um problema com a autoridade de certificação que emitiu o certificado SSL. Revise a validade dos certificados utilizados na configuração do Apache. Caso você gerou um certificado novo durante a configuração, considere alterar para um certificado criado por uma autoridade de certificação.

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