Agora Ă© possĂvel fazer o download, em formato PNG, do slide que estĂĄ sendo exibido na apresentação principal por qualquer participante da conferĂȘncia. As anotaçÔes feitas sobre o slide pelo apresentador tambĂ©m aparecem na imagem baixada.
Ainda estamos produzindo ele.
Agora Ă© possĂvel fazer enquetes em que os participantes podem escolher mais de uma resposta.
HĂĄ 2 modos de realizar enquetes durante uma videoconferĂȘncia no Elos: o primeiro modo Ă© mais abrangente e pode ser iniciado a qualquer momento durante uma videoconferĂȘncia. O segundo modo Ă© uma espĂ©cie de "atalho", porĂ©m estĂĄ disponĂvel apenas durante a apresentação de slides. Veja abaixo cada uma dessas modalidades de enquete:
Enquete completa
Durante uma videoconferĂȘncia vocĂȘ pode utilizar a funcionalidade de enquete, para, por exemplo, proporcionar interação e levantar respostas de modo rĂĄpido, sem que os participantes precisem digitar no chat ou ligar seus microfones para responder vocĂȘ. Para criar uma enquete, primeiro vocĂȘ precisa ter a função de Apresentador(a) atribuĂda a vocĂȘ. Saiba mais sobre as permissĂ”es de cada papel clicando neste artigo.
Crie uma enquete clicando primeiro no botĂŁo de â+â, no canto inferior esquerdo da tela principal da videoconferĂȘncia, e em seguida selecione âIniciar enqueteâ:
Modelos de enquete
VocĂȘ pode escolher um dos modelos de enquete prontos ou personalizĂĄ-los:
A pergunta - que Ă© opcional - tem o limite de 400 caracteres;
Clicando sobre cada modelo (nÂș 1 na imagem a seguir), ele habilitarĂĄ a opção de modificar as alternativas padrĂ”es ou adicionar uma nova alternativa (nÂș 2) e realizar a enquete em modo anĂŽnimo (nÂș 3).
Os modelos de enquetes sĂŁo:
Verdadeiro/ Falso;
QuestĂ”es de Resposta Ănica ou MĂșltipla Escolha;
Sim / Não / Abstenção;
Resposta descritiva, com limite de 45 caracteres.
Enquetes AnĂŽnimas
Ao realizar uma enquete não anonima, quando um participante vota, cada voto individual é mostrado para o apresentador que estå realizando a enquete. Quando a enquete é anÎnima, essa informação não aparece de forma individualizada para o apresentador:
Exemplo de enquete nĂŁo anĂŽnima
Exemplo de enquete anĂŽnima
Ao iniciar a enquete, as alternativas aparecerão no canto inferior da apresentação principal para os participantes. Para votar basta clicar na opção ou escrever na caixa de texto - caso seja uma enquete descritiva.
VocĂȘ pode acompanhar o engajamento da enquete em tempo real, no mesmo painel em que a criou:
Ao final Ă© possĂvel compartilhar o resultado da enquete com todos(as) participantes. Para isso, clique em 'Publicar enquete'. O resultado serĂĄ publicado na apresentação principal da videoconferĂȘncia, no canto inferior direito e dentro do chat pĂșblico:
A enquete rĂĄpida fica disponĂvel apenas durante uma apresentação de slides em que o conteĂșdo do slide tenha a aparĂȘncia de uma enquete, com perguntas e alternativas, conforme o modelo abaixo. Quando estiver sendo apresentado o slide com o conteĂșdo, o botĂŁo de enquete rĂĄpida aparecerĂĄ no canto inferior esquerdo da tela principal da sala:
Ao clicar no botĂŁo, vocĂȘ irĂĄ confirmar a publicação da enquete rĂĄpida aparecendo as opçÔes para os usuĂĄrios e poderĂĄ imediatamente visualizar o painel com o acompanhamento da votação:
Na enquete rĂĄpida vocĂȘ tambĂ©m pode publicar os resultados na tela principal da sala da mesma forma conforme na enquete completa.
Agora Ă© possĂvel configurar a conferĂȘncia para que ela receba o tema escuro.
Ainda estamos produzindo ele.
Agora o usuĂĄrio que estiver na sala de espera aguardando para entrar na conferĂȘncia serĂĄ informado qual lugar ele ocupa na fila para ingressar na sessĂŁo.
Em uma videoconferĂȘncia, os participantes que ingressam como convidados precisam ter sua entrada aprovada por algum moderador, normalmente ficam aguardando na tela chamada âSala de espera dos convidadosâ. Como mostra a imagem abaixo:
O convidado que estiver aguardando para entrar na conferĂȘncia serĂĄ informado em qual lugar ocupa na fila.
Ao mesmo tempo, dentro da sala, um aviso de que alguém estå aguardando aprovação é exibido para o moderador:
O moderador tem duas opçÔes de enviar mensagem para os convidados que aguardam aprovação.
Para enviar mensagem para todos os convidados, basta redigir o conteĂșdo na caixa de texto que aparece no topo da aba de convidados e depois clicar em 'Enviar':
A mensagem serå imediatamente exibida para os convidados que aguardam aprovação.
Agora Ă© possĂvel gerenciar o tempo de permanĂȘncia das salas de apoio, tanto estendendo como reduzindo o tempo que ela seguirĂĄ aberta. Anteriormente era possĂvel apenas estender o seu tempo de permanĂȘncia.
A sala de apoio é notificada nessa alteração na årea do bate-papo.
Ainda estamos produzindo ele.
Agora o moderador da sala, alĂ©m de acompanhar as interaçÔes totais dos participantes, terĂĄ essa anĂĄlise em forma de linha do tempo, com indicação de pontuaçÔes de acordo com o nĂvel de participação de cada usuĂĄrio.
Como Ă© atualmente:
Como serĂĄ:
Ainda Ă© possĂvel ver a pontuação de cada usuĂĄrio clicando sobre o seu nome e baixar os dados em formato CSV do painel clicando no botĂŁo inferior direito:
Ex dos dados do participante:
O moderador tambĂ©m poderĂĄ baixar os dados no final da sessĂŁo, apĂłs a pesquisa sobre experiĂȘncia na conferĂȘncia - feedback de final de sessĂŁo.
Esta ferramenta permite que os moderadores de sala acompanhem o engajamento dos usuĂĄrios durante uma sessĂŁo de videoconferĂȘncia. Professor, utilize esse recurso para acompanhar as interaçÔes de seus alunos de forma individualizada e tambĂ©m para fazer uma avaliação holĂstica de sua aula.
VocĂȘ pode acessar o Painel de Aprendizagem de sua sessĂŁo dentro da visĂŁo da lista de usuĂĄrios, clicando na engrenagem de Gerenciar usuĂĄrios e selecionando a opção Painel de Aprendizagem.
O Painel de Aprendizagem registra informaçÔes de todos os usuårios que entraram ao menos uma vez na sala, incluindo o moderador. Estas informaçÔes ficam dispostas entre os quatro painéis de navegação, no canto superior da tela, exibidos com mais detalhes na parte inferior.
Ao abrir o Painel de Aprendizagem serĂĄ mostrado o painel de UsuĂĄrios ativos. Diferentes informaçÔes do engajamento dos usuĂĄrios estĂŁo dispostas em colunas e cada linha trata de um usuĂĄrio que participou de sua sessĂŁo. Nesta pĂĄgina Ă© exibido uma visĂŁo geral de sua sessĂŁo, os sĂmbolos apresentados serĂŁo descritos em seu respectivo painel de navegação.
O prĂłximo painel de navegação Ă© o Pontuação de atividade. Ele apresenta uma sĂntese do acompanhamento dos usuĂĄrios durante a sessĂŁo e mais atributos interessantes para seu conhecimento: tempo online, tempo falando, tempo com cĂąmera, status e pontuação de atividade.
Em tempo online Ă© identificado o tempo total conectado de cada usuĂĄrio. A barra exibida preenche de acordo com o tempo total online.
O tempo falado mostra durante quanto tempo o ĂĄudio de um usuĂĄrio foi reproduzido para os demais. Assim como o tempo com cĂąmera mostra quanto tempo a cĂąmera de um usuĂĄrio ficou exibindo sua imagem.
O status lhe informa se o usuĂĄrio estĂĄ, no momento, conectado ou nĂŁo.
JĂĄ a pontuação da atividade Ă© um Ăndice calculado pelo conferĂȘnciaweb e dado a todos os usuĂĄrios com base em todas as mĂ©tricas captadas durante uma videoconferĂȘncia. Os usuĂĄrios recebem um valor de 0 a 10 que auxilia o professor/moderador da sala a acompanhar o envolvimento com as aulas ao longo do perĂodo letivo.
Ao clicar no nome de algum participante, vocĂȘ encontrarĂĄ disponĂvel uma visualização do engajamento do usuĂĄrio ao longo da duração da videoconferĂȘncia.
ATENĂĂO: nĂŁo recomendamos que a pontuação de atividade seja um recurso avaliativo. Seu uso mais apropriado Ă© para fins de consulta e planejamento de estratĂ©gias para promover engajamento entre seus alunos.
O terceiro painel exibido Ă© Linha do Tempo. ****Agora o moderador da sala, alĂ©m de acompanhar as interaçÔes totais dos participantes, terĂĄ essa anĂĄlise em forma de linha do tempo, com indicação de pontuaçÔes de acordo com o nĂvel de participação de cada usuĂĄrio.
No painel Enquetes estĂĄ o registro das respostas de cada usuĂĄrio para todas as enquetes disparadas durante sua sessĂŁo. Na linha superior destacada de cinza estarĂŁo as perguntas feitas em cada uma das enquetes e nas linhas abaixo dela a resposta de cada aluno devidamente identificada.
Quando o usuĂĄrio nĂŁo responder, o Painel de Aprendizagem exibirĂĄ Abstention no lugar.
Atualmente o Painel de Aprendizagem sĂł Ă© disponĂvel aos moderadores de sessĂŁo durante a conferĂȘncia ou ao Encerrar sessĂŁo. Responda Ă s questĂ”es de final de sessĂŁo e no tĂ©rmino da avaliação o sistema apresentarĂĄ o link de acesso Abrir Painel AnalĂtico de Aprendizagem.
O download do Painel AnalĂtico de Aprendizagem Ă© restrito aos moderadores da sala e para isso devemos acessar o documento e selecionar a opção de Baixar dados da sessĂŁo.
Relembre as formas de acessar o Painel AnalĂtico de Aprendizagem:
VocĂȘ pode acessar o Painel de Aprendizagem de sua sessĂŁo dentro da visĂŁo da lista de usuĂĄrios, clicando na engrenagem de Gerenciar usuĂĄrios e selecionando a opção Painel de Aprendizagem.
VocĂȘ tambĂ©m poderĂĄ acessar o Painel ao Encerrar sessĂŁo. Responda Ă s questĂ”es de final de sessĂŁo e no tĂ©rmino da avaliação o sistema apresentarĂĄ o link de acesso Abrir Painel AnalĂtico de Aprendizagem.
Fique ligado em nossa pĂĄgina de Novidades e Melhorias para saber quando estarĂĄ disponĂvel o download do Painel AnalĂtico de Aprendizagem apĂłs o fim da sessĂŁo!