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  1. Perguntas Frequentes

FAQ - Pentaho

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Last updated 2 months ago

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Abaixo você encontra algumas perguntas frequentes sobre o serviço Pentaho, mas caso ainda tenha algum problema ou dúvida, fale com o nosso Service Desk.

Telefone/WhatsApp: 0800 722 0216 E-mail: atendimento@rnp.br

Como é gerado o atributo eppn (eduPersonPrincipalName) no PDI?

O atributo eppn é gerado a partir do atributo "uid" do usuário.

É gerado um hash do atributo uid e concatenado com o domínio da instituição. O formato sempre é escopado. Ex: xxx@rnp.br

Como fazer backup do servidor PDI?

O backup pode ser feito de toda a VM fazendo snapshots regulares e também é possível fazer o backup apenas de todas as transformações/ jobs e relatórios do servidor.

Como visualizar os logs de erros dos relatórios do Pentaho?

Acessar a interface de cliente do PDI Http://IP_SERVIDOR:8080

Logar com usuario e senha mesmos utilizados no login no cliente.

Acessar Browse Files/ Eid/Cafe/Visualização/Dashboards.

O PDI apaga usuários desativados da base LDAP?

O PDI sempre irá apagar da base LDAP usuários que não estão mais nas Views criadas.

Desta forma se o usuário desativado for removido da View ele será removido da base LDAP na próxima execução do PDI.

Os vínculos dos usuários são removidos?

Os vínculos depois de inseridos na base LDAP não são removidos.

O que pode ser feito é informar a data de fim do vinculo no atributo "brExitDate" ou remover todo o usuário caso ele não tenha mais nenhum vinculo ativo.

Como é feita a conciliação com duas bases de dados?

Os usuários são todos exportados para o metadiretório e depois os dados são cruzados analisando quem possui mesmo CPF estes são unificados e exibidos no relatório.

Apenas um registro com os dados daquele cpf é enviado para a base LDAP. Quando existem mais de uma base de dados a prioridade é enviar para o LDAP o registro que vem da base 1. Que deve ser a base com maior credibilidade.

Como é feita a conciliação com apenas uma base de dados?

Da mesma forma que com uma base, mas a prioridade para envio ao LDAP será do registro mais recente, considerado mais atualizado e por isso é o registro enviado para o LDAP.

Quais os critérios para unificação de pessoas encontradas com o mesmo CPF?

As pessoas serão agrupadas e o registro mais recente será o enviado para a base LDAP. Os demais registros serão descartados e exibidos no relatório de pessoas duplicadas.

Quais os critérios para unificação de contas de uma mesma pessoa?

Apenas uma conta pode ser enviada para a base LDAP. Quando um usuário possui mais de uma conta o sistema irá escolher entre uma delas para ser enviada a base LDAP, e as demais serão descartadas e exibidas no relatório de pessoas com contas duplicadas. É possível definir via parâmetro do sistema qual conta é enviarda para a base LDAP, a conta mais recente ou a conta mais antiga. Está análise é feita a partir do ID da conta.

Como registros com CPF inválidos são processados?

Os registros de pessoas que possuem CPFs inválidos são separados em uma lista de erros para serem exibidos para os usuários e não são exportados para a base LDAP até que o CPF esteja correto.

Como registros com emails inválidos são processados?

Os registros de email que são inválidos são separados em uma lista de erros para serem exibidos para os usuários e não são exportados para a base LDAP até que o email esteja correto.

Como limpar a base EID?

Existe um Job específico que limpa todas as tabelas da base EID.

Como escolher se vai ou não utilizar a conversão da senha para base64?

Através da configuração de parâmetros do job principal: full-job-atualizacao-diaria.

Como configurar o envio de email em caso de erros no processamento?

Na configuração de parâmetros do job principal: full-job-atualizacao-diaria.

Como acessar os relatórios do PDI?

Acessar Browse Files/ Eid/Cafe/Visualização/Dashboards.

Como executar o PDI remotamente no servidor?

No momento de executar o job no PDI Cliente selecionar Executar no servidor na caixinha de execução.

Como limpar os logs do PDI?

Existe um Job específico que limpa todas as tabelas de log da base EID.

Como alterar a senha do user do PDI no navegador?

Na interface WEB do servidor Pentaho acessar o menu Administração/Users.

O que fazer quando o job é finalizado com erros ou abortado?
  • Verificar nos logs as linhas vermelhas: Elas mostram a causa do erro;

  • Verificar as conexões se estão todas corretas;

  • Verificar as Views se contém os dados e se os previews funcionam em todas.

https://www.rnp.br/contato/