DADOSABERTOS

SERVIÇO EXPERIMENTAL: Repositório Institucional de Dados de Pesquisa da RNP
https://dadosabertos.rnp.br/

Sobre

Em março de 2017, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) lançaram um edital com intuito de selecionar um Grupo de Trabalho (GT) para atuar na identificação de práticas de "Acesso Aberto a Dados de Pesquisa no Brasil" e no desenvolvimento tecnológico de um protótipo de serviço de acesso aberto a dados de pesquisa.

O Grupo de Trabalho em Rede de Dados de Pesquisa Brasileira (GT-RDP Brasil) foi o selecionado e é formado por professores e pesquisadores da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Centro de Ciências Computacionais da Fundação Universidade do Rio Grande (FURG).

Desde 2018, o GT-RDP Brasil vem avançando na criação de um ecossistema de repositórios de dados de pesquisa nacional sob a coordenação da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da RNP e do IBICT.

A primeira entrega do GT foi um piloto de repositório de dados de pesquisa institucional da RNP que hoje, em caráter de um serviço experimental, está disponibilizado em: https://dadosabertos.rnp.br/.

Atualmente, toda a série histórica da RNP de suas medições da Rede Ipê, iniciada em 2012, estão disponibilizadas em: https://dadosabertos.rnp.br/dataverse/redeipe com identificadores persistentes do tipo DOI e Handle.