Atualizações 2023
Last updated
Last updated
Agora é possível fazer o download, em formato PNG, do slide que está sendo exibido na apresentação principal por qualquer participante da conferência. As anotações feitas sobre o slide pelo apresentador também aparecem na imagem baixada.
Ainda estamos produzindo ele.
Agora é possível fazer enquetes em que os participantes podem escolher mais de uma resposta.
Há 2 modos de realizar enquetes durante uma videoconferência no Elos: o primeiro modo é mais abrangente e pode ser iniciado a qualquer momento durante uma videoconferência. O segundo modo é uma espécie de "atalho", porém está disponível apenas durante a apresentação de slides. Veja abaixo cada uma dessas modalidades de enquete:
Enquete completa
Durante uma videoconferência você pode utilizar a funcionalidade de enquete, para, por exemplo, proporcionar interação e levantar respostas de modo rápido, sem que os participantes precisem digitar no chat ou ligar seus microfones para responder você. Para criar uma enquete, primeiro você precisa ter a função de Apresentador(a) atribuída a você. Saiba mais sobre as permissões de cada papel clicando neste artigo.
Crie uma enquete clicando primeiro no botão de ‘+’, no canto inferior esquerdo da tela principal da videoconferência, e em seguida selecione ‘Iniciar enquete’:
Modelos de enquete
Você pode escolher um dos modelos de enquete prontos ou personalizá-los:
A pergunta - que é opcional - tem o limite de 400 caracteres;
Clicando sobre cada modelo (nº 1 na imagem a seguir), ele habilitará a opção de modificar as alternativas padrões ou adicionar uma nova alternativa (nº 2) e realizar a enquete em modo anônimo (nº 3).
Os modelos de enquetes são:
Verdadeiro/ Falso;
Questões de Resposta Única ou Múltipla Escolha;
Sim / Não / Abstenção;
Resposta descritiva, com limite de 45 caracteres.
Enquetes Anônimas
Ao realizar uma enquete não anonima, quando um participante vota, cada voto individual é mostrado para o apresentador que está realizando a enquete. Quando a enquete é anônima, essa informação não aparece de forma individualizada para o apresentador:
Exemplo de enquete não anônima
Exemplo de enquete anônima
Ao iniciar a enquete, as alternativas aparecerão no canto inferior da apresentação principal para os participantes. Para votar basta clicar na opção ou escrever na caixa de texto - caso seja uma enquete descritiva.
Você pode acompanhar o engajamento da enquete em tempo real, no mesmo painel em que a criou:
Ao final é possível compartilhar o resultado da enquete com todos(as) participantes. Para isso, clique em 'Publicar enquete'. O resultado será publicado na apresentação principal da videoconferência, no canto inferior direito e dentro do chat público:
A enquete rápida fica disponível apenas durante uma apresentação de slides em que o conteúdo do slide tenha a aparência de uma enquete, com perguntas e alternativas, conforme o modelo abaixo. Quando estiver sendo apresentado o slide com o conteúdo, o botão de enquete rápida aparecerá no canto inferior esquerdo da tela principal da sala:
Ao clicar no botão, você irá confirmar a publicação da enquete rápida aparecendo as opções para os usuários e poderá imediatamente visualizar o painel com o acompanhamento da votação:
Na enquete rápida você também pode publicar os resultados na tela principal da sala da mesma forma conforme na enquete completa.
Agora é possível configurar a conferência para que ela receba o tema escuro.
Ainda estamos produzindo ele.
Agora o usuário que estiver na sala de espera aguardando para entrar na conferência será informado qual lugar ele ocupa na fila para ingressar na sessão.
Em uma videoconferência, os participantes que ingressam como convidados precisam ter sua entrada aprovada por algum moderador, normalmente ficam aguardando na tela chamada “Sala de espera dos convidados”. Como mostra a imagem abaixo:
O convidado que estiver aguardando para entrar na conferência será informado em qual lugar ocupa na fila.
Ao mesmo tempo, dentro da sala, um aviso de que alguém está aguardando aprovação é exibido para o moderador:
O moderador tem duas opções de enviar mensagem para os convidados que aguardam aprovação.
Para enviar mensagem para todos os convidados, basta redigir o conteúdo na caixa de texto que aparece no topo da aba de convidados e depois clicar em 'Enviar':
A mensagem será imediatamente exibida para os convidados que aguardam aprovação.
Agora é possível gerenciar o tempo de permanência das salas de apoio, tanto estendendo como reduzindo o tempo que ela seguirá aberta. Anteriormente era possível apenas estender o seu tempo de permanência.
A sala de apoio é notificada nessa alteração na área do bate-papo.
Ainda estamos produzindo ele.
Agora o moderador da sala, além de acompanhar as interações totais dos participantes, terá essa análise em forma de linha do tempo, com indicação de pontuações de acordo com o nível de participação de cada usuário.
Como é atualmente:
Como será:
Ainda é possível ver a pontuação de cada usuário clicando sobre o seu nome e baixar os dados em formato CSV do painel clicando no botão inferior direito:
Ex dos dados do participante:
O moderador também poderá baixar os dados no final da sessão, após a pesquisa sobre experiência na conferência - feedback de final de sessão.
Esta ferramenta permite que os moderadores de sala acompanhem o engajamento dos usuários durante uma sessão de videoconferência. Professor, utilize esse recurso para acompanhar as interações de seus alunos de forma individualizada e também para fazer uma avaliação holística de sua aula.
Você pode acessar o Painel de Aprendizagem de sua sessão dentro da visão da lista de usuários, clicando na engrenagem de Gerenciar usuários e selecionando a opção Painel de Aprendizagem.
O Painel de Aprendizagem registra informações de todos os usuários que entraram ao menos uma vez na sala, incluindo o moderador. Estas informações ficam dispostas entre os quatro painéis de navegação, no canto superior da tela, exibidos com mais detalhes na parte inferior.
Ao abrir o Painel de Aprendizagem será mostrado o painel de Usuários ativos. Diferentes informações do engajamento dos usuários estão dispostas em colunas e cada linha trata de um usuário que participou de sua sessão. Nesta página é exibido uma visão geral de sua sessão, os símbolos apresentados serão descritos em seu respectivo painel de navegação.
O próximo painel de navegação é o Pontuação de atividade. Ele apresenta uma síntese do acompanhamento dos usuários durante a sessão e mais atributos interessantes para seu conhecimento: tempo online, tempo falando, tempo com câmera, status e pontuação de atividade.
Em tempo online é identificado o tempo total conectado de cada usuário. A barra exibida preenche de acordo com o tempo total online.
O tempo falado mostra durante quanto tempo o áudio de um usuário foi reproduzido para os demais. Assim como o tempo com câmera mostra quanto tempo a câmera de um usuário ficou exibindo sua imagem.
O status lhe informa se o usuário está, no momento, conectado ou não.
Já a pontuação da atividade é um índice calculado pelo conferênciaweb e dado a todos os usuários com base em todas as métricas captadas durante uma videoconferência. Os usuários recebem um valor de 0 a 10 que auxilia o professor/moderador da sala a acompanhar o envolvimento com as aulas ao longo do período letivo.
Ao clicar no nome de algum participante, você encontrará disponível uma visualização do engajamento do usuário ao longo da duração da videoconferência.
ATENÇÃO: não recomendamos que a pontuação de atividade seja um recurso avaliativo. Seu uso mais apropriado é para fins de consulta e planejamento de estratégias para promover engajamento entre seus alunos.
O terceiro painel exibido é Linha do Tempo. ****Agora o moderador da sala, além de acompanhar as interações totais dos participantes, terá essa análise em forma de linha do tempo, com indicação de pontuações de acordo com o nível de participação de cada usuário.
No painel Enquetes está o registro das respostas de cada usuário para todas as enquetes disparadas durante sua sessão. Na linha superior destacada de cinza estarão as perguntas feitas em cada uma das enquetes e nas linhas abaixo dela a resposta de cada aluno devidamente identificada.
Quando o usuário não responder, o Painel de Aprendizagem exibirá Abstention no lugar.
Atualmente o Painel de Aprendizagem só é disponível aos moderadores de sessão durante a conferência ou ao Encerrar sessão. Responda às questões de final de sessão e no término da avaliação o sistema apresentará o link de acesso Abrir Painel Analítico de Aprendizagem.
O download do Painel Analítico de Aprendizagem é restrito aos moderadores da sala e para isso devemos acessar o documento e selecionar a opção de Baixar dados da sessão.
Relembre as formas de acessar o Painel Analítico de Aprendizagem:
Você pode acessar o Painel de Aprendizagem de sua sessão dentro da visão da lista de usuários, clicando na engrenagem de Gerenciar usuários e selecionando a opção Painel de Aprendizagem.
Você também poderá acessar o Painel ao Encerrar sessão. Responda às questões de final de sessão e no término da avaliação o sistema apresentará o link de acesso Abrir Painel Analítico de Aprendizagem.
Fique ligado em nossa página de Novidades e Melhorias para saber quando estará disponível o download do Painel Analítico de Aprendizagem após o fim da sessão!