O que são ? É um código temporário gerado automaticamente por um aplicativo, válido por um curto tempo após sua criação (geralmente alguns segundos). Quando esse tempo acaba, uma nova senha descartável é gerada automaticamente, invalidando a anterior.
Como começar a utilizar Para começar a usar senhas descartáveis no seu login é necessário habilitar o fator de autenticação do tipo One-Time Password (OTP) no Painel de Segurança MFA e configurar um aplicativo no seu celular para gerar as senhas descartáveis.
Passo-a-passo
INSTALE NO SEU CELULAR um aplicativo de autenticação como os listados a seguir ou outro que for de sua preferência.
ACESSE O PAINEL DE SEGURANÇA MFA, onde você pode configurar múltiplos fatores de autenticação.
ACESSE A SEÇÃO FATORES DE AUTENTICAÇÃO e clique para ativar a autenticação do tipo One-Time Password (OTP). Mantenha a página com o QR Code aberta para continuar a habilitar essa autenticação.
NO SEU CELULAR, ABRA O APLICATIVO de autenticação, localize a opção de adicionar uma nova conta (clicando no botão “+” ou correspondente).
FAÇA A LEITURA DO QR CODE que aparece na tela do computador.
A PARTIR DE AGORA, você encontra no aplicativo no seu celular a SENHA DESCARTÁVEL – nova senha temporária renovado automaticamente em alguns segundos –, que você deverá digitar durante o seu login quando for solicitado.
CONFIRME A ATIVAÇÃO do novo fator de autenticação na tela de habilitação, marcando que está de acordo, que já realizou as configurações necessárias e clicando no botão “Ativar”.
PRONTO! A partir de agora, quando for fazer login e for solicitada a senha descartável, abra o aplicativo de autenticação no seu celular e digite a senha que aparece naquele instante.
O Painel de Segurança MFA é o local onde você pode configurar múltiplos fatores de autenticação (MFA).
Fator de autenticação A senha que você utiliza para acessar sua conta em sistemas protegidos é o fator de autenticação mais conhecido e tradicional de todos.
Por que utilizar mais de um fator de autenticação O uso de múltiplos fatores de autenticação (MFA) aumenta a segurança, garante maior proteção a seus dados e a sistemas de acesso restrito. Isso tem se tornado uma exigência cada vez maior no âmbito da privacidade, da preservação de dados sensíveis, e também para o pleno cumprimento das obrigações legais que regem esse tema.
Como ativar ou desativar um fator de autenticação
Acesse a seção Fatores de Autenticação no Painel de Segurança MFA.
Localize na tabela o fator de autenticação que deseja ativar ou desativar.
Clique no botão com o ícone ATIVAR ou DESATIVAR ao lado do status do fator de autenticação escolhido.
Para completar a ativação, siga o passo-a-passo de configuração do fator de autenticação que deseja habilitar. Confira as instruções específicas abaixo:
Adicione seu computador ou celular como um dispositivo confiável Uma forma de realizar seu login sem precisar preencher sua senha descartável ou seu código de emergência é adicionando seu computador ou celular como um dispositivo confiável.
Acesse a seção Dispositivos Confiáveis no Painel de Segurança MFA.
Caso o computador ou celular que estiver utilizando não constar na lista de dispositivos confiáveis, basta responder à caixa de diálogo “Deseja adicionar seu dispositivo atual como um dispositivo confiável?” clicando no botão “SIM”.
Dê um nome para seu dispositivo, de forma que possa identificá-lo.
Ao concluir o processo, toda vez que for realizar algum acesso através do seu dispositivo, você não precisará entrar com sua senha descartável ou código de emergência.
Cuidado! Não adicione nenhum dispositivo de uso público como confiável. Adicione somente dispositivos que somente você utiliza ou cujo acesso seja restrito.
O que são? São códigos que só podem ser utilizados uma única vez e se tornam inválidos após seu uso.
Quando utilizar um código de emergência
Geralmente, um código de emergência deve ser utilizado quando você não está conseguindo realizar seu login com outras formas de autenticação (como as senhas descartáveis).
Onde encontro meus códigos de emergência
Você precisa gerar uma lista com seus códigos de emergência no Painel de Segurança MFA. A relação com seus códigos deve ser impressa ou salva no computador (e guardada em local seguro) pois só é exibida uma única vez.
Para obter uma lista com seus códigos de emergência, acesse a seção Fatores de Autenticação no Painel de Segurança MFA e clique no botão “Gerar novos códigos de emergência”. Quando você faz isso, qualquer lista de códigos gerada anteriormente se torna automaticamente inválida.
Quando você gera uma nova lista de códigos de emergência, ela é exibida na tela uma única vez. Você deve imprimir e/ou salvar no computador a relação com seus códigos de emergência em local seguro, pois precisará deles quando tiver que utilizá-los.
Como utilizar um código de emergência
Após entrar com seu usuário e senha, para completar o login com o código de emergência, clique na opção “Selecione” que será exibida na parte inferior da tela de login.
Cada código só pode ser utilizado uma única vez e se torna inválido automaticamente após seu uso. Portanto, risque o código de emergência da lista após utilizá-lo.