Transmissões (Streaming)
Essa funcionalidade permite que mais usuários possam acompanhar a reunião/conferência/webinar, quando o limite da sala atinja sua capacidade máxima ou o moderador queria realizar a transmissão pública e aberta através de um serviço de streaming. Para isso, é necessário que você verifique primeiro qual o serviço de streaming irá utilizar.
Você pode transmitir pelo eduplay ou outros serviços que suportem o RTMP.
Sempre que realizar uma transmissão e todo o processo ocorrer com sucesso, você vai notar que na lista de usuários aparecerá um usuário chamado "Streaming" e ao lado do botão de gravação estará aparecendo "Transmitindo". Utilizar esse recurso não garante o armazenamento da gravação, portanto lembre-se de ativar a gravação caso queira que a sessão deva ser gravada.
A transmissão RMTP possibilita o streaming através de vários serviços, nas páginas seguintes você encontrará tutoriais para configurações através do Youtube e Facebook, os demais seguem a mesma lógica, mas devem possuir as suas particularidades, sendo necessário consultar a documentação de apoio do serviço em questão.
Abaixo, segue as três principais formas de transmissões:
eduplay
Youtube
Facebook
A transmissão mais simples e prática é a realizada pelo eduplay, o sistema de conferência e portal de vídeo estão integrados, através dele, além da transmissão é possível utilizar uma função chamada "Modo Webinar".
Saiba como funciona a função webinar através deste vídeo.
Dica: Antes da transmissão realize o login no portal de vídeo, você pode utilizar dois tipos de conta: Federada (CAFe) ou Não Federada (Conta local).
Em ambos os casos, antes da primeira transmissão é necessário entrar em contato com nosso Service Desk e solicitar o aumento do limite de transmissões do seu perfil.
Para iniciar a transmissão basta clicar no menu de opções e depois em "Transmitir sessão".
Selecione a opção "eduplay"
Você será direcionado para página de login do eduplay, prossiga de acordo com a sua conta.
Após o login, o serviço vai solicitar a autorização da aplicação, basta autorizar aplicação.
Após autorizar, o Conferência Web vai se conectar a transmissão e disponibilizar o link para divulgação, você pode divulgar ele ou o endereço da sala em questão.
Dica: Você pode divulgar o link da sala para que os participantes utilizem a função webinar, citada no vídeo do começo dessa página, desta forma eles podem enviar perguntas ou solicitar a entrada na sala, caso ainda tenha vagas.
Para encerrar a transmissão basta clicar no botão de ações, clicar em "Transmitir sessão" e depois em "Encerrar".
Através da opção RTMP você pode transmitir a sua reunião através do Youtube. Clique no botão de ações e selecione "Transmitir sessão" .
E depois selecione RTMP
Mantenha a opção "Enviar novos participantes para a transmissão" DESATIVADA, transmissões via RTMP não possuem a função transbordo.
Se essa opção ficar ativada, os participantes não conseguirão entrar na sala.
Na tela a seguir será solicitada o endereço da transmissão, para coleta-lá será necessário acessar o seu painel do Youtube.
Caso a sua conta do youtube não possua as opções abaixo, verifique a documentação do serviço em: https://support.google.com/youtube/answer/2474026.
A ativação da sua primeira transmissão ao vivo pode demorar até 24 horas (liberação realizada pelo Youtube). Depois da ativação, você poderá começar a transmitir ao vivo instantaneamente.
Estúdio de criação do youtube
    Dentro do painel de lives, clique em "Fazer Transmissão" preencha o formulário e clique em "Criar Stream"
Studio - Youtube
    Dentro das "Configurações da transmissão" colete o endereço da url de stream e chave da transmissão
URL e chave
Você precisa unir a url e chave, conforme exemplo abaixo:
rtmp://a.rtmp.youtube.com/live2/6z0f-0mkq-jks7-66wj
A primeira parte "rtmp://a.rtmp.youtube.com/live2" se trata da URL do servidor e a segunda "6z0f-0mkq-jks7-66wj" é a sua chave da stream.
O ENDEREÇO UTILIZADO ACIMA SE TRATA DE UM EXEMPLO, VOCÊ DEVE UTILIZAR OS DADOS DA SUA CONTA.
    1.
    No Conferência Web, insira o endereço que coletamos no Youtube e clique em iniciar.
    2.
    Volte ao Youtube e clique em "Transmitir ao Vivo".
Inicio da Transmissão
Se você inserir somente a URL, chave ou algum espaço no endereço, a strem não vai iniciar é necessário inserir o link completo (URL+Chave), conforme descrito no exemplo.
Após isso a sua transmissão está devidamente configurada e sendo realizada.
Através da opção RTMP você pode transmitir a sua reunião através do Facebook. Clique no botão de ações e selecione "Transmitir sessão" .
E depois selecione RTMP
Mantenha a opção "Enviar novos participantes para a transmissão" DESATIVADA, transmissões via RTMP não possuem a função transbordo.
Se essa opção ficar ativada, os participantes não conseguirão entrar na sala.
Na tela a seguir será solicitada o endereço da transmissão, para coleta-lá será necessário acessar o seu perfil no Facebook.
Entre no seu perfil do Facebook e em seguida em "Criar Publicação" clique em mais opções (...) os 3 pontos e selecione a opção "Vídeo ao Vivo".
Publicações do Facebook
O Facebook vai te direcionar ao estúdio de criação, seleciona a opção "Usar uma chave de stream".
Estúdio de criação do Facebook
Você deverá unir a URL do servidor e chave da transmissão.
Configuração da stream
O endereço deve ficar semelhante ao exemplo abaixo:
rtmps://live-api-s.facebook.com:443/rtmp/1309123123073967?s_bl=1&s_sc=1309837386073964&s_sw=0&s_vt=api-s&a=AbyQMyYBlSQ7JGBV
A primeira parte "rtmps://live-api-s.facebook.com:443/rtmp/" se trata da URL do servidor e a segunda "1309123123073967?s_bl=1&s_sc=1309837386073964&s_sw=0&s_vt=api-s&a=AbyQMyYBlSQ7JGBV" é a sua chave da stream.
O ENDEREÇO UTILIZADO ACIMA SE TRATA DE UM EXEMPLO, VOCÊ DEVE UTILIZAR OS DADOS DA SUA CONTA.
Volte ao Conferência Web, insira o endereço que coletamos no Facebook e clique em iniciar.
Após iniciar no Conferência Web, vá no Facebook e clique em "Iniciar transmissão ao vivo".
Iniciando a transmissão
Se você inserir somente a URL, chave ou algum espaço no endereço, a strem não vai iniciar é necessário inserir o link completo (URL+Chave), conforme descrito no exemplo.
Após isso a sua transmissão está devidamente configurada e sendo realizada.

Perguntas

Ao acessar o link da reunião, caso o moderador tenha ativado o transbordo, o usuário será direcionado à transmissão com o módulo de perguntas, onde podem enviar perguntas para os moderadores da sala.
As perguntas feitas no streaming ficam visíveis para os moderadores da sala na aba "Perguntas".
É possível sinalizar para o usuário do streaming que a pergunta dele foi respondida pelo palestrante. Clicando em cima da pergunta e selecionando "Marcar como respondendo". Para o usuário é sinalizado que a pergunta foi respondida, como mostra a figura:
Outra opção existente é a votação da pergunta feita. O moderador seleciona a opção "Mostrar pergunta" e todos os participantes da sala e do streaming podem votar na pergunta para que esta seja respondida.
Depois da votação, é possível ocultar a pergunta e/ou marcar como respondida.
Last modified 5mo ago
Export as PDF
Copy link
Contents
Perguntas