Este manual é destinado ao administrador nas instituições de ensino. A plataforma de Gestão de Créditos de Celular é uma solução para envio de dados entre Instituições de Ensino Superior (IES) e Operadoras, tendo como ponte de gerenciamento a Rede Nacional de Pesquisa (RNP).
Como gestor de IES, você poderá realizar por meio da plataforma o upload da lista de beneficiários e acompanhar os dados de consumo da sua instituição.
Após receber o link de confirmação de cadastro por e-mail, crie sua senha segura. Está disponível a visualização dos Termos de Uso. Leia-os com atenção.
Instale o app no seu celular (Google Authenticator)
Baixe nas lojas oficiais de aplicativos: Google Play ou AppStore
Leia o QR Code fornecido pelo sistema CRED no primeiro login.
No primeiro login, pós inserir CPF e senha criada, será solicitado um fator de autenticação gerado pelo app Google Authenticator.
Digite o código de 6 dígitos fornecido pelo Authenticator com validade de 1 minuto. A cada novo login deve ser inserido um novo código fornecido pelo app.
Após a autenticação de duplo fator (página 5), você será direcionado a criação da pergunta de segurança
Após seguir os passos anteriores, será possível logar no sistema utilizando seu CPF e senha escolhida. Caso precise recriar sua senha, clique em "esqueci minha senha". Será necessário responder a pergunta secreta para recadastrar a senha.
Em "Buscar Por", selecionar a opção "Curso de Graduação";
Preencher o campo "Nome, Sigla ou Código da Instituição";
Informar o código de verificação e clicar em "Pesquisar";
Na tabela de resultados, clicar em "Exportar Detalhado";
O e-Mec disponibilizará um arquivo .CSV onde a coluna H (Código do curso Cine Brasil).
Para realizar upload de arquivos, clique em "upload" na barra superior da plataforma.
Faça download do modelo de tabela CSV para inserir os dados dos estudantes a serem beneficiados. Salve o arquivo em seu computador.
Clique em "selecionar arquivo" para escolher seu CSV desejado e importa-lo para a plataforma. Atenção ao tamanho máximo permitido.
A soma dos créditos solicitados por estudante não podem ultrapassar o limite máximo da IES. Caso ultrapasse, o sistema emitirá alerta e será possível reenviar o arquivo.
Caso o arquivo enviado contenha erros (número incorreto de dígitos, dados fora do padrão ou falta de dados obrigatórios), o status aparecerá como "arquivo com erros". Para visualizar os erros encontrados pelo sistema, clique no ícone ao lado de Status. Reenvie o arquivo corretamente preenchido clicando em "selecionar arquivo".
O status aparecerá "em processamento" quando o arquivo for enviado com sucesso e estiver em análise pela Operadora.
Após processados, o status será modificado para "créditos processados" e será possível visualizar o resultado.
Na página de visualização de erros, será possível encontrar a relação de erros, o número de erros encontrados, a linha do arquivo enviado onde se encontra o erro e sua descrição.
Após o primeiro mês de uso, será possível visualizar o consumo de dados da sua IES na página de Consumo (disponível na barra superior, página principal da plataforma).
Para realizar o download dos dados em CSV, clique no ícone disponibilizado.
É possível visualizar os dados por campi, cursos e estudantes (matrícula) do mês atual ou anterior. Escolha sua preferência.