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Para auxílio na prestação de contas, estamos disponibilizando acima o Manual de Prestação de Contas.
Onde encontrar o modelo do arquivo CSV.
Para isso, você deve acessar a plataforma (https://alunosconectados.rnp.br/) e estando autenticado na plataforma, realizar o upload do(s) arquivo(s) de prestação de contas, respeitando a modalidade:
1.1.1 Chips (modelo praticado pelas operadoras Claro e Oi) - acessado via menu lateral esquerdo, item "Upload da lista de estudantes beneficiados", subitem "Chips";
1.1.2 Créditos (modelo praticado pela operadora Algar) - acessado via menu lateral esquerdo, item "Upload da lista de estudantes beneficiados", subitem "Créditos".
1.2 É importante destacar que o layout dos arquivos em questão é diferente e que o modelo adequado está disponível na página da modalidade para a qual se deseja realizar a prestação de contas, em ambos os casos acessível por meio do botão "Baixar modelo", localizado no canto superior direito da página, logo acima da tabela que detalha o histórico de envios.
Chips – (Somente para os SIMCARDS vinculados a Claro e OI)
Créditos (Somente para os SIMCARDS vinculados a algar
2. Descrições do campo de preenchiment - CHIPS
2.1 Após extração do arquivo da plataforma, o mesmo estará disponível no formato .CSV conforme imagem a seguir
Observação: o arquivo deverá ser apenas preenchido e não modificado. 2.2 Descrições das colunas.
CodigoRNPdaIES - Código da IES na base da RNP, pode ser verificado no canto superior direito ao lado do botão sair página inicial.
CodigoCampus - Código do Campus na base da RNP, pode ser verificado na plataforma Alunos Conectados: Menu a esquerda – Visualizar Lista de Campi – Coluna: Código
CodigoCurso - Código do Curso na base da RNP, pode ser verificado na plataforma Aluno Conectados: Menu – Visualizar Lista de Cursos – Coluna: Código do Curso
MatriculaEstudante - Matricula do estudante de acordo com a IES.
CPFTitularDaLinha – (Apenas números. Ex 01234567890) - CHIP: CPF do Estudante ou Responsável Legal. - CRÉDITO: CPF do Titular linha
QtdDisciplinasMatriculadoSemestre - Nº de disciplinas referente ao semestre atual.
NroCelular – (Apenas números. Exemplo: 61988883333)
- Observação: Ao identificar o recebimento dos CHIPS pela IES, a RNP encaminhou um arquivo contendo todos os números de telefone do pedido ao GESTOR LOCAL DO PROJETO de sua Instituição. Em caso de não recebimento, entre em contato com os canais de atendimento do Service Desk.
CodigoOperadora - Código da operadora na base da RNP, pode ser verificado na plataforma Alunos Conectados: Menu – Visualizar Lista de Operadoras – Coluna: Código da Operadora
CEPLocalAcesso - CEP de onde o estudante utilizará o acesso com maior frequência.
CategoriaEstudante –
Faixa de renda mensal familiar:
1 = 0,5 salários mínimos;
2 = entre 0,5 e 1,0 salários mínimos; 3 = entre 1,0 e 1.5 salários mínimos.
3. Descrições do campo de preenchiment - Créditos
3.1 Após extração do arquivo da plataforma, o mesmo estará disponível no formato .CSV conforme imagem a seguir
Observação: o arquivo deverá ser apenas preenchido e não modificado.
O preenchimento seguirá o mesmo padrão das descrições do passo 2.2 com execeção das opções a seguir:
GBaCreditar – E quantidade de Gigabyte a creditar para o aluno, no caso das operadoras Claro e OI são de 20GB mensais e para a operadora Algar 40GB a cada 2 meses.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Service Desk pelo telefone/whatsapp: 0800 722 0216 ou e-mail atendimento@rnp.br.
Este manual é destinado ao administrador nas instituições de ensino. A plataforma de Gestão de Créditos de Celular é uma solução para envio de dados entre Instituições de Ensino Superior (IES) e Operadoras, tendo como ponte de gerenciamento a Rede Nacional de Pesquisa (RNP).
Como gestor de IES, você poderá realizar por meio da plataforma o upload da lista de beneficiários e acompanhar os dados de consumo da sua instituição.
Após receber o link de confirmação de cadastro por e-mail, crie sua senha segura. Está disponível a visualização dos Termos de Uso. Leia-os com atenção.
Instale o app no seu celular (Google Authenticator)
Baixe nas lojas oficiais de aplicativos: Google Play ou AppStore
Leia o QR Code fornecido pelo sistema CRED no primeiro login.
No primeiro login, pós inserir CPF e senha criada, será solicitado um fator de autenticação gerado pelo app Google Authenticator.
Digite o código de 6 dígitos fornecido pelo Authenticator com validade de 1 minuto. A cada novo login deve ser inserido um novo código fornecido pelo app.
Após a autenticação de duplo fator (página 5), você será direcionado a criação da pergunta de segurança
Após seguir os passos anteriores, será possível logar no sistema utilizando seu CPF e senha escolhida. Caso precise recriar sua senha, clique em "esqueci minha senha". Será necessário responder a pergunta secreta para recadastrar a senha.
Em "Buscar Por", selecionar a opção "Curso de Graduação";
Preencher o campo "Nome, Sigla ou Código da Instituição";
Informar o código de verificação e clicar em "Pesquisar";
Na tabela de resultados, clicar em "Exportar Detalhado";
O e-Mec disponibilizará um arquivo .CSV onde a coluna H (Código do curso Cine Brasil).
Para realizar upload de arquivos, clique em "upload" na barra superior da plataforma.
Faça download do modelo de tabela CSV para inserir os dados dos estudantes a serem beneficiados. Salve o arquivo em seu computador.
Clique em "selecionar arquivo" para escolher seu CSV desejado e importa-lo para a plataforma. Atenção ao tamanho máximo permitido.
A soma dos créditos solicitados por estudante não podem ultrapassar o limite máximo da IES. Caso ultrapasse, o sistema emitirá alerta e será possível reenviar o arquivo.
Caso o arquivo enviado contenha erros (número incorreto de dígitos, dados fora do padrão ou falta de dados obrigatórios), o status aparecerá como "arquivo com erros". Para visualizar os erros encontrados pelo sistema, clique no ícone ao lado de Status. Reenvie o arquivo corretamente preenchido clicando em "selecionar arquivo".
O status aparecerá "em processamento" quando o arquivo for enviado com sucesso e estiver em análise pela Operadora.
Após processados, o status será modificado para "créditos processados" e será possível visualizar o resultado.
Na página de visualização de erros, será possível encontrar a relação de erros, o número de erros encontrados, a linha do arquivo enviado onde se encontra o erro e sua descrição.
Após o primeiro mês de uso, será possível visualizar o consumo de dados da sua IES na página de Consumo (disponível na barra superior, página principal da plataforma).
Para realizar o download dos dados em CSV, clique no ícone disponibilizado.
É possível visualizar os dados por campi, cursos e estudantes (matrícula) do mês atual ou anterior. Escolha sua preferência.
O objetivo do projeto é viabilizar, conectividade a alunos que não tenham renda suficiente para contratar o serviço de banda larga em seus domicílios, disponibilizando pacotes de dados móveis (4G) para que eles tenham acesso aos conteúdos educacionais e às atividades de aprendizagem, oferecidos de forma remota pelas instituições de ensino.
Acesse o menu lateral e veja os guias do serviço, caso ainda precise de apoio, fale com o nosso Service Desk através do telefone/WhatsApp: 0800 722 0216 ou e-mail: atendimento@rnp.br.
Não encontrou o que precisa? Gostaria de adicionar algo? Por favor, não deixe de nos informar.
Envie um e-mail para o atendimento@rnp.br sinalizando o erro, página ou conteúdo que precisa de alteração.
Sua colaboração é ESSENCIAL para evoluirmos cada vez.
Caso tenha problemas durante a primeira configuração do autenticador da Google, execute os passos abaixo:
Acesse o App "Google Authenticator" e remova o ultimo código lido:
Pressione e segure a opção disponível no app "cred(AWSCognito:NUMERODOCPF) ao selecionar irá aparecer a opção com o ícone de lixeira no canto esquerdo, selecione e remova.
Valide se o seu dispositivo móvel está com data/hora configurados no formato automático e se está em sincronia com o computador.
Após concluir os passos anteriores, acesse a plataforma (alunosconectados.rnp.br) insira usuário e senha e em seguida faça uma nova leitura do QRCODE exibido na tela, um código de 6 dígitos será exibido em seu celular, insira o mesmo na plataforma e o acesso será realizado.
Ao acessar a plataforma de Alunos conectados, siga os passos a seguir para sucesso em seu novo pedido. 1. Localize no menu lateral a opção “Solicitação de Benefício” e acesse.
2. Junto à lista, acesse a opção “Nova Solicitação”
3. Declaração de conformidade, acionar a opção “Continuar”.
Observação: Novas solicitações só serão atendidas se a instituição estiver com todos os chips distribuídos, declarados na Plataforma.
4. No formulário, realize o preenchimento dos campos informando a UF, o Município do estudante e a quantidade de estudante a ser atendida para aquele Município e clique em “Incluir”. Faça esse procedimento quantas vezes considerar necessário. Nota: não será permitido enviar uma solicitação de benefício sem que exista a quantidade máxima de estudantes configurada para a IES ou quando a IES exceda a quantidade total de benefícios a que tem direito.
4. Clique na opção “Enviar” para que a solicitação seja enviada para análise por parte da gestão do projeto.
5. A RNP analisará a operadora que atende as áreas de cobertura para as localidades informadas. Os responsáveis pelas Instituições cadastrados na plataforma, receberão um e-mail solicitando o endereço de entrega dos CHIPS referentes a Claro e Oi, já para pedidos relacionados a operadora Algar será encaminhado um e-mail solicitando o CPF dos alunos.
Após essas informações disponibilizadas pelas Instituições os pedidos serão enviados para as operadoras.
Abaixo você encontra algumas perguntas frequentes sobre o serviço de Conferência Web, mas caso ainda tenha algum problema ou dúvida, fale com o nosso Service Desk.
Telefone/WhatsApp: 0800 722 0216 E-mail: atendimento@rnp.br
Os chips têm data de validade? Não. Os chips não têm data de validade e seguem funcionando enquanto o projeto estiver vigente, inicialmente até junho de 2021, conforme prorrogação do Ministério da Educação (MEC). Por isso, não é necessário descartar ou trocar os dispositivos. Até quando minha instituição pode solicitar chips? Não há data limite definida para a solicitação de chips. As Instituições de Ensino Superior (IES) que aderiram ao projeto podem solicitar chips, conforme sua necessidade, dentro do prazo de vigência do projeto. Já fiz um pedido. Posso solicitar mais chips para novos alunos? Sim e o procedimento continua o mesmo: basta que os profissionais indicados pelos reitores das IES no Termo de Adesão ao projeto enviem as solicitações de chips para o e-mail atendimento@rnp.br, informando o total de chips por município e unidade federativa (UF). A RNP solicitará informações adicionais, caso necessário. É possível inserir créditos no chip do aluno? No momento, somente é possível inserir créditos nos chips da operadora Algar. A RNP está trabalhando na possibilidade de ampliar esta oferta para outras operadoras. Um chip pode ser enviado para localidade que oficialmente não tem cobertura, mas que o aluno afirma ter? Sim, é possível. No entanto, o estudante e a IES na qual ele está matriculado devem estar cientes de que a RNP e a operadora não garantem o funcionamento do chip. Como proceder, quando as aulas presenciais retornarem, nos casos de estudantes que solicitaram seus chips para uma localidade diferente da região do seu campus? Caso não haja cobertura na região do campus, a IES poderá solicitar outro chip que cubra a localidade onde o aluno estuda. Os pacotes de dados são cumulativos? Não, não é possível acumular dados. No caso dos pacotes da Algar, cada recarga tem validade de 90 dias e a cada 60 dias é solicitada nova recarga de 40Gb à operadora. Os pacotes da Claro e Oi são renovados automaticamente a cada 30 dias, com recarga de 20Gb. Onde ficam os pontos de atendimento para retirada de chips da Algar? Os chips podem ser retirados em qualquer loja ou franquia da operadora. Os chips podem ser disponibilizados para atender outras faixas de renda? O projeto atende aos estudantes classificados no art. 5º do Decreto nº 7.234/2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. A liberação dos limites/quantitativos por faixas é comunicada pelo MEC, em acordo com as IES, para a RNP. O que fazer caso algum chip apresente problemas de funcionamento? Se o chip for da Claro, é necessário ligar no número *860 utilizando o número do chip recebido. Se o problema não for resolvido, os representantes das IES devem contatar à RNP, relatando o ocorrido pelo e-mail atendimento@rnp.br. Para chips da OI ou Algar, o primeiro passo é entrar em contato com o atendimento da RNP pelo e-mail citado. O que fazer em caso de perda ou roubo de chip? Os representantes das IES devem contatar à RNP, relatando o ocorrido pelo e-mail atendimento@rnp.br. Como faço para realizar a suspensão do CHIP? Para pedidos de suspensão de CHIPS que não estão em utilização, se faz necessário que a lista contendo o ICCID do SIMCARD seja encaminhado ao e-mail do atendimento@rnp.br, a suspensão é feita a operadora e a duração inicial é de 30 dias (obrigatórios) após esse período pode ser mantido inativo durante 120 dias (4 meses). Para solicitar a reativação, basta encaminhar um e-mail com a mesma informação do ICCID ao atendimento@rnp.br, o pedido será enviado a operadora responsável que leva 5 dias úteis (após os 30 dias obrigatórios) para a realização da ativação. Tem outras dúvidas sobre o projeto ou no preenchimento e upload do arquivo .CSV na plataforma Alunos Conectados? Fale conosco por atendimento@rnp.br. Uma equipe especializada vai atender você!
O objetivo é viabilizar, já neste segundo semestre, conectividade a alunos que não tenham renda suficiente para contratar o serviço de banda larga em seus domicílios, disponibilizando pacotes de dados móveis (4G) para que eles tenham acesso aos conteúdos educacionais e às atividades de aprendizagem, oferecidos de forma remota pelas instituições de ensino. “Penso que será uma boa iniciativa colocar a conectividade à disposição dos alunos que não têm condições de comprar esse tipo de serviço”, avaliou o ministro da Educação, Milton Ribeiro.
A iniciativa vem sendo trabalhada desde maio com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e já tinha sido antecipada em 1º de julho deste ano, mas, agora, foi detalhada pela pasta. A prestação do serviço será coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que já é responsável pelo fornecimento de internet via Wi-Fi nas dependências das instituições de ensino.
Nos primeiros seis meses, a medida deve beneficiar, pelo menos, 400 mil alunos em situação de maior vulnerabilidade social, cuja renda familiar mensal seja de até 0,5 salário mínimo. O investimento será de R$ 24 milhões, beneficiando alunos que se encontram distribuídos em 797 municípios com campi de universidades e de institutos federais. Para atender a essa capilaridade, foi elaborada uma licitação de forma que mais de uma empresa possa prestar o serviço. Uma das vantagens desse modelo é que um provedor de internet terá condições de cobrir eventuais falhas de cobertura do outro provedor, caso seja necessário. Isso se traduz em ganhos de eficiência e escala em todo o território, resultando em uma solução emergencial adequada para as Universidades e Institutos Federais, possibilitando, inclusive, uma futura ampliação da oferta aos alunos. O diretor-geral da RNP, Nelson Simões, reforçou que a medida servirá para a construção de um modelo híbrido (banda larga móvel e banda larga fixa) de fornecimento de internet em larga escala.
O serviço será disponibilizado em duas modalidades: o fornecimento de bônus para os alunos que já têm chip/plano das empresas e de chips para os que não têm. A primeira chamada da licitação foi concluída no dia 30 de julho. A empresa Algar foi a vencedora para atendimento às instituições nos estados de Minas Gerais, de Goiás e de Mato Grosso (alcançando 28 municípios). O serviço será oferecido por meio de bônus de dados móveis (franquia de 10GB a 40GB), gerenciados pela instituição, com validade de 90 dias. Na segunda chamada, em 13 de agosto, a operadora Claro venceu com a oferta de atendimento a 767 municípios em todo o país, se tornando a principal fornecedora de dados móveis. A empresa Oi também foi selecionada e irá complementar a cobertura em 601 municípios, nos casos em que houver muita variação de sinal da Claro. Neste caso, as duas operadoras (Claro e Oi) fornecerão um chip, com uma franquia que vai variar de 5GB a 40GB, com 30 dias de validade. O custo do serviço vai variar entre R$ 0,50 e R$ 2,28 (GB/mês). A estimativa da RNP é de que cada aluno gaste, em média, 20GB para acessar os conteúdos educacionais e participar ao vivo das aulas remotas.
Os 900 mil alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica se dividem em três faixas de renda familiar: até meio salário mínimo; até um salário mínimo; até um salário mínimo e meio. Inicialmente, 400 mil serão imediatamente beneficiados com o serviço de internet móvel. Esse levantamento foi realizado pelas instituições de ensino e repassado ao MEC. Atualmente, 25 das 69 universidades federais estão mantendo as atividades de forma remota, ou seja, com aulas pela internet. “Elas somam 72 mil alunos com renda familiar até meio salário mínimo. À medida em que as outras 44 universidades entrarem em atividade remota, elas também irão disponibilizar a franquia de dados a seus alunos”, explicou o secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas de Souza. Já a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica conta com 15 das 41 instituições em atividades remotas neste período, com um total de 175 mil alunos. Outras 16 delas programaram o início das aulas on-line para o mês de agosto. O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Ariosto Antunes Culau, ressaltou que o fornecimento do serviço é suplementar aos esforços já empreendidos pelas instituições, que têm buscado alternativas para manter ou retomar as aulas desde o início da pandemia de Covid-19. “O MEC tem apoiado todas as instituições desde que foi decretada a pandemia. É importante destacar, por exemplo, o Protocolo de Biossegurança que lançamos para estabelecer um retorno seguro das aulas, à medida em que haja a liberação das autoridades locais”, ressaltou Ariosto Antunes Culau.
O levantamento das instituições de ensino também aponta que há uma parte dos alunos que mora em locais onde não há sinal das operadoras. Nestes casos, elas serão responsáveis por adotar uma alternativa de contratação do serviço, como a internet via satélite. É o caso, por exemplo, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, que possui 30 alunos de uma comunidade indígena sem acesso à internet. “A nossa meta é não deixar ninguém para trás”, garantiu o secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas de Souza.