Requisitos
DADOSABERTOS
O documento oficial de referência para instalação do Dataverse encontra-se em:

REQUISITOS DE HARDWARE

Os requisitos mínimos para uma instalação do Dataverse em máquina virtual são:
    02 processadores de 2.8 GHz
    8 GB de memória RAM
    50GB de disco rígido
Para a instalação em um ambiente de produção recomenda-se uma configuração mais robusta, especialmente, idealmente, com soluções de armazenamento elástico pela falta de previsibilidade do tamanho de arquivos de dados a serem disponibilizados.

REQUISITOS DE SOFTWARE

Sistema Operacional: Linux RHEL / CentOS 7

O Dataverse funciona em várias distribuições do Linux, mas recomenda-se a escolha pelo RHEL / CentOS 7, especialmente quando a solução Shibboleth será utilizada para a autenticação de usuários, pois nos demais sistemas operacionais é dado apenas um suporte parcial.

Unzip

Pacote para compactar e descompactar arquivos no formato ZIP.

Java SE 8

O Java SE 8 é um ambiente de desenvolvimento voltado para criação de aplicações e componentes. O Dataverse requer o Java SE 8 (8u74 / JDK 1.8.0u74 ou superior).

Glassfish 4.1

O GlassFish é um servidor de aplicação open source para a plataforma Java EE. Segundo a documentação oficial do Dataverse, a versão 4.1 é a que deve ser instalada pois versões mais recentes apresentaram bugs encontrados pelos desenvolvedores do Dataverse.

PostgreSQL 9.6

PostgreSQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), desenvolvido como um projeto de código aberto. Segunda a documentação oficial do Dataverse, a versão recomendada e validade é a versão 9.6.

Solr 7.7.2

Solr é um projeto open source de um servidor de buscas de alta performance do projeto Apache Lucene. A versão recomendada pela documentação oficial do Dataverse é a versão 7.7.2.

JQ

O “jq” é uma ferramenta de linha de comando para analisar a saída JSON usada pelo script de instalação do Dataverse. Para mais informações sobre a ferramenta, consulte: https://stedolan.github.io/jq

ImageMagick (opcional)

O ImageMagick é utilizado para criar, editar, compor ou converter imagens de bitmap. Na plataforma Dataverse, o ImageMagick é utilizado para gerar thumbnails dos arquivos submetidos.

R Server (opcional)

O Dataverse utiliza o software R para manipular arquivos de dados tabulares. R pode ser considerado um componente opcional, o que significa que, se você não tiver R instalado, ainda poderá executar e usar o Dataverse, mas a funcionalidade específica dos dados tabulares mencionados acima não estará disponível para seus usuários.

TwoRavens (opcional)

O TwoRavens é um aplicativo da Web para modelagem estatística. Dado um conjunto de dados, ele identifica automaticamente relacionamentos interessantes e constrói modelos para prever resultados. Observe que, se optar por instalar também o TwoRavens, serão necessários alguns componentes e bibliotecas R adicionais. Mais detalhes em: http://guides.dataverse.org/en/latest/user/data-exploration/tworavens.html

Apache

O servidor web Apache é utilizado como um proxy, realizando o redirecionamento da porta 8080 para a porta 80 ou para qualquer outra porta desejada.

cURL (opcional)

O cURL no ambiente do Dataverse tem como papel principal apoiar na interação com a API da plataforma, através de métodos GET / PUT.

Shibboleth (opcional)

Shibboleth é uma das soluções para autenticação do Dataverse que permite uso de contas institucionais, por exemplo, as do IdP da RNP, ao invés de criação de contas locais criadas no Dataverse. Recomenda-se essa solução de autenticação.
Last modified 1yr ago