Perguntas Frequentes

Abaixo você encontra algumas perguntas frequentes sobre o serviço de Conferência Web, mas caso ainda tenha algum problema ou dúvida, fale com o nosso Service Desk.

Telefone/WhatsApp: 0800 722 0216 E-mail: atendimento@rnp.br

Quem pode utilizar o FileSender@RNP?

O uso do serviço é liberado para todas as instituições usuárias da RNP que sejam federadas. Porém, há um convite (voucher) que pode ser enviado de um usuário federado a um usuário não federado (item 3 do Manual de uso).

O acesso ao serviço é feito por meio de um dos Provedores de Identidade listados. Se a instituição não constar na lista ou se tiver problemas na autenticação, o solicitante deve procurar o contato técnico responsável em sua instituição.

Para saber as instituições que podem utilizar, basta pesquisar pela mesma através do dropdown disponível na página http://sp.rnp.br/cafe.

Quais os requisitos para a utilização?

O FileSender@RNP é compatível com os navegadores mais utilizados, e pode ser acessado somente através de um navegador de Internet.

Para o download não há requisitos adicionais; Não há limitações de uso em dispositivos móveis.

Os requisitos mínimos para a utilização do serviço podem ser localizados acessando políticas de uso ou clique aqui.

Qual o número máximo de destinatários por e-mail?

É possível encaminhar o mesmo arquivo a 50 endereços de e-mail simultaneamente desde que estejam separados por virgula ou pelo sinal de ponto-e-vírgula (;).

Posso realizar o upload de arquivos simultaneamente?

Sim, o número máximo de arquivos que podem ser enviados é ate 30 arquivos, que podem ser encaminhado por vez.

Na necessidade de encaminhamento de vários arquivos que somando ultrapasse o limite de 30, existe a opção de efetuar a compactação desses em um arquivo de extensão .ZIP.

Qual a validade máxima do arquivo/voucher?

O máximo de dias que o arquivo será de 20 dias.

Este prazo pode ser alterado somente para um número menor.

Qual o tamanho máximo do arquivo que pode ser encaminhado pelo FileSender@RNP?

O tamanho máximo de um arquivo único 300GB, somando vários arquivos a capacidade total é ate 2Tb, conforme item 2 do manual do usuário.

O que fazer em caso de relato de lentidão no serviço?

Se houver relato de lentidão, cabe uma análise somente se o Service Desk testar e observar lentidão, preferencialmente, em casos que forem casos distintos.

Do contrário, o solicitante deve ser orientado a verificar localmente algum problema que esteja impactando no desempenho do serviço (rede, link, máquina, navegadores, etc).

Qual o motivo das notificações via e-mail?

Para que o usuário fique informado sobre as atualizações que ocorreram. A cada download do arquivo compartilhado, o responsável pelo upload recebe uma notificação. Por padrão é habilitado a opção de envio dessas notificações.

Não quero receber as notificações por e-mail?

É necessário que desmarque as opções abaixo circulado em vermelho antes de finalizar o envio do(s) arquivo(s).

Caso tenha enviado o(s) arquivo(s), o que pode ser feito paliativamente, é criar um filtro para que as mensagem do FileSender sejam encaminhadas para uma pasta específica.

Como eu coloco o meu e-mail pessoal como remetente das mensagens?

O remetente sempre será o e-mail institucional.

Esta informação não é possível de ser alterada.

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