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Acesse o portal através do endereço: https://internetbrasil.mcom.gov.br
Na tela inicial do programa Internet Brasil, clique em "Entrar", no canto superior direito.
Na tela de login, clique em "Entrar com o Gov.br"
Você será redirecionado ao login do gov.br, insira seu CPF e cliquem em "Continuar".
Insira a sua senha de acesso e clique em "Entrar".
Pronto! Agora você poderá acessar o portal e iniciar a solicitação do benefício.
Caso não se recorde da senha, clique em "Esqueci minha senha" e siga as orientações da página.
Após realizar o acesso, clique no “Menu” presente no canto superior esquerdo e em seguida selecione "Solicitação de benefício".
Tela de solicitação
Na tela de solicitação você encontra informações importantes sobre o seu pedido.
1. É o período em que a escola poderá realizar a solicitação de benefício, esse prazo deve ser respeitado, pois não será possível solicitar posteriormente.
2. Quantidade total de benefícios determinados para a escola.
3. São os benefícios disponíveis no momento, nesse número são excluídos os valores que já foram solicitados ou estão em análise.
4. Aqui estão os dados da instituição, é de extrema importância que os dados estejam corretos. Caso haja alguma divergência, envie um e-mail para atendimento@rnp.br contendo o endereço correto e demais informações da escola.
Após verificar todos os campos, clique em “Nova Solicitação” para prosseguir.
O primeiro passo é confirmar o endereço da escola, valide as informações apresentadas, se estiver tudo certo marque o campo de declaração e confirme, se houver alguma divergência, clique no link do "Fale Conosco" para nos enviar uma mensagem.
Agora você deve validar as condições do programa e, caso o beneficiário se encaixe nas regras, insira o NIS do estudante ou o NIS do responsável pelo estudante
Optando por incluir o NIS do estudante, será necessário inserir esse número no campo designado.
Caso deseje incluir o NIS do responsável, clicando na aba “Responsável”, você poderá incluir o NIS e selecionar o nome do dependente para o qual deseja redirecionar o chip. O NIS do estudante será preenchido automaticamente após isso.
Após inserir o NIS, alguns campos da tela abaixo serão preenchidos automaticamente, basta completar as informações que estão faltando e ler/marcar as confirmações obrigatórias.
Caso o responsável no CadÚnico seja diferente do responsável pela matrícula do estudante, será necessário marcar a opção “Não, o responsável familiar no CadÚnico é diferente do responsável pela matrícula do estudante na Escola.”
Preencha os dados do responsável e marque a opção ao final do formulário “O gestor escolar declara que o responsável pela matrícula do estudante está cadastrado junto à Escola e, portanto, apto a receber o benefício”.
No campo seguinte o sistema também traz alguns campos preenchidos.
No campo “Operadora indicada”, o sistema indicará a operadora com cobertura para a localidade do estudante, caso ela não tenha um bom sinal na região do estudante ou exista outro problema, basta preencher o campo “Operadora alternativa” e “Justificativa”.
Neste momento, o gestor deverá indicar a operadora funcional para atender o beneficiário e, no campo "Justificativa" deverá apresentar o motivo da decisão. O campo "Observação" pode ser utilizado com informações pertinentes a alteração.
Com os dados preenchidos selecione a opção “Salvar” para incluir o estudante na solicitação.
Note que o último cadastro realizado já está salvo na lista de estudantes adicionados. Caso queira finalizar depois, basta clicar em "Salvar e Continuar depois" as informações inseridas continuarão armazenadas.
Confira os próximos passos de acordo com as opções da figura acima:
1. Descrição e dados do estudante cadastrado.
2. Botão para apagar ou editar os dados cadastrais.
3. Você poderá inserir novos estudantes posteriormente, ao clicar nesse botão, você vai voltar para a tela anterior.
4. Através dessa opção você pode inserir vários estudantes na mesma solicitação.
5. Aqui você poderá enviar/concluir a solicitação, ao clicar nele não será possível editar ou reabrir esse pedido.
Após o envio a escola precisa abrir uma requisição via e-mail para: atendimento@rnp.br, para realizar alterações na solicitação.
Após clicar em “Continuar depois”, todos os dados dos estudantes ficarão armazenados no sistema e você poderá incluir novos estudantes posteriormente.
Para retomar o cadastro, acesse a tela de "Solicitações e benefícios", na parte inferior, dentro da área “Solicitações” será possível verificar todas as solicitações. Caso queira editar alguma solicitação que está em andamento, basta clicar no ícone "Editar" na coluna de "Ações".
A solicitação poderá ser editada quando estiver com a situação "Em elaboração" ou "Ajuste".
Quando a solicitação estiver com a situação "Aguardando análise da gestão", é necessário abrir chamado através do e-mail atendimento@rnp.br informando o código da solicitação para pedir a alteração.
Caso não tenha êxito no pedido, envie um e-mail para atendimento@rnp.br, contendo em anexo o print da tela em que há dúvidas ou indicando possíveis falhas do sistema.
Envie um e-mail para: atendimento@rnp.br ou envie uma mensagem no Whatsapp através do número 0800 722 0216
Nesta seção poderá ser encontrado as funcionalidades da plataforma Internet Brasil.
O portal Internet Brasil utiliza as credenciais de acesso do sistema GOV.BR, portanto, não temos a administração dos dados de acesso, é necessário buscar orientações diretamente aos canais de atendimento do GOV.BR.
Este manual tem como objetivo auxiliar os identificados como responsáveis escolares a realizarem o aceite no sistema PDDE Interativo.
A Secretaria de Educação indicará os responsáveis e estes deverão acessar o Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Contole - SIMEC do Ministério da Educação e posteriormente acessar o PDDE Interativo para realizar o aceite.
Para realizar o aceite siga o passo a passo abaixo:
Acesse o PDDE pelo link: https://pddeinterativo.mec.gov.br/
Na lateral esquerda da tela inicial há o menu "Programas" em seguida, selecione "Internet Brasil".
Após isso, será mostrado informações do termo de confirmação de interesse. Na parte inferior da tela selecione a opção “Sim, aceito” e depois selecione a opção “Finalizar”
Feito isso, no local aparecerá uma mensagem em azul escrito "Esse formulário foi finalizado"
Envie um e-mail para: atendimento@rnp.br ou envie uma mensagem no WhatsApp através do número 0800 722 0216
Ao receber uma entrega de chips, é necessário conferir se o material foi entregue corretamente sem misturar os chips da Dry e Nuh ao realizar a conferência.
Busque pelo menu “Solicitação de Benefícios”, aba “Solicitações”, na opção “Ações” conforme imagem:
Para Registrar o recebimento da entrega será apresentada a tela, conforme imagem abaixo:
Nesta tela, o gestor escolar poderá escolher entre uma das opções para registrar o resultado do que foi recebido:
Opção 1: Sim, o número de chips recebidos está de acordo com a quantidade registrada na solicitação – selecione essa opção
Opção 2: Não, recebi uma quantidade de chips diferente do esperado na solicitação - selecione essa opção quando a quantidade do pedido for diferente do esperado.
Opção 3: Não, recebi um objeto diferente do esperado - selecione essa opção quando o material recebido não for dos chips.
Em todas as opções, será necessário apontar a quantidade de chips que foi recebido.
No caso da opção 3, será obrigatório descrever o “Detalhe o que foi recebido”. Ao terminar o preenchimento, clique em “Registrar”.
Ao registrar um recebimento totalmente conforme (Opção 1) ou parcialmente conforme (Opção 2), o Gestor escolar poderá seguir para a próxima etapa de vinculação dos chips conforme o recebimento dos Termos de Entrega assinados.
Para receber os chips, os responsáveis pelos alunos precisam assinar o Termo de Entrega de cada estudante.
O gestor terá a possibilidade de emitir os termos individualmente e em massa.
Para emitir e imprimir o termo de entrega individualmente, o gestor escolar deve acessar o menu “Solicitação de Benefício”, aba “Gerenciamento”, selecionar o filtro na aba por “Estudante”.
Nessa tela, procurar a coluna “Ações” e clicar na opção “Emitir termo de entrega”, conforme imagem:
Ao clicar na opção “Emitir termo de entrega”, o sistema irá gerar o Termo de Entrega de acordo com os dados do aluno e transferi-lo para o computador, obedecendo as seguintes opções:
Estudante menor de idade: o termo será emitido para a assinatura do responsável pelo estudante.
Estudante com idade entre 16 e 17 anos: vai abrir uma tela para que o “Gestor do programa” selecione a opção na qual o documento deve ser gerado:
Estudante maior de idade: o termo será emitido para que ele mesmo realize a assinatura.
Importante: guarde e digitalize os documentos, pois eles podem ser solicitados pelo Ministério das Comunicações, responsável pelo programa, em qualquer momento para conferência e acompanhamento do programa.
O gestor também poderá emitir diversos termos de entrega de uma única vez.
No canto inferior esquerdo da página indique a quantidade de itens que deseja visualizar para expandir a quantidade de estudantes listados. Em seguida, clique na "caixa de seleção" para selecionar todos os estudantes listados e clique em "Emitir Termo de Entrega".
Será exibido a tela com todos os estudantes selecionados. Em alguns casos o gestor deverá fazer uma análise, pois alguns alunos poderão estar classificados como emancipados.
Caso nenhum dos alunos destacados seja emancipado, o gestor deverá selecionar a opção “Nenhum dos alunos listados é emancipado”.
Após essa análise, basta clicar no botão “Emitir”, e a plataforma disponibilizará os termos dos estudantes selecionados, em formato PDF na aba "Termos de Entrega".
Lembrando que o status do arquivo ficará "Pendente" e após alguns instantes ficará como "Concluído".
Quando identificar o lote como "Concluído", clique no menu de ações e selecione "Imprimir termos", o sistema irá gerar os Termos de Entrega de acordo com os dados dos estudantes e transferi-lo para o computador.
Quando for necessário emitir uma 2ª via do Termo de Entrega, o Gestor Escolar deverá acionar através do Meu Painel, o menu "Solicitação de Benefícios"
Buscar pelo(a) estudante na lista de Solicitação de Benefício, na visualização por Estudante, na aba de Gerenciamento.
O termo de entrega poderá ser reimpressos quantas vezes for necessário. Caso queira imprimir uma 2° via do termo, localize o estudante, clique no menu de ações e selecione, "2º Via Termo de Entrega".
Com o Termo de Entrega assinado, é hora de entregar o chip ao estudante.
Você pode tirar suas dúvidas por e-mail: atendimento@rnp.br, WhatsApp e telefone, através do número 0800 722 0216.
Antes de iniciar esse processo certifique-se de que há uma janela de solicitação aberta, conforme indicado no manual solicitação de benefício.
Ao acessar a plataforma, localize no canto superior esquerdo o ícone de menu, clique sobre ele e selecione a opção "Consulta NIS".
Se a janela de solicitação estiver aberta, você terá as opções "Lista Futura" e "Estudantes Vinculados".
Sendo a Lista Futura onde ficarão estudantes que você deseja incluir em outra janela de solicitação e Estudantes Vinculados a inclusão dos estudantes na janela vigente.
Selecione a opção "Estudantes Vinculados" para consultar o NIS dos estudantes e incluir na janela de solicitação aberta.
No campo "Buscar por" selecione a opção "Estudante", os campos para inclusão dos dados do estudante serão listados logo após.
Preencha os campos obrigatórios "Nome estudante", "Sobrenome estudante" e "Data de nascimento do estudante". Caso o estudante esteja inscrito no CADunico e com o NIS atualizado, a plataforma retornará com o número do NIS, nome do responsável e NIS do responsável.
Caso o estudante não tenha NIS, o NIS esteja desatualizado ou ocorra algum erro de digitação a plataforma retornará com a mensagem abaixo:
Uma caixa com os dados do estudante abrirá para confirmação dos dados, clique em "Salvar".
Após salvar, você será direcionado para a página de edição da solicitação. Observe que o campo "NIS Estudante" já estará preenchido.
Para prosseguir com a inclusão do estudante, marque a declaração de responsabilidade sobre a veracidade do estudante preencher os requisitos do programa.
Após marcar a declaração, preencha as informações "Matrícula", "Nível de ensino", "Ano" e valide os campos preenchidos automaticamente. Em seguida marque o campo de confirmação da veracidade das informações.
O último passo é preencher as informações sobre a localidade de residência do estudante, indicar a operadora do chip e adicionar o estudante à solicitação.
Em "Buscar por", selecione a opção "Responsável" e preencha os campos obrigatórios "Nome responsável", "Sobrenome responsável" e "Data de nascimento estudante". Clique em "Salvar".
Caso o estudante esteja inscrito no CADunico e com o NIS atualizado, a plataforma retornará com o número do NIS, nome do responsável e NIS do responsável.
Caso o estudante não esteja no CADunico, o NIS esteja desatualizado ou ocorra algum erro de digitação a plataforma retornará com a mensagem abaixo:
Em "Ações", clique no ícone de menu e selecione "Adicionar estudante à solicitação aberta".
Uma caixa com os dados do estudante abrirá para confirmação dos dados, clique em "Salvar".
Após salvar, você será direcionado para a página de edição da solicitação. Observe que o campo "NIS Estudante" já estará preenchido.
Para prosseguir com a inclusão do estudante, marque a declaração de responsabilidade sobre a veracidade do estudante preencher os requisitos do programa.
Após marcar a declaração, preencha as informações "Matrícula", "Nível de ensino", "Ano" e valide os campos preenchidos automaticamente. Em seguida marque o campo de confirmação da veracidade das informações.
O último passo é preencher as informações sobre a localidade de residência do estudante, indicar a operadora do chip e adicionar o estudante à solicitação.
Envie um e-mail para: atendimento@rnp.br ou envie uma mensagem no WhatsApp através do número 0800 722 0216.
Esse manual é para auxiliar a Digitalizar e Anexar o Termo de Entrega na plataforma Internet Brasil.
Esse manual vai te ensinar a digitalizar o Termo de Entrega e a incluir o arquivo de cada beneficiário do Programa Internet Brasil dentro da plataforma de gestão.
Após a digitalização, você deve anexar os documentos dentro da plataforma do Internet Brasil. Leia este manual e confira o passo a passo abaixo.
1- Abra o AppStore ou PlayStore e faça o download do aplicativo CamScanner ou outro aplicativo de digitalização de sua preferência. Você pode procurar por aplicativos de "scanner" também;
2- Crie uma conta ou acesso o aplicativo utilizando sua conta Google;
3- Acesso ao aplicativo e pressione o botão da câmera localizado na parte inferior central para abrir a câmera do seu dispositivo.
4- Mire a câmera na página do termo, que deve aparecer por completo na imagem. Fotografe todas as páginas do termo. O documento será digitalizado e estará no canto inferior direito;
5- Selecione o documento, pressione o nome centralizado para renomear o Termo de Entrega - [nome do(a) beneficiário(a)] e depois clique em Concluído.
6- Pressione no botão verde para salvar o Termo de Entrega digitalizado.
7- Agora entre no seu computador, acesse o site https://www.camscanner.com/ e faça login com a sua conta;
8- Clique em My Document, selecione o documento desejado: Termo de Entrega - [nome do(a) beneficiário(a)];
9- Clique na opção download;
10- Selecione a opção PDF para download.
2- Pressione o menu de Gerenciamento no campo "Buscar por", selecione a opção "Nome do estudante". Insira o nome do(a) estudante no campo em branco e clique em "Buscar".
3- Na coluna "Ações", selecione a opção "Vincular Estudante ao Chip"
4- No campo de "Anexar arquivo de entrega", clique em "Selecionar arquivo"
5- Clique em Salvar e o documento ficará guardado dentro da plataforma!
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Localize o ícone localizado abaixo do menu "Ação", em seguida selecione a opção "Adicionar estudante à solicitação aberta".
1- Acesse a plataforma Internet Brasil
De posse do Termo de Entrega assinado e da confirmação de recebimento, o terceiro e último passo é vincular cada estudante a um chip. caso prefira, também é possível vincular cada chip a um aluno.
Para vincular um aluno a um chip, o gestor escolar aciona o menu “Gestão de Benefício”, aba “Gerenciamento”, seleciona o filtro na aba por “Estudante” e na coluna “Ações” clica na opção “Vincular Estudante ao Chip”, conforme imagem:
Ao clicar sobre a opção "Vincular Estudante ao Chip", uma tela se abrirá contendo os dados do aluno para conferência.
No campo “Número do e-SIM Card”, realize o preenchimento dos 8 últimos dígitos contidos no nano chip.
Digitalize o Termo de Entrega assinado, anexe o arquivo nessa tela e marque a caixa de declaração de responsabilidade. Em seguida, clique em “salvar”. Lembrando que é possível anexar o arquivo do Termo posteriormente.
Lembrando que o chip a ser vinculado deve ser do mesmo fornecedor indicado na plataforma para o estudante.
Agora sim: o chip está pronto para ser entregue ao aluno e o sistema irá providenciar a ativação do benefício no chip junto ao fornecedor. O prazo para que isso ocorra é de 24h.
Para vincular um chip a um aluno, o gestor escolar aciona o menu “Gestão de Benefício”, aba “Gerenciamento”, seleciona o filtro na aba por “Chip”, busca os 8 dígitos do nano chip e na coluna “Ações” clica na opção “Vincular chip ao aluno”:
Clique na opção “Vincular Chip ao Estudante”, busque pelo nome do estudante, campo "Nome do estudante" e confirme os dados.
Digitalize o Termo de Entrega assinado e anexe o arquivo nessa tela. Em seguida, clique em “salvar”. Lembrando que é possível anexar o arquivo do Termo posteriormente.
É importante lembrar que o chip a ser vinculado deve ser do mesmo fornecedor indicado na plataforma para o estudante.
Agora sim: o chip está pronto para ser entregue ao aluno e o sistema irá providenciar a ativação do benefício no chip junto ao fornecedor. O prazo para que isso ocorra é de 24h.
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Como redirecionar um chip ao estudante
Lembrando que antes de iniciar o processo de redirecionamento é necessário inativar um estudante da solicitação.
Para realizar o redirecionamento de chip, você deverá acessar através do menu principal, na opção "Solicitações de Benefício", e dentro da aba "Gerenciamento" clicar em "Redirecionar chip".
Você será direcionado para a funcionalidade solicitada, e deverá informar os 8 últimos dígitos do número do E-Sim Card que deseja redirecionar. Após isso, uma caixa de opções se abrirá para confirmação do número completo do E-Sim Card, selecione o número correspondente e clique em “Confirmar”.
Ao confirmar o número do E-Sim Card, a página deverá exibir o campo para a escola declarar que está de acordo com as diretrizes do programa, bem como um campo para informar o NIS do estudante ou responsável do estudante para o qual deseja redirecionar o chip.
Optando por incluir o NIS do estudante, será necessário inserir esse número no campo designado.
Caso deseje incluir o NIS do responsável, clicando na aba “Responsável”, você poderá incluir o NIS e selecionar o nome do dependente para o qual deseja redirecionar o chip. O NIS do estudante será preenchido automaticamente após isso.
Após informar o NIS, seja do estudante ou do responsável, o sistema deverá recuperar os dados do estudante. Você deverá preencher todos os campos obrigatórios, e logo após clicar em “Salvar”.
Após salvar, você será conduzido à confirmação dos dados e à opção de imprimir o termo de entrega. É importante destacar que o processo não pode ser concluído sem a impressão do termo. Solicite a assinatura do termo ao responsável e com o termo assinado em mãos, prossiga clicando em "Avançar".
Nessa etapa, você deve manter o processo de redirecionamento pausado enquanto coleta a assinatura do termo de entrega.
Ao prosseguir, o termo deve estar assinado, porém não será obrigatório anexá-lo na plataforma, apenas assinalar a opção de ciência referente à responsabilidade da escola sobre o termo de entrega e, por fim, clicar em "Salvar" para concluir o redirecionamento.
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Os estudantes só poderão ser adicionados a "Lista Futura" se não houver janela de solicitação aberta.
Para incluir estudantes a lista futura, você deverá acessar a plataforma Internet Brasil, clicar no menu lateral "☰"e selecionar a opção "Consulta NIS".
Você poderá realizar a busca usando os dados do estudante ou do responsável. No entanto, lembre-se de que a inclusão na lista deve ser sempre feita com os dados do estudante; as informações do responsável servem apenas para localizar o cadastro do aluno.
Em "Buscar por" selecione "Estudante" ou "Responsável", preencha os campos apontados como "Obrigatórios" e clique em "Buscar".
Caso o estudante esteja inscrito no CADunico e com o NIS atualizado, a plataforma retornará com o nome do estudante, número do NIS, data de nascimento do estudante, nome do responsável e NIS responsável.
Verifique se os dados estão corretos. Em seguida, selecione o menu de ações "⁝", clique em "Adicionar estudante à lista futura".
Finalize clicando em "Salvar".
Para inativar o(a) estudante da solicitação, o gestor deverá acessar através do menu principal, a funcionalidade "Solicitação de Benefício".
Dentro da aba "Gerenciamento", o gestor deverá buscar na tabela entre os estudantes com situação "Aguardando distribuição", aquele que deseja inativar, e logo após, acionar no menu de ações e clicar em "Inativar estudante".
Ao clicar sobre a opção "Inativar estudante", o gestor poderá selecionar o motivo da inativação, bem como detalhar o motivo da solicitação.
OBSERVAÇÃO: após a inativação do aluno, o sistema irá permitir a inclusão do aluno pela a mesma escola ou por outra escola.
Esse passo é anterior à etapa de redirecionamento de chip. Fique atento ao fornecedor apresentado para o aluno que você está inativando, pois o chip deverá ser do mesmo fornecedor para o aluno que será adicionado no momento do redirecionamento.
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Esse manual é referente a funcionalidade de suspender e reativar o chip na plataforma Internet Brasil.
Acesse a aba "Gerenciamento" e clique na opção "Estudante", em "Buscar por" selecione a opção "Nome do Estudante", insira o nome do estudante e clique em "Buscar".
Na coluna de "Ações", clique nos 3 (três) pontos e selecione a opção "Suspender Benefício".
Ao clicar na opção “Suspender Benefício”, a seguinte tela será apresentada:
Informe o motivo para suspensão e clique em “Salvar”, uma janela de confirmação será exibida, clique em “Sim” para prosseguir com a suspensão.
Uma mensagem de confirmação deverá ser exibida, e a situação do aluno, atualizada na linha correspondente.
Somente após 30 dias da suspensão do benefício o gestor poderá reativá-lo, dentro do prazo de 90 dias.
Acesse a aba "Gerenciamento" e clique na opção "Estudante".
Em "Buscar por" selecione a opção "Nome do estudante", insira o nome do estudante e clique em "Buscar".
Na coluna "Ações" clique nos 3(três) pontos e selecione a opção "Solicitar reativação do chip".
Abrirá uma nova janela , em "Motivo para reativar beneficio", selecione a melhor opção para reativar o chip do(a) estudante.
Em "Detalhe o motivo" insira o motivo detalhado para reativação do chip e clique em "Salvar".
Após clicar em salvar, abrirá uma janela para realizar a confirmação, basta clicar em "Sim" para confirmar a solicitação de reativação.
Dúvidas:
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Para adicionar até 9 (nove) responsáveis escolares na plataforma, o Gestor Escolar deverá clicar no menu no campo superior esquerdo, na opção “Complementar Dados da Escola” e em “+ Adicionar Responsável” dentro do modulo “Representantes da Escola”.
O perfil do Diretor escolar, será o único que não poderá ser excluído diretamente na plataforma.
Ao clicar em “+ Adicionar Responsável” a imagem a seguir aparecerá para preenchimento:
Após preencher as informações solicitadas, o Gestor deverá clicar em “Salvar” para concluir a operação.
Para editar responsáveis, o Gestor Escolar deverá clicar no ícone do lápis dentro da aba "Representantes da Escola”
Apenas as informações de telefone, e-mail e cargo poderão ser editadas. Para concluir a ação, clique em "Salvar".
Para concluir a ação, clique em “Remover”.
Dúvidas:
Envie um e-mail para: atendimento@rnp.br ou envie uma mensagem no WhatsApp através do número 0800 722 0216
Ao clicar em uma tela deverá ser exibida ao usuário.
Para remover responsáveis, o Gestor Escolar deverá clicar no ícone dentro do módulo “Representantes da Escola”
Ao clicar em uma tela deverá ser exibida ao usuário.
Essa função será utilizada quando ocorrer perda/roubo/extravio de chips ainda não ativados, ou seja, chips não vinculado aos estudantes.
Para realizar a baixa de chips você deverá acessar o menu principal, na opção "Solicitações de Benefício", selecionar a aba “Solicitações” e no menu ações ⋮ clicar em “Solicitar Baixa de Chips”.
Logo após, informe no campo “Motivo da baixa” o motivo pelo qual a baixa está sendo realizada, descreva o ocorrido no campo “Observação” e anexe o Boletim de Ocorrência.
Localize o(os) chip(os) que seja baixar. Você poderá adicionar um ou mais chips na solicitação de baixa, selecionando o ícone + no menu de ações.
Caso deseje realizar a baixa de todos os chips, você poderá clicar no ícone indicado ⋮ e “Adicionar Lista Completa”.
Os chips adicionados serão listados logo abaixo da tela, verifique se o chip adicionado e as informações estão corretas e clique em “Avançar”.
Para cada chip baixado, um estudante deverá ser inativado.
A Plataforma Internet Brasil irá pré-selecionar estudantes da solicitação para serem inativados na mesma quantidade de chips indicada para baixa.
Caso não concorde com os estudantes indicados, você poderá alterá-los clicando no ícone indicado.
Selecione os estudantes que serão inativados junto à baixa dos chips e confirme.
Continue a ação clicando em “Avançar”.
Confirme os chips a serem baixados e os estudantes a serem inativados estão corretos, você pode visualizá-los nas abas “Chip” e “Estudante”.
Todos os estudantes inativados neste momento, continuam aptos a serem incluídos em novas solicitações de benefícios.
Com as informações corretas, dê continuidade à Baixa de Chips clicando em “Finalizar”.
Confirme:
Todas as solicitações de baixa constarão na aba "Baixas". Lembrando que a solicitação passará por aprovação pelo gestor do programa, a situação ficará como “Aguardando Baixa”.
Você será informado por e-mail quando a situação da sua solicitação for alterada, isso ocorrerá quando a solicitação for aprovada ou rejeitada.
Lembrando que quando o(s) benefício(s) são aprovados na baixa de chips, a escola recebe o limite novamente para solicitar um novo benefício. Esse benefício fica disponível para a escola até o fechamento da próxima janela de solicitação.
Envie um e-mail para: atendimento@rnp.br ou envie uma mensagem no WhatsApp através do número 0800 722 0216.
Perfil responsável de Gestor Escolar, por uma ou mais escolas, geralmente pertencerá ao diretor da instituição de ensino ou cargo análogo. Este perfil possui funcionalidade de solicitar os benefícios aos estudantes
1. O gestor da escola pública cadastrado no PDDE Interativo do MEC é Usuário Gestor Escolar da Plataforma, a troca do gestor é feita através de ofício enviado pelo MCOM via e-mail, onde o Gestor Administrador cadastra na plataforma do Internet Brasil.
1.1. Ofício deve conter os seguintes dados: Nome completo, CPF do novo gestor ou do gestor ser excluído do sistema, e-mail, código INEP e o vínculo do operador.
Caso os dados pessoais de preenchimento automático do Gestor Escolar pela Adesão via MEC (Nome Completo, CPF e Telefone) necessitem de edição, o Gestor Escolar deverá solicitar a correção no PDDE Interativo. Para isso, o usuário deverá seguir os passos abaixo:
Passo 1: Clicar na seta abaixo do seu nome de usuário no canto superior direito da sua tela e clicar em "Gerenciar seus dados".
Passo 2: Em seguida, clicar em "Editar". Na tela seguinte, atualizar os dados e clicar em "Salvar".
Envie um e-mail para: atendimento@rnp.br ou envie uma mensagem para nosso WhatsApp através do número 0800 722 0216.