Transmissões (Streaming)
Last updated
Last updated
Essa funcionalidade permite que mais usuários possam acompanhar a reunião/conferência/webinar, quando o limite da sala atinge sua capacidade máxima ou o moderador queria realizar a transmissão pública e aberta através de um serviço de streaming. Para isso, é necessário que você verifique primeiro qual o serviço de streaming irá utilizar.
Você pode transmitir pelo eduplay ou outros serviços que suportem o RTMP.
Sempre que realizar uma transmissão e todo o processo ocorrer com sucesso, você vai notar que na lista de usuários aparecerá um usuário chamado "Streaming" e ao lado do botão de gravação estará aparecendo "Transmitindo". Utilizar esse recurso não garante o armazenamento da gravação, portanto lembre-se de ativar a gravação caso queira que a sessão deva ser gravada.
A transmissão RMTP possibilita o streaming através de vários serviços, nas páginas seguintes você encontrará tutoriais para configurações através do Youtube e Facebook, os demais seguem a mesma lógica, mas devem possuir as suas particularidades, sendo necessário consultar a documentação de apoio do serviço em questão.
Abaixo, segue as três principais formas de transmissões:
A transmissão mais simples e prática é a realizada pelo eduplay, o sistema de conferência e portal de vídeo estão integrados, através dele, além da transmissão é possível utilizar uma função chamada "Modo Webinar".
Saiba como funciona a função webinar através deste vídeo.
Dica: Antes da transmissão realize o login no portal de vídeo, você pode utilizar dois tipos de conta: Federada (CAFe) ou Não Federada (Conta local).
Para iniciar a transmissão basta clicar no menu de opções e depois em "Transmitir sessão".
Selecione a opção "eduplay"
Você será direcionado para página de login do eduplay, prossiga de acordo com a sua conta.
Após o login, o serviço vai solicitar a autorização da aplicação, basta autorizar aplicação.
Após autorizar, o Conferência Web vai se conectar a transmissão e disponibilizar o link para divulgação, você pode divulgar ele ou o endereço da sala em questão.
Dica: Você pode divulgar o link da sala para que os participantes utilizem a função webinar, citada no vídeo do começo dessa página, desta forma eles podem enviar perguntas ou solicitar a entrada na sala, caso ainda tenha vagas.
Para encerrar a transmissão basta clicar no botão de ações, clicar em "Transmitir sessão" e depois em "Encerrar".
Ao acessar o link da reunião, caso o moderador tenha ativado o transbordo, o usuário será direcionado à transmissão com o módulo de perguntas, onde podem enviar perguntas para os moderadores da sala.
O botão de "Quero entrar na sala" para os usuários que tiveram algum problema de conexão e foram desconectados da sala, está localizado na parte inferior, abaixo do nome da sala.
As perguntas feitas no streaming ficam visíveis para os moderadores da sala na aba "Perguntas".
Selecionando a opção "Ocultar pergunta", a pergunta será ocultada dos usuários.
Selecionando "Marcar como respondendo", será sinalizado ao usuário que a pergunta foi respondida, como mostra a figura a seguir:
A pergunta pode ser excluída e assim não ficará mais visível para usuários e moderadores, para isso, basta selecionar "Excluir pergunta".
Caso o moderador queira responder por texto, basta selecionar "Responder mensagem por texto" que surgirá uma janela com espaço para a pergunta. Quando a resposta for enviada, ficará visível para os usuário no streaming.
Ao lado de cada pergunta é possível visualizar um botão de "like". O usuário pode "dar like" na pergunta para que esta fique no topo para visualização dos moderadores e usuários . As perguntas são rankeadas com a quantidade de votos que recebe.
Depois da votação, é possível ocultar a pergunta e/ou marcar como respondida.