Perguntas Frequentes

Abaixo você encontra algumas perguntas frequentes sobre o serviço de eduroam, mas caso ainda tenha algum problema ou dúvida, fale com o nosso Service Desk.

Telefone/WhatsApp: 0800 722 0216 E-mail: atendimento@rnp.br

1 - O que é o eduroam?

O eduroam (education roaming) é uma iniciativa da Terena (Trans-European Research and Education Networking Association), hoje GÉANT, para oferecer serviço de acesso a rede sem fio, de forma segura, para a comunidade internacional de educação e pesquisa. O eduroam está disponível em mais de 100 países, sendo a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) licenciada a operar o serviço no Brasil.

2 - Como conecto minha instituição no eduroam?

A instituição deve entrar em contato com o atendimento da RNP solicitando a adesão. É indispensável que a instituição já tenha realizado adesão a CAFe e também possua uma infraestrutura de rede sem fio pronta, conforme política, pelo menos 60% dos pontos de acesso das instituições participantes devem ser disponibilizados para uso da comunidade através da rede eduroam.

3 - Como faço meu cadastro (usuário) para utilizar o eduroam?

A base de usuários do serviço eduroam é gerenciada pelas próprias instituições participantes do serviço. Desta forma, o usuário deve entrar em contato com a própria instituição e solicitar acesso a rede sem fio eduroam.

4 - Onde encontro os pontos de acessos eduroam disponível no Brasil e no mundo?

O mapa dos pontos de acesso podem ser acessados através do APP "eduroam Companion", disponível para Android e IOS.

O eduroam está disponível em mais de 100 países, veja o mapa em https://eduroam.org/where/

5 - Meu acesso a rede eduroam não funciona, quem devo acionar?

Primeiramente verifique se não houve alterações nos seus dados de acesso (login e senha), normalmente as credenciais são as mesmas utilizadas em outros sistemas internos das instituições. Caso as credenciais estejam corretas, acione o suporte da rede eduroam visitada.

6 - Desejo ativar o eduroam em outros campi, como fazer?

A adesão ao eduroam é realizada por instituição, não havendo necessidade de nova adesão. Neste caso, basta incluir os pontos de acessos ou controladoras dos campi no servidor radius eduroam já instalado na instituição, conforme processo de instalação.

Caso haja necessidade de instalar novos servidores, por exemplo, de contingência, basta entrar em contato conosco, através da equipe de atendimento.

7 - Posso utilizar um portal web para autenticação?

Não, o eduroam não utiliza mecanismos de autenticações através de portais web ou Captive portal. O método não é seguro para o modelo de arquitetura utilizada no eduroam, mesmo que esteja protegido por conexão segura (HTTPS).

8 - Posso utilizar um SSID diferente de "eduroam"?

Não, o roaming transparente que fornece facilidade e melhor usabilidade para os usuários, exige uma padronização do SSID, devendo ser escrito *eduroam* com todas as letras minúsculas.

Last updated