Adesão - Oferta Comunitária

Informações da adesão no final da página.

O que é a oferta comunitária?

A oferta padrão do serviço consiste em fornecer, para cada instituição cliente até 40 sessões simultâneas, permite também 500 contas de usuários federados e 10 Gbytes de armazenamento de gravação. Os administradores institucionais controlam estes recursos, habilitando ou desabilitando contas de usuários e removendo gravações para liberar cota, esta oferta ela vale a partir do momento que a instituição se torna parte da rede RNP.

Este modelo de oferta (padrão) pode ser insuficiente, não atendendo as necessidades de muitos clientes. Para que possamos atende-los, mantendo a qualidade do serviço, sem comprometer o orçamento financeiro, elaboramos uma estratégia de parcerias para criar um tipo de nuvem pública comunitária nacional de servidores Confweb-live para os clientes da RNP que tem interesse na ampliação do uso do serviço.

A expansão do serviço visa atender os clientes que possuem uma demanda maior de uso. Neste caso, a instituição pode contribuir com recursos computacionais para sustentar servidores ConfWeb-live. A estratégia consiste em fornecer uma quantidade maior de contas de usuários em troca dos recursos computacionais e infraestrutura para ampliação do serviço.

O processo começa com uma solicitação ao Service Desk da RNP. A Gerência de Serviços executa uma análise da demanda e, constatada a viabilidade, inicia-se um projeto de implantação dentro da instituição.

O provisionamento da infraestrutura é de responsabilidade do cliente. A Gerência de TI instala o Confweb-live nos servidores da instituição e a Gerência de Serviços coordena o projeto.

A parceria é formalizada pelo aceite de um Termo de Compromisso entre a RNP e a instituição cliente, que funciona como um Contrato de Apoio, onde são definidos os requisitos técnicos e de negócio, os objetivos de nível de serviço, o escopo de atuação de cada equipe envolvida na entrega do serviço e algumas métricas de qualidade.

A ideia é possibilitar que o Cliente amplie o uso do serviço usando sua própria infraestrutura para fortalecer a Nuvem Comunitária de Servidores de Conferência Web (Confweb-live).

As seguintes diretrizes foram definidas para viabilizar essa parceria:

  • Foco nas competências : A TI do Cliente não opera o serviço, apenas mantém a infraestrutura funcionando.

  • A RNP opera o serviço remotamente usando protocolos de comunicação seguro.

  • Gestão & Operação : A RNP mantém a responsabilidade de gerir e operar os ativos do serviço.

Modalidades

A Oferta comunitária consiste na entrega de mais 1500, 2500, 4000 ou 6000 contas federadas habilitadas, 10, 20, 50 ou 60 GB para gravação, 20, 30, 50, ou 70 sessões simultâneas e por fim ajudar o crescimento do serviço de forma comunitária. A adesão a qualquer modalidade não garante o uso exclusivo dos servidores.

É importante ressaltar que quando os usuários aumentam, é natural o aumento de gravações no espaço da instituição armazenados na RNP, dependendo do uso pode ser que não seja suficiente. Pensando neste possível problema, existe a possibilidade da instituição realizar a adesão da oferta de armazenamento de gravação na sua infraestrutura.