Manual do Usuário

Aqui você encontrará diversas orientações para sobre como utilizar o FileSender.

1 - Acesso

As funcionalidades associadas a envio de arquivos e envio de voucher requerem que o usuário possua conta no CAFe para autenticação federada e a instituição a qual o usuário é filiado esteja cadastrada no FileSender para envio de arquivos.

2 - Capacidade de envio de Arquivos

Abaixo a tabela com os limites de envio de arquivos, para os casos em que o arquivo ultrapassar esses limites abaixo descritos, será necessário que o responsável pelo envio faça uma divisão e execute dois envios.

Capacidade

Descrição

300Gb

Tamanho máximo de arquivo único por upload.

2Tb

Capacidade total somando vários arquivos.

30

Quantidade máxima de arquivos por envio.

Para melhor entendimento sobre os limites, segue alguns exemplos

Tamanho máximo de arquivo único por upload

O tamanho máximo de upload de um arquivo individual é apenas 300GB, se o usuário fizer upload de um arquivo superior a 300Gb, não será possível por que excederá o tamanho máximo.

Capacidade máxima para único envio

Capacidade total para único envio é até 2TB, se o usuário fizer upload de até 6 arquivos de 300GB e 1 de 200GB, somando os arquivos vai dar 2TB, nesse cenário ele vai conseguir fazer upload de apenas 7 arquivos, se ele tentar fazer upload de mais um arquivo, não vai conseguir, porque excederá limite da capacidade máxima.

Quantidade máxima de upload de arquivos para único envio

A quantidade máxima de upload em um único envio é de até 30 arquivos, se o usuário enviar 30 arquivos de 66GB, somados alcançará um total de 1.980TB, ainda vai sobrar 20GB da capacidade de envio, mas não será possível enviar um arquivo adicional, porque alcançará o limite.

3 - Envio de arquivo

Para carregar (realizar o upload) um arquivo, os passos são os seguintes:

  1. Digite o endereço de e-mail do destinatário: utilize vírgulas ou ponto-e-vírgula para separar os endereços no caso de múltiplos destinatários;

  2. Defina a data de expiração do arquivo: após o prazo estipulado, o download do arquivo pelo destinatário não será mais possível sendo que o limite máximo é de 20 dias;

  3. Escreva o assunto e a mensagem do e-mail: apesar deste campo ser opcional, o que for escrito aqui será enviado para o destinatário;

  4. Escolha o arquivo a ser enviado: arraste os arquivos ou inclua-os do computador. Atenção para o fato que arquivos com extensões .exe, .com e .bat não são suportados;

  5. Clique em “Enviar” para finalizar a operação: isto finaliza a operação.

Ao final desta operação, o destinatário receberá, além das informações digitadas pelo remetente, um link para download do arquivo enquanto que o remetente receberá uma cópia de cada e-mail enviado.

Ao marcar o campo "Obter link em vez de enviar para destinatários" os campos de destinatário, assunto e mensagem desaparecem. Ao final da operação, o link é gerado.

4 - Envio de Voucher

É possível convidar um usuário a enviar um arquivo utilizando o FileSender@RNP, mesmo que ele não possua acesso federado. Para isso, basta que um usuário do serviço o convide de acordo. Os passos são os seguintes:

  1. Clique no botão “Voucher para visitante”, no menu superior;

  2. Digite o e-mail do destinatário do voucher e;

  3. Defina uma data de expiração para o acesso.

  4. Clique em “Enviar” para finalizar a operação: isto finaliza a operação.

O destinatário receberá um e-mail contendo o link para acesso ao sistema e poderá realizar a carga e envio de um arquivo uma única vez.

Se o campo "Válido para apenas um envio" estiver marcado, após o uso do mesmo, não haverá mais o registro do convidado na tabela "Voucher para Visitantes".

Ao marcar o campo "Obter link em vez de enviar para destinatários" os campos de de destinatário, assunto e mensagem desaparecem. Ao final da operação, o link é gerado.

5 - Voucher para Visitantes

Ainda na mesma página, é possível acompanhar os vouchers já enviados, com seus respectivos assuntos, mensagens, data de criação e data de expiração, conforme mostra a figura abaixo.

  1. Excluir o voucher do visitante;

  2. Enviar um lembrete para o visitante;

  3. Encaminhar o voucher.

O convidado recebe uma mensagem com o link do Voucher como a figura a seguir mostra.

6 - Transferência de convidados

Esse campo mostra as transferências realizadas pelos convidados que receberam os vouchers enviados anteriormente.

A coluna de ações contém a opção de cancelar a transferência, enviar para um novo destinatário, enviar um lembrete para o destinatário e ver o histórico da transferência, como mostra a figura abaixo.

7 - Download de arquivo

Para baixar um arquivo, basta clicar no link disponível no e-mail que o destinatário receber do serviço. Esses e-mails são identificados por terem o nome FileSender no remetente.

A figura a seguir mostra um exemplo do conteúdo dessas mensagens.

8 - Meus arquivos

Ao selecionar "meus arquivos" no menu superior, é possível acompanhar as transferências que ainda não expiraram em "Transferências atualmente disponíveis" e as transferências que atingiram o prazo de 20 dias em "Transferências fechadas".

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