> For the complete documentation index, see [llms.txt](https://ajuda.rnp.br/eduroam/llms.txt). Markdown versions of documentation pages are available by appending `.md` to page URLs; this page is available as [Markdown](https://ajuda.rnp.br/eduroam/manual-do-administrador/procedimentos-complementares/criando-ssid-eduroam.md).

# Criando SSID eduroam na controladora

{% hint style="danger" %}
**Atenção:** Para que os usuários do serviço tenham melhor usabilidade e transparência na autenticação ao visitar outros pontos de acesso do serviço, o SSID deve seguir o padrão de escrita com letras minúsculas (**eduroam**).
{% endhint %}

{% hint style="danger" %}
Devido a grande quantidade de fornecedores de equipamentos de rede, a RNP não fornece suporte nesse item, o procedimento abaixo serve apenas como motivador, devendo ser seguido o manual específico do fabricante.
{% endhint %}

{% content-ref url="/pages/-M90TrHZrlZZYWxnUi-I" %}
[Antena Aruba](/eduroam/manual-do-administrador/procedimentos-complementares/criando-ssid-eduroam/criando-ssid-eduroam.md)
{% endcontent-ref %}

{% content-ref url="/pages/-MZK2f5FS51XOrK6lDpc" %}
[Ruckus](/eduroam/manual-do-administrador/procedimentos-complementares/criando-ssid-eduroam/ruckus.md)
{% endcontent-ref %}

{% content-ref url="/pages/-MZK3Cf5AzlZlDjBzWlX" %}
[Cisco, Aruba e Lancom (Por Geant)](/eduroam/manual-do-administrador/procedimentos-complementares/criando-ssid-eduroam/cisco-aruba-e-lancom-geant.md)
{% endcontent-ref %}
