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Acesse o portal através do endereço: https://internetbrasil.mcom.gov.br
Na tela inicial do programa Internet Brasil, clique em "Entrar", no canto superior direito.
Na tela de login, clique em "Entrar com o Gov.br"
Você será redirecionado ao login do gov.br, insira seu CPF e cliquem em "Continuar".
Insira a sua senha de acesso e clique em "Entrar".
Pronto! Agora você poderá acessar o portal e iniciar a solicitação do benefício.
Caso não se recorde da senha, clique em "Esqueci minha senha" e siga as orientações da página.
Após realizar o acesso, clique no “Menu” presente no canto superior esquerdo e em seguida selecione "Solicitação de benefício".
Tela de solicitação
Na tela de solicitação você encontra informações importantes sobre o seu pedido.
1. É o período em que a escola poderá realizar a solicitação de benefício, esse prazo deve ser respeitado, pois não será possível solicitar posteriormente.
2. Quantidade total de benefícios determinados para a escola.
3. São os benefícios disponíveis no momento, nesse número são excluídos os valores que já foram solicitados ou estão em análise.
4. Aqui estão os dados da instituição, é de extrema importância que os dados estejam corretos. Caso haja alguma divergência, envie um e-mail para atendimento@rnp.br contendo o endereço correto e demais informações da escola.
Após verificar todos os campos, clique em “Nova Solicitação” para prosseguir.
O primeiro passo é confirmar o endereço da escola, valide as informações apresentadas, se estiver tudo certo marque o campo de declaração e confirme, se houver alguma divergência, clique no link do "Fale Conosco" para nos enviar uma mensagem.
Agora você deve validar as condições do programa e, caso o beneficiário se encaixe nas regras, insira o NIS do estudante ou o NIS do responsável pelo estudante
Optando por incluir o NIS do estudante, será necessário inserir esse número no campo designado.
Caso deseje incluir o NIS do responsável, clicando na aba “Responsável”, você poderá incluir o NIS e selecionar o nome do dependente para o qual deseja redirecionar o chip. O NIS do estudante será preenchido automaticamente após isso.
Após inserir o NIS, alguns campos da tela abaixo serão preenchidos automaticamente, basta completar as informações que estão faltando e ler/marcar as confirmações obrigatórias.
Caso o responsável no CadÚnico seja diferente do responsável pela matrícula do estudante, será necessário marcar a opção “Não, o responsável familiar no CadÚnico é diferente do responsável pela matrícula do estudante na Escola.”
Preencha os dados do responsável e marque a opção ao final do formulário “O gestor escolar declara que o responsável pela matrícula do estudante está cadastrado junto à Escola e, portanto, apto a receber o benefício”.
No campo seguinte o sistema também traz alguns campos preenchidos.
No campo “Operadora indicada”, o sistema indicará a operadora com cobertura para a localidade do estudante, caso ela não tenha um bom sinal na região do estudante ou exista outro problema, basta preencher o campo “Operadora alternativa” e “Justificativa”.
Neste momento, o gestor deverá indicar a operadora funcional para atender o beneficiário e, no campo "Justificativa" deverá apresentar o motivo da decisão. O campo "Observação" pode ser utilizado com informações pertinentes a alteração.
Com os dados preenchidos selecione a opção “Salvar” para incluir o estudante na solicitação.
Note que o último cadastro realizado já está salvo na lista de estudantes adicionados. Caso queira finalizar depois, basta clicar em "Salvar e Continuar depois" as informações inseridas continuarão armazenadas.
Confira os próximos passos de acordo com as opções da figura acima:
1. Descrição e dados do estudante cadastrado.
2. Botão para apagar ou editar os dados cadastrais.
3. Você poderá inserir novos estudantes posteriormente, ao clicar nesse botão, você vai voltar para a tela anterior.
4. Através dessa opção você pode inserir vários estudantes na mesma solicitação.
5. Aqui você poderá enviar/concluir a solicitação, ao clicar nele não será possível editar ou reabrir esse pedido.
Após o envio a escola precisa abrir uma requisição via e-mail para: atendimento@rnp.br, para realizar alterações na solicitação.
Após clicar em “Continuar depois”, todos os dados dos estudantes ficarão armazenados no sistema e você poderá incluir novos estudantes posteriormente.
Para retomar o cadastro, acesse a tela de "Solicitações e benefícios", na parte inferior, dentro da área “Solicitações” será possível verificar todas as solicitações. Caso queira editar alguma solicitação que está em andamento, basta clicar no ícone "Editar" na coluna de "Ações".
A solicitação poderá ser editada quando estiver com a situação "Em elaboração" ou "Ajuste".
Quando a solicitação estiver com a situação "Aguardando análise da gestão", é necessário abrir chamado através do e-mail atendimento@rnp.br informando o código da solicitação para pedir a alteração.
Caso não tenha êxito no pedido, envie um e-mail para atendimento@rnp.br, contendo em anexo o print da tela em que há dúvidas ou indicando possíveis falhas do sistema.
Envie um e-mail para: atendimento@rnp.br ou envie uma mensagem no Whatsapp através do número 0800 722 0216