DOI

O DOI é um identificador digital de objetos (sejam nato digitais, digitalizados ou abstratos) que podem ser atribuídos por organizações associadas a uma das agências de registro do DOI. No Brasil, as duas agências mais conhecidas são a CrossRef [2], para artigos de periódicos e algumas outras publicações acadêmicas, e DataCite [3] para uma ampla gama de objetos de dados.

O Sistema possui uma infraestrutura para garantir que uma URL seja resolvida para o local correto do objeto digital. O DOI.org é coordenado pela International DOI Foundation (IDF), uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2000, que faz a governança e o gerenciamento da federação de agências de registro. Estas agências fornecem os serviços de registro do identificador de objeto digital para publicações, conforme norma ISO 26324 (2012) para o sistema DOI (DOI, 2019). O Sistema DOI fornece uma infraestrutura técnica e social para o registro e uso de identificadores interoperáveis persistentes, para uso em redes digitais. (DOI, 2019).

ESTRUTURA DO DOI

Na geração automática do DOI pelo Dataverse pode-se utilizar um sufixo para identificar o servidor ou repositórios com a atribuição de um sufixo do identificador persistente.

Como exemplo, o prefixo do DOI 10.34841 quando gerado o sufixo seria apresentado como: https://doi.org.br/10.34841/64, sendo o 64 o número de registro.

Com a inserção do sufixo, o identificador ficaria https://doi.org.br/10.34841/dv/64, sendo o “dv/” o identificador do repositório. Pode-se utilizar sufixos como: “dv.”, “dv_” e outros.

Para definir o sufixo no Dataverse, deve-se utilizar via bash o comando abaixo:

curl -X PUT -d 'dv/' localhost:8080/api/admin/settings/:Shoulder

ATIVANDO O DOI NO DATAVERSE

Para ativar o DOI no Dataverse, primeiro ative a versão de teste, depois de tudo testado, aplique as configurações de produção.

ATIVAÇÃO DO DOI EM MODO DE TESTE

Para testes do DOI o DataCite disponibiliza um servidor que não cria DOI verdadeiros, apenas valida a entra, registra no sistema, mas não funcionam para resolução de URL.

No modo teste utiliza-se o servidor do DataCite como mostra a figura abaixo.

https://mds.test.datacite.org/doi/doi

Alguns parâmetros precisam ser ajustados no Java/Glassfish/Dataverse sendo as variáveis de ambiente. Dentro dos parâmetros do Java Virtual Machine (JVM), pode ser localizado no arquivo domain.xml, dentro das variáveis:

  1. doi.baseurlstring

  2. doi.username

  3. doi.password

Database:

  1. :DoiProvider

  2. :Protocol

  3. :Authority

  4. :Shoulder

  5. :IdentifierGenerationStyle (optional)

  6. :DataFilePIDFormat (optional)

Por meio da linha de comando (bash) devem-se definir os parâmetros abaixo:

curl -X PUT -d 'doi' localhost:8080/api/admin/settings/:Protocol curl -X PUT -d ' https://mds.test.datacite.org/doi/doi' localhost:8080/api/admin/settings/:doi.baseurlstring

curl -X PUT -d 'GDCC-RNP-TEST' localhost:8080/api/admin/settings/:doi.username curl -X PUT -d '{SENHA}' localhost:8080/api/admin/settings/:doi.password

curl -X PUT -d '10.80102' localhost:8080/api/admin/settings/:Authority curl -X PUT -d 'rnp.' localhost:8080/api/admin/settings/:Shoulder

./asadmin create-jvm-options '-Ddoi.baseurlstring=https\://mds.test.datacite.org'

./asadmin create-jvm-options '-Ddoi.username=GDCC-RNP-TEST '

./asadmin create-jvm-options '-Ddoi.password=(senha) '

Sendo:

  1. Usuário: GDCC-RNP-TEST

  2. Senha: (Senha definida)

  3. Authority: 10.80102 (prefix do DOI de teste)

Para checar ser as alterações foram realizadas com sucesso, verifique o arquivo “domain.xml” e os parâmetros baixo.

/usr/local/glassfish4/glassfish/domain/domain1/config/domain.xml

-Ddoi.username=GDCC.RNP-TEST

-Ddoi.password=(senha)

-Ddoi.baseurlstring=https://mds.test.datacite.org

Após realizar as alterações, reinicialize o Glassfish. Para testar, basta criar um novo dataset no Dataverse e publicar. Para checar se foi publicado corretamente, acesse o site: https://doi.test.datacite.org/repositories/gdcc.rnp-test/settings

ATIVAÇÃO DO DOI EM MODO DE PRODUÇÃO

Utilizando as mesmas credenciais seguras instruções abaixo:

  1. Altere o prefixo para 10.34841

  2. Altere o username para GDCC.RNP

  3. Reinicializa o Glassfish.

Para checar se foi publicado corretamente, acesse: https://doi.datacite.org/sign-in, utilizando as mesmas credenciais.