Central de Ajuda - eduroam
O eduroam (education roaming) reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras e internacionais. Através do eduroam, um usuário pode acessar a rede sem fio de sua instituição ou de outras instituições que fazem parte do serviço.
Mais de 100 países estão no eduroam, no Brasil, temos mais de 170 instituições e aproximadamente 3.000 mil pontos de acesso, disponível em universidades, institutos, centros de pesquisas, hospitais universitários e espaços públicos. Além disso, o eduroam é baseado nos mais seguros padrões de autenticação existentes atualmente.

Funcionamento

O eduroam permite que qualquer usuário de uma instituição participante tenha acesso à rede de qualquer outra instituição conectada no eduroam.
As credenciais dos usuários são fornecidas pela instituição de origem e ao se conectar em um ponto de acesso de uma outra instituição que esteja visitando, seus dados não são armazenados, sendo enviados a instituição de origem para verificação e validação do acesso.
O esquema abaixo mostra o fluxo de autenticação no serviço ao utilizar um ponto de acesso como visitante:
Figura 01 - Fluxo de autenticação de usuário em roaming
1, 2 - Solicitação da autenticação;
3, 4 - A solicitação é encaminhada para a instituição de origem do usuário;
5, 6 - As credenciais são validadas na base de usuários da instituição;
7, 8 - A validação dos dados são encaminhadas para a instituição visitada confirmando a validade das credenciais;
9, 10 - O acesso a rede eduroam é concedido ao usuário.
O serviço usa uma rede servidores administrada pelas instituições e pelas Redes Nacionais de Educação e Pesquisa (NRENs) participantes para encaminhar com segurança as solicitações de autenticação. E tudo isso acontece de forma integrada e transparente, graças ao eduroam!

Qual a sua dúvida?

Acesse o menu lateral e veja os guias do serviço, caso ainda precise de apoio, fale com o nosso Service Desk através do telefone/WhatsApp: 0800 722 0216 ou e-mail: [email protected]

Encontrou algum problema neste portal?

Não encontrou o que precisa? Gostaria de adicionar algo? Por favor, não deixe de nos informar.
Envie um e-mail para o [email protected] sinalizando o erro, página ou conteúdo que precisa de alteração.
Sua colaboração é ESSENCIAL para evoluirmos cada vez.
Last modified 3mo ago