Perguntas Frequentes
Abaixo você encontra algumas perguntas frequentes sobre o serviço de Conferência Web, mas caso ainda tenha algum problema ou dúvida, fale com o nosso Service Desk.
Telefone/WhatsApp: 0800 722 0216 E-mail: [email protected]
Ipezinho

Quem pode utilizar o [email protected]?

O uso do serviço é liberado para todas as instituições usuárias da RNP que sejam federadas. Porém, há um convite (voucher) que pode ser enviado de um usuário federado a um usuário não federado (item 3 do Manual de uso).
O acesso ao serviço é feito por meio de um dos Provedores de Identidade listados. Se a instituição não constar na lista ou se tiver problemas na autenticação, o solicitante deve procurar o contato técnico responsável em sua instituição.
Para saber as instituições que podem utilizar, basta pesquisar pela mesma através do dropdown disponível na página http://sp.rnp.br/cafe.

Quais os requisitos para a utilização?

O [email protected] é compatível com os navegadores mais utilizados, e pode ser acessado somente através de um navegador de Internet.
Para o download não há requisitos adicionais; Não há limitações de uso em dispositivos móveis.
Os requisitos mínimos para a utilização do serviço podem ser localizados acessando políticas de uso ou clique aqui.

Qual o número máximo de destinatários por e-mail?

É possível encaminhar o mesmo arquivo a 50 endereços de e-mail simultaneamente desde que estejam separados por virgula ou pelo sinal de ponto-e-vírgula (;).

Posso realizar o upload de quantos arquivos simultaneamente?

Sim, o número máximo de arquivos que podem ser enviados é ate 30 arquivos, que podem ser encaminhado por vez.
Na necessidade de encaminhamento de vários arquivos que somando ultrapasse o limite de 30, existe a opção de efetuar a compactação desses em um arquivo de extensão .ZIP.

Qual a validade máxima do arquivo/voucher?

O máximo de dias que o arquivo será de 20 dias.
Este prazo pode ser alterado somente para um número menor.

Qual o tamanho máximo do arquivo que pode ser encaminhado pelo [email protected]?

O tamanho máximo de um arquivo único 300GB, somando vários arquivos a capacidade total é ate 2Tb, conforme item 2 do manual do usuário.

O que fazer em caso de relato de lentidão no serviço?

Se houver relato de lentidão, cabe uma análise somente se o Service Desk testar e observar lentidão, preferencialmente, em casos que forem casos distintos.
Do contrário, o solicitante deve ser orientado a verificar localmente algum problema que esteja impactando no desempenho do serviço (rede, link, máquina, navegadores, etc).

Qual o motivo das notificações via e-mail?

Para que o usuário fique informado sobre as atualizações que ocorreram. A cada download do arquivo compartilhado, o responsável pelo upload recebe uma notificação. Por padrão é habilitado a opção de envio dessas notificações.

Não quero receber as notificações por e-mail?

É necessário que desmarque as opções abaixo circulado em vermelho antes de finalizar o envio do(s) arquivo(s).
Caso tenha enviado o(s) arquivo(s), o que pode ser feito paliativamente, é criar um filtro para que as mensagem do FileSender sejam encaminhadas para uma pasta específica.

Como eu coloco o meu e-mail pessoal como remetente das mensagens?

O remetente sempre será o e-mail institucional.
Esta informação não é possível de ser alterada.
Last modified 7mo ago