Abaixo você encontra algumas perguntas frequentes sobre o serviço de Conferência Web, mas caso ainda tenha algum problema ou dúvida, fale com o nosso Service Desk.
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Os chips têm data de validade? Não. Os chips não têm data de validade e seguem funcionando enquanto o projeto estiver vigente, inicialmente até junho de 2021, conforme prorrogação do Ministério da Educação (MEC). Por isso, não é necessário descartar ou trocar os dispositivos. Até quando minha instituição pode solicitar chips? Não há data limite definida para a solicitação de chips. As Instituições de Ensino Superior (IES) que aderiram ao projeto podem solicitar chips, conforme sua necessidade, dentro do prazo de vigência do projeto. Já fiz um pedido. Posso solicitar mais chips para novos alunos? Sim e o procedimento continua o mesmo: basta que os profissionais indicados pelos reitores das IES no Termo de Adesão ao projeto enviem as solicitações de chips para o e-mail atendimento@rnp.br, informando o total de chips por município e unidade federativa (UF). A RNP solicitará informações adicionais, caso necessário. É possível inserir créditos no chip do aluno? No momento, somente é possível inserir créditos nos chips da operadora Algar. A RNP está trabalhando na possibilidade de ampliar esta oferta para outras operadoras. Um chip pode ser enviado para localidade que oficialmente não tem cobertura, mas que o aluno afirma ter? Sim, é possível. No entanto, o estudante e a IES na qual ele está matriculado devem estar cientes de que a RNP e a operadora não garantem o funcionamento do chip. Como proceder, quando as aulas presenciais retornarem, nos casos de estudantes que solicitaram seus chips para uma localidade diferente da região do seu campus? Caso não haja cobertura na região do campus, a IES poderá solicitar outro chip que cubra a localidade onde o aluno estuda. Os pacotes de dados são cumulativos? Não, não é possível acumular dados. No caso dos pacotes da Algar, cada recarga tem validade de 90 dias e a cada 60 dias é solicitada nova recarga de 40Gb à operadora. Os pacotes da Claro e Oi são renovados automaticamente a cada 30 dias, com recarga de 20Gb. Onde ficam os pontos de atendimento para retirada de chips da Algar? Os chips podem ser retirados em qualquer loja ou franquia da operadora. Os chips podem ser disponibilizados para atender outras faixas de renda? O projeto atende aos estudantes classificados no art. 5º do Decreto nº 7.234/2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. A liberação dos limites/quantitativos por faixas é comunicada pelo MEC, em acordo com as IES, para a RNP. O que fazer caso algum chip apresente problemas de funcionamento? Se o chip for da Claro, é necessário ligar no número *860 utilizando o número do chip recebido. Se o problema não for resolvido, os representantes das IES devem contatar à RNP, relatando o ocorrido pelo e-mail atendimento@rnp.br. Para chips da OI ou Algar, o primeiro passo é entrar em contato com o atendimento da RNP pelo e-mail citado. O que fazer em caso de perda ou roubo de chip? Os representantes das IES devem contatar à RNP, relatando o ocorrido pelo e-mail atendimento@rnp.br. Como faço para realizar a suspensão do CHIP? Para pedidos de suspensão de CHIPS que não estão em utilização, se faz necessário que a lista contendo o ICCID do SIMCARD seja encaminhado ao e-mail do atendimento@rnp.br, a suspensão é feita a operadora e a duração inicial é de 30 dias (obrigatórios) após esse período pode ser mantido inativo durante 120 dias (4 meses). Para solicitar a reativação, basta encaminhar um e-mail com a mesma informação do ICCID ao atendimento@rnp.br, o pedido será enviado a operadora responsável que leva 5 dias úteis (após os 30 dias obrigatórios) para a realização da ativação. Tem outras dúvidas sobre o projeto ou no preenchimento e upload do arquivo .CSV na plataforma Alunos Conectados? Fale conosco por atendimento@rnp.br. Uma equipe especializada vai atender você!