Configurando o Canal de TV

Os procedimentos para a realização da transmissão de um canal de TV são praticamente os mesmos da realização de uma transmissão de vídeo ao vivo. Mas, são necessárias algumas informações adicionais específicas para que o canal seja cadastrado.

O que é necessário?

Para realizar a transmissão de um canal de TV é necessário:

  • Solicitar o cadastramento do canal junto ao Service Desk.

  • Providenciar a infraestrutura necessária

  • Configurar o Encoder e Realizar Testes

Cadastrando o Canal

Os passos são praticamente os mesmos que para o cadastramento de uma transmissão ao vivo. Siga as instruções indicadas na seção configurando a transmissão, ou seja, envolve:

  1. Escolher o formato de transmissão

  2. Levantar a informação do IP da máquina que será utilizada para realizar a transmissão

  3. Abrir solicitação e cadastramento junto ao ServiceDesk.

  4. Liberação de acesso à rede (configuração de firewall)

Para transmissão de canais de TV só existe um ponto de atenção adicional. Para transmissões HLS PUSH recomenda-se fortemente que a máquina tenha um IP de saída fixo. Como a transmissão de um canal de TV é contínuo, alterações no IP de saída irá resultar em interrupção da transmissão (ao receber o streaming de um IP diferente do IP cadastrado, o servidor da RNP ignora a transmissão por questões de segurança).

Configuração e Teste

Configurar o encoder

A configuração do encoder é muito parecida à configuração realizada para a realização das transmissões ao vivo. A diferença está na origem do conteúdo.

Em uma transmissão ao vivo a origem é uma câmera ou mesa de corte conectada ao computador. Em um canal de TV a origem é:

  • O sinal que vem da infraestrutura de TV e que chega via placa de captura ao encoder;

  • Uma playlist de vídeos criada por uma aplicação externa, ou playlist criada a partir de encoders que possuem a opção de criação de playlists.

Deve ser verificado caso o cenário de cada TV. Por exemplo, algumas possuem em sua infraestrutura equipamentos que já consegue transmitir diretamente em RTMP, simplificando a configuração.

Visualizando o canal

Uma vez cadastrado o canal, ele está disponível para visualização/testes. Um canal pode ser desativado pela RNP caso se verifique que o streaming do canal de TV não esteja sendo realizado.

Boas Práticas

Embed do Canal

Para os canais de TV, recomenda-se que os mesmos sejam embedados dentro dos sites da instituição. Muitas vezes os usuários da instituição têm amplo interesse no canal, mas desconhecem a possibilidade de acesso via Internet.

Uso de Redes Sociais

O uso de redes sociais é um meio recomendado para a divulgação de qualquer tipo de conteúdo. Para os canais de TV é igualmente importante e deve ser trabalhado de forma intensiva. Além de permitir o compartilhamento em redes sociais, é possível uma aproximação com os usuários do canal com a funcionalidade de timeline do twitter, disponível para os canais de TV.

Ao solicitar que a RNP cadastre um widget do Twitter, ele é exibido ao lado do player, conforme ilustrado a seguir.

A criação de um widget é realizada via o site do Twitter. Basta seguir as instruções em “https://twitter.com/settings/widgets/”. Ao final você verá algo como ilustrado a seguir.

Basta copiar o código do widget e fornecer para ser cadastrado pela RNP.

Last updated