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  1. Perguntas Frequentes

FAQ - CAFe

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Last updated 2 months ago

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Abaixo você encontra algumas perguntas frequentes sobre o serviço CAFe (Comunidade Acadêmiica Federada), mas caso ainda tenha algum problema ou dúvida, fale com o nosso Service Desk.

Telefone/WhatsApp: 0800 722 0216 E-mail: atendimento@rnp.br

Como consigo meu acesso federado (CAFe)?

Os usuários da CAFe são liberados diretamente pela instituição, a RNO não tem acesso/autorização para cadastro de contas em nome da instituição.

Caso precise localizar os responsáveis pelo acesso federado da sua instituição, consulte o Service Desk da RNP.

Como acesso os Periódicos CAPES?

O acesso a CAPES e alguns outros serviços semelhantes podem ser acessados via federação ou com uma conta direta no portal.

Para obter sua conta da CAFe e acessar os periódicos consulte a pergunta acima "Como consigo meu acesso federado (CAFe)?"

Para acessar o portal fora da federação, será necessário conversar diretamente com a .

Como resolver problemas de acesso à CAPES?

Primeiro é necessário identificar se o problema está no seu IdP ou na CAPES, portanto, primeiro realize a verificação de incidentes no serviço e entre em contato com o Service Desk.

Validando o funcionamento do IdP será necessário acionar diretamente à CAPES através do e-mail: acessoremoto@capes.rnp.br

Como utilizo minha conta da CAFe para verificar meu status de aluno em serviços de terceiros (Spotify, YouTube e etc.)?

No momento o acesso federado (CAFe) não tem integração com serviços de streaming. Em alguns casos os serviços utilizam de forma indireta a CAFe para validação, porém não há acordo entre estes provedores de serviços e a RNP, o que nos impede de realizar a homologação dos serviços. Deste modo não podemos garantir que o serviço funcione de modo correto, ou que o mesmo seja seguro para a utilização.

Nestes casos orientamos a buscar auxilio junto a sua instituição para verificar outros meios de validar o seu cadastro.

Sou administrador da CAFe e finalizei o processo de adesão, automaticamente tenho acesso a todos os serviços?

Não, serviços de periódicos como a CAPES, por exemplo, é necessário que a instituição entre em contato diretamente com eles para configurar o acesso (as orientações são enviadas ao final da adesão).

Alguns serviços que não necessitam de adesão, como, por exemplo, o , podem ser acessados de imediato.

Em caso de dúvidas, consulte o Service Desk da RNP.

Posso cadastrar contas genéricas na CAFe?

De acordo com a política de uso do Serviço CAFe, todos os cadastros de contas da CAFe devem estar vinculados a uma pessoa, ou seja, e-mails que não estão vinculados a uma identidade única (ex. contas genéricas, alias, etc) não podem ter conta na CAFe.

Estou enfrentando problemas no meu IdP, o que devo fazer?

Acesse o procedimento de verificação de incidentes no serviço e envie as evidências ao Service Desk da RNP.

Como posso verificar quais atributos estão sendo disponibilizados pelo IdP?

Para coleta de atributos acesse o manual abaixo.

O que é o esquema brEduPerson?

O brEduPerson serve para indicar o vinculo que o individuo tem com a instituição (professor, estudante, funcionário, etc). Os detalhes completo podem ser conferidos no documento abaixo.

É possível adicionar mais de um servidor LDAP para o mesmo Shibboleth?

O procedimento da Federação CAFe é homologado apenas para utilização de um servidor LDAP. Não há procedimento para tal configuração.

Como altero a logo da minha instituição na página de login?
Posso utilizar Gmail, Outlook e etc?

Conforme informado durante adesão da CAFe (na entrevista técnica) , não é permitido a utilização de e-mails de provedores como: gmail, outlook, yahoo, dentre outros, devendo ser utilizado um e-mail institucional próprio.

O que é o Pentaho?

Esta atividade é realizada através Suporte Assistido junto a equipe especializada da RNP.

Com o certificado em mãos, siga para alteração.

Caso não possua o certificado é possível emiti-lo através do serviço , entre em contato com o Service Desk para avaliar a viabilidade.

este procedimento
ICPEdu
https://www.rnp.br/contato/
CAPES
FileSender
bit.ly/breduperson
https://www.rnp.br/contato/

O Pentaho é uma ferramenta utilizada para extração de dados, em nosso caso é utilizada para extrair as informações de usuários de uma base existente na instituição (AD, SQL Server, MySQL, etc) para uma nova base (Open LDAP).

Customização da logo Institucional
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