Manual do Usuário

Aqui você encontrará diversas orientações para sobre como utilizar o FileSender.

1 - Acesso

As funcionalidades associadas a envio de arquivos e envio de voucher requerem que o usuário possua conta no CAFe para autenticação federada e a instituição a qual o usuário é filiado esteja cadastrada no FileSender para envio de arquivos.

2 - Capacidade de envio de Arquivos

Abaixo a tabela com os limites de envio de arquivos, para os casos em que o arquivo ultrapassar esses limites abaixo descritos, será necessário que o responsável pelo envio faça uma divisão e execute dois envios.

Para melhor entendimento sobre os limites, segue alguns exemplos

Tamanho máximo de arquivo único por upload

O tamanho máximo de upload de um arquivo individual é apenas 300GB, se o usuário fizer upload de um arquivo superior a 300Gb, não será possível por que excederá o tamanho máximo.

Capacidade máxima para único envio

Capacidade total para único envio é até 2TB, se o usuário fizer upload de até 6 arquivos de 300GB e 1 de 200GB, somando os arquivos vai dar 2TB, nesse cenário ele vai conseguir fazer upload de apenas 7 arquivos, se ele tentar fazer upload de mais um arquivo, não vai conseguir, porque excederá limite da capacidade máxima.

Quantidade máxima de upload de arquivos para único envio

A quantidade máxima de upload em um único envio é de até 30 arquivos, se o usuário enviar 30 arquivos de 66GB, somados alcançará um total de 1.980TB, ainda vai sobrar 20GB da capacidade de envio, mas não será possível enviar um arquivo adicional, porque alcançará o limite.

3 - Envio de arquivo

Para carregar (realizar o upload) um arquivo, os passos são os seguintes:

  1. Digite o endereço de e-mail do destinatário: utilize vírgulas ou ponto-e-vírgula para separar os endereços no caso de múltiplos destinatários;

  2. Defina a data de expiração do arquivo: após o prazo estipulado, o download do arquivo pelo destinatário não será mais possível sendo que o limite máximo é de 20 dias;

  3. Escreva o assunto e a mensagem do e-mail: apesar deste campo ser opcional, o que for escrito aqui será enviado para o destinatário;

  4. Escolha o arquivo a ser enviado: arraste os arquivos ou inclua-os do computador. Atenção para o fato que arquivos com extensões .exe, .com e .bat não são suportados;

  5. Clique em “Enviar” para finalizar a operação: isto finaliza a operação.

Ao final desta operação, o destinatário receberá, além das informações digitadas pelo remetente, um link para download do arquivo enquanto que o remetente receberá uma cópia de cada e-mail enviado.

Ao marcar o campo "Obter link em vez de enviar para destinatários" os campos de destinatário, assunto e mensagem desaparecem. Ao final da operação, o link é gerado.

4 - Envio de Voucher

É possível convidar um usuário a enviar um arquivo utilizando o FileSender@RNP, mesmo que ele não possua acesso federado. Para isso, basta que um usuário do serviço o convide de acordo. Os passos são os seguintes:

  1. Clique no botão “Voucher para visitante”, no menu superior;

  2. Digite o e-mail do destinatário do voucher e;

  3. Defina uma data de expiração para o acesso.

  4. Clique em “Enviar” para finalizar a operação: isto finaliza a operação.

O destinatário receberá um e-mail contendo o link para acesso ao sistema e poderá realizar a carga e envio de um arquivo uma única vez.

Se o campo "Válido para apenas um envio" estiver marcado, após o uso do mesmo, não haverá mais o registro do convidado na tabela "Voucher para Visitantes".

Ao marcar o campo "Obter link em vez de enviar para destinatários" os campos de de destinatário, assunto e mensagem desaparecem. Ao final da operação, o link é gerado.

5 - Voucher para Visitantes

Ainda na mesma página, é possível acompanhar os vouchers já enviados, com seus respectivos assuntos, mensagens, data de criação e data de expiração, conforme mostra a figura abaixo.

  1. Excluir o voucher do visitante;

  2. Enviar um lembrete para o visitante;

  3. Encaminhar o voucher.

O convidado recebe uma mensagem com o link do Voucher como a figura a seguir mostra.

6 - Transferência de convidados

Esse campo mostra as transferências realizadas pelos convidados que receberam os vouchers enviados anteriormente.

A coluna de ações contém a opção de cancelar a transferência, enviar para um novo destinatário, enviar um lembrete para o destinatário e ver o histórico da transferência, como mostra a figura abaixo.

7 - Download de arquivo

Para baixar um arquivo, basta clicar no link disponível no e-mail que o destinatário receber do serviço. Esses e-mails são identificados por terem o nome FileSender no remetente.

A figura a seguir mostra um exemplo do conteúdo dessas mensagens.

8 - Meus arquivos

Ao selecionar "meus arquivos" no menu superior, é possível acompanhar as transferências que ainda não expiraram em "Transferências atualmente disponíveis" e as transferências que atingiram o prazo de 20 dias em "Transferências fechadas".

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