Nesta página você poderá encontrar os manuais direcionados aos gestores das secretarias de educação.
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Nessa página, você encontrará as orientações necessárias para realizar a indicação das escolas através do SIMEC.
Acesse o endereço https://simec.mec.gov.br/login.php e realize o login utilizando seu usuário GOV.BR.
Nas opções sugeridas no campo “Selecione”, localize “PAR 4”. Após isso, digite seu CPF no campo destacado para realizar o login no portal.
Ao realizar o login, você deverá acessar o menu “Programas do MEC”, clicando sob o ícone destacado no canto inferior direito da tela.
Após isso, a plataforma abrirá a tela de programas do MEC. Localize “PIB” (Programa Internet Brasil) e selecione.
Caso seja o primeiro acesso realizado pelo Estado ou Município no Programa Internet Brasil, o sistema exibirá a mensagem: “Adesão ao programa aberta”.
Ao selecionar o Programa Internet Brasil, a plataforma exibirá uma mensagem de boas-vindas, clique no botão “OK”.
A página exibirá a Aba Termo de Adesão habilitada, porém as abas Escolas, Coordenador e Síntese bloqueados.
Acesse a aba “Termo”, o sistema apresentará o texto com todas as informações do Termo de Adesão e ao final dele os botões “Aceito”, “Não Aceito” e “Sair” habilitados.
Ao clicar no botão “Aceito”, a página apresentará uma tela de Atenção com a mensagem “Tem certeza que deseja aderir ao Programa Internet Brasil?” e os botões “Cancelar” e “Sim”.
Clique em “Sim” e confirme com “OK” para gravar as informações.
Acesse a aba “Escolas” para selecionar as escolas que participarão do programa.
Lembrando que essa opção só estará disponível se o Termo de Adesão estiver aceito e quando o período de adesão estiver aberto.
Ao selecionar as Escolas e clicar no botão “Salvar” a plataforma apresentará mensagem “Salvo - Escolas Salvas com Sucesso” e o botão “OK”. Após isso, as escolas selecionadas serão apresentadas na aba “Síntese”.
Depois de indicar as escolas, acesse a aba “Coordenador” para incluir o coordenador e o coordenador substituto.
Insira o CPF, Nome, E-mail Institucional e Telefone, clique em “Incluir”. Após isso, clique em “Salvar”.
Ao realizar a inclusão dos designados responsáveis, a plataforma retornará com a mensagem “Coordenador Salvo com Sucesso”, clique em "OK".
Por último, na aba “Síntese”, estarão listadas as escolas indicadas. Será nessa aba que você realizará o envio das informações ao MEC. Clique em “Enviar ao MEC” para finalizar o processo.
Lembrando que, após enviar ao MEC não é possível editar as informações. Caso haja necessidade de alteração, gentileza reportar a RNP nos Canais de Atendimento.
Ao acessar os Programas do MEC, caso o Estado ou Município já seja participante do PIB (Programa Internet Brasil), o sistema exibirá a mensagem: “Estado aderiu ao programa”.
Ao selecionar o PIB (Programa Internet Brasil), a página exibirá as abas Termo de Adesão, Escolas, Coordenador e Síntese habilitadas.
Ao acessar a aba “Escolas” a página retornará com todas as escolas vinculadas a sua secretaria, selecione as escolas que deseja indicar ao Programa Internet Brasil e clique em “Salvar”.
Na aba “Coordenador”, os dados de coordenador já estarão preenchidos devido à participação anterior da secretaria junto ao Programa Internet Brasil.
Caso deseje alterar o coordenador, basta digitar as novas informações e clicar em “Alterar”.
Ao realizar a alteração do designado responsável, a plataforma retornará com a mensagem “Coordenador Salvo com Sucesso”, clique em "OK".
Por último, na aba “Síntese”, estarão as etapas das escolas já participantes do Programa Internet Brasil. E na última etapa, ou seja, a etapa atual, estarão as escolas indicadas nesse novo ciclo.
Será nessa aba que você realizará o envio das informações ao MEC.
Lembre-se de revisar as informações antes de enviar ao MEC, visto que, após o envio as informações não poderão ser alteradas. Caso haja necessidade de alteração, gentileza reportar a RNP nos Canais de Atendimento.
Acesse o link https://portal.internetbrasil.mcom.gov.br/ e realize o login na plataforma Internet Brasil utilizando seu usuário GOV.BR.
No canto superior esquerdo, localize o ícone de menu e selecione.
Clique em "Critérios de Seleção do Estudante" para realizar a indicação dos critérios de seleção que a escola deverá considerar ao incluir os estudantes na solicitação.
Cadastre os critérios a serem adotados pelas escolas no momento da seleção dos estudantes para a participação no programa, no campo informado abaixo.
Critérios cadastrados durante a vigência de uma janela somente serão validos para a janela seguinte.
Os critérios informados, serão listados logo abaixo do campo de inclusão e para que os critérios sejam disponibilizados para as escolas, antes é necessário gerar o termo. Selecione os critérios e clique em "Gerar termo".
Uma janela com os critérios gerais do programa e os critérios indicados pela Secretaria de Educação se abrirá. Clique em "Salvar" e pronto.
Fique atento para abertura da próxima janela de solicitação prevista para vigorar, você poderá incluir critérios até um dia antes dessa janela.
Envie um e-mail para: atendimento@rnp.br ou envie uma mensagem no WhatsApp através do número 0800 722 0216.
Acesse o link https://portal.internetbrasil.mcom.gov.br/ e realize o login na plataforma Internet Brasil utilizando seu usuário GOV.BR.
No canto superior esquerdo, localize o ícone de menu e selecione.
Clique em "Listar Escolas" para realizar a indicação de chips por escolas.
Limite de Benefícios: Total de benefícios disponibilizados para a secretaria.
Sobra: Quantidade de chips que a secretaria tem disponível para distribuir, ou seja, chips que ainda não foram distribuídos a nenhuma escola.
Realize a busca das escolas utilizando um dos campos de pesquisa "Código INEP" ou "Nome da escola".
Em "Limite de Benefícios" indique a quantidade de benefícios que deseja limitar à escola selecionada considerando o valor da "Sobra".
Limite de Benefícios: Some ou reduza o valor desejado ao limite de benefícios da escola, considerando o valor da sobra.
Sobra: Quantidade de chips que a escola ainda tem para solicitar.
Envie um e-mail para: atendimento@rnp.br ou envie uma mensagem no WhatsApp através do número 0800 722 0216.
As escolas também estarão listadas abaixo dos campos de pesquisa, localize e selecione o íconepara incluir a quantidade de benefício direcionado a cada escola.