Para auxílio na prestação de contas, estamos disponibilizando acima o Manual de Prestação de Contas.
Onde encontrar o modelo do arquivo CSV.
Para isso, você deve acessar a plataforma (https://alunosconectados.rnp.br/) e estando autenticado na plataforma, realizar o upload do(s) arquivo(s) de prestação de contas, respeitando a modalidade:
1.1.1 Chips (modelo praticado pelas operadoras Claro e Oi) - acessado via menu lateral esquerdo, item "Upload da lista de estudantes beneficiados", subitem "Chips";
1.1.2 Créditos (modelo praticado pela operadora Algar) - acessado via menu lateral esquerdo, item "Upload da lista de estudantes beneficiados", subitem "Créditos".
1.2 É importante destacar que o layout dos arquivos em questão é diferente e que o modelo adequado está disponível na página da modalidade para a qual se deseja realizar a prestação de contas, em ambos os casos acessível por meio do botão "Baixar modelo", localizado no canto superior direito da página, logo acima da tabela que detalha o histórico de envios.
Chips – (Somente para os SIMCARDS vinculados a Claro e OI)
Créditos (Somente para os SIMCARDS vinculados a algar
2. Descrições do campo de preenchiment - CHIPS
2.1 Após extração do arquivo da plataforma, o mesmo estará disponível no formato .CSV conforme imagem a seguir
Observação: o arquivo deverá ser apenas preenchido e não modificado. 2.2 Descrições das colunas.
CodigoRNPdaIES - Código da IES na base da RNP, pode ser verificado no canto superior direito ao lado do botão sair página inicial.
CodigoCampus - Código do Campus na base da RNP, pode ser verificado na plataforma Alunos Conectados: Menu a esquerda – Visualizar Lista de Campi – Coluna: Código
CodigoCurso - Código do Curso na base da RNP, pode ser verificado na plataforma Aluno Conectados: Menu – Visualizar Lista de Cursos – Coluna: Código do Curso
MatriculaEstudante - Matricula do estudante de acordo com a IES.
CPFTitularDaLinha – (Apenas números. Ex 01234567890) - CHIP: CPF do Estudante ou Responsável Legal. - CRÉDITO: CPF do Titular linha
QtdDisciplinasMatriculadoSemestre - Nº de disciplinas referente ao semestre atual.
NroCelular – (Apenas números. Exemplo: 61988883333)
- Observação: Ao identificar o recebimento dos CHIPS pela IES, a RNP encaminhou um arquivo contendo todos os números de telefone do pedido ao GESTOR LOCAL DO PROJETO de sua Instituição. Em caso de não recebimento, entre em contato com os canais de atendimento do Service Desk.
CodigoOperadora - Código da operadora na base da RNP, pode ser verificado na plataforma Alunos Conectados: Menu – Visualizar Lista de Operadoras – Coluna: Código da Operadora
CEPLocalAcesso - CEP de onde o estudante utilizará o acesso com maior frequência.
CategoriaEstudante –
Faixa de renda mensal familiar:
1 = 0,5 salários mínimos;
2 = entre 0,5 e 1,0 salários mínimos; 3 = entre 1,0 e 1.5 salários mínimos.
3. Descrições do campo de preenchiment - Créditos
3.1 Após extração do arquivo da plataforma, o mesmo estará disponível no formato .CSV conforme imagem a seguir
Observação: o arquivo deverá ser apenas preenchido e não modificado.
O preenchimento seguirá o mesmo padrão das descrições do passo 2.2 com execeção das opções a seguir:
GBaCreditar – E quantidade de Gigabyte a creditar para o aluno, no caso das operadoras Claro e OI são de 20GB mensais e para a operadora Algar 40GB a cada 2 meses.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Service Desk pelo telefone/whatsapp: 0800 722 0216 ou e-mail atendimento@rnp.br.
Este manual é destinado ao administrador nas instituições de ensino. A plataforma de Gestão de Créditos de Celular é uma solução para envio de dados entre Instituições de Ensino Superior (IES) e Operadoras, tendo como ponte de gerenciamento a Rede Nacional de Pesquisa (RNP).
Como gestor de IES, você poderá realizar por meio da plataforma o upload da lista de beneficiários e acompanhar os dados de consumo da sua instituição.
Após receber o link de confirmação de cadastro por e-mail, crie sua senha segura. Está disponível a visualização dos Termos de Uso. Leia-os com atenção.
Instale o app no seu celular (Google Authenticator)
Baixe nas lojas oficiais de aplicativos: Google Play ou AppStore
Leia o QR Code fornecido pelo sistema CRED no primeiro login.
No primeiro login, pós inserir CPF e senha criada, será solicitado um fator de autenticação gerado pelo app Google Authenticator.
Digite o código de 6 dígitos fornecido pelo Authenticator com validade de 1 minuto. A cada novo login deve ser inserido um novo código fornecido pelo app.
Após a autenticação de duplo fator (página 5), você será direcionado a criação da pergunta de segurança
Após seguir os passos anteriores, será possível logar no sistema utilizando seu CPF e senha escolhida. Caso precise recriar sua senha, clique em "esqueci minha senha". Será necessário responder a pergunta secreta para recadastrar a senha.
Em "Buscar Por", selecionar a opção "Curso de Graduação";
Preencher o campo "Nome, Sigla ou Código da Instituição";
Informar o código de verificação e clicar em "Pesquisar";
Na tabela de resultados, clicar em "Exportar Detalhado";
O e-Mec disponibilizará um arquivo .CSV onde a coluna H (Código do curso Cine Brasil).
Para realizar upload de arquivos, clique em "upload" na barra superior da plataforma.
Faça download do modelo de tabela CSV para inserir os dados dos estudantes a serem beneficiados. Salve o arquivo em seu computador.
Clique em "selecionar arquivo" para escolher seu CSV desejado e importa-lo para a plataforma. Atenção ao tamanho máximo permitido.
A soma dos créditos solicitados por estudante não podem ultrapassar o limite máximo da IES. Caso ultrapasse, o sistema emitirá alerta e será possível reenviar o arquivo.
Caso o arquivo enviado contenha erros (número incorreto de dígitos, dados fora do padrão ou falta de dados obrigatórios), o status aparecerá como "arquivo com erros". Para visualizar os erros encontrados pelo sistema, clique no ícone ao lado de Status. Reenvie o arquivo corretamente preenchido clicando em "selecionar arquivo".
O status aparecerá "em processamento" quando o arquivo for enviado com sucesso e estiver em análise pela Operadora.
Após processados, o status será modificado para "créditos processados" e será possível visualizar o resultado.
Na página de visualização de erros, será possível encontrar a relação de erros, o número de erros encontrados, a linha do arquivo enviado onde se encontra o erro e sua descrição.
Após o primeiro mês de uso, será possível visualizar o consumo de dados da sua IES na página de Consumo (disponível na barra superior, página principal da plataforma).
Para realizar o download dos dados em CSV, clique no ícone disponibilizado.
É possível visualizar os dados por campi, cursos e estudantes (matrícula) do mês atual ou anterior. Escolha sua preferência.
Ao acessar a plataforma de Alunos conectados, siga os passos a seguir para sucesso em seu novo pedido. 1. Localize no menu lateral a opção “Solicitação de Benefício” e acesse.
2. Junto à lista, acesse a opção “Nova Solicitação”
3. Declaração de conformidade, acionar a opção “Continuar”.
Observação: Novas solicitações só serão atendidas se a instituição estiver com todos os chips distribuídos, declarados na Plataforma.
4. No formulário, realize o preenchimento dos campos informando a UF, o Município do estudante e a quantidade de estudante a ser atendida para aquele Município e clique em “Incluir”. Faça esse procedimento quantas vezes considerar necessário. Nota: não será permitido enviar uma solicitação de benefício sem que exista a quantidade máxima de estudantes configurada para a IES ou quando a IES exceda a quantidade total de benefícios a que tem direito.
4. Clique na opção “Enviar” para que a solicitação seja enviada para análise por parte da gestão do projeto.
5. A RNP analisará a operadora que atende as áreas de cobertura para as localidades informadas. Os responsáveis pelas Instituições cadastrados na plataforma, receberão um e-mail solicitando o endereço de entrega dos CHIPS referentes a Claro e Oi, já para pedidos relacionados a operadora Algar será encaminhado um e-mail solicitando o CPF dos alunos.
Após essas informações disponibilizadas pelas Instituições os pedidos serão enviados para as operadoras.
Caso tenha problemas durante a primeira configuração do autenticador da Google, execute os passos abaixo:
Acesse o App "Google Authenticator" e remova o ultimo código lido:
Pressione e segure a opção disponível no app "cred(AWSCognito:NUMERODOCPF) ao selecionar irá aparecer a opção com o ícone de lixeira no canto esquerdo, selecione e remova.
Valide se o seu dispositivo móvel está com data/hora configurados no formato automático e se está em sincronia com o computador.
Após concluir os passos anteriores, acesse a plataforma (alunosconectados.rnp.br) insira usuário e senha e em seguida faça uma nova leitura do QRCODE exibido na tela, um código de 6 dígitos será exibido em seu celular, insira o mesmo na plataforma e o acesso será realizado.