FAQ - Administradores
Abaixo você encontra algumas perguntas frequentes sobre o serviço de Conferência Web, mas caso ainda tenha algum problema ou dúvida, fale com o nosso Service Desk.
Telefone/WhatsApp: 0800 722 0216 E-mail: [email protected]
Essa página possuí questões mais simples sobre o serviço, caso queira acessar as perguntas frequentes relacionadas a erros conhecidos ou problemas técnicos, clique aqui.

Como acesso os periódicos CAPES?

O acesso a CAPES e alguns outros serviços semelhantes podem ser acessados via federação ou com uma conta direta no portal.
Para obter sua conta da CAFe e acessar os periódicos consulte a pergunta acima "Como consigo meu acesso federado (CAFe)?"
Para acessar o portal fora da federação, será necessário conversar diretamente com a CAPES.

Sou administrador da CAFe e finalizei o processo de adesão, automaticamente tenho acesso a todos os serviços?

Não, serviços de periódicos como a CAPES por exemplo é necessário que a instituição entre em contato diretamente com eles para configurar o acesso (as orientações são enviadas ao final da adesão).
Alguns serviços que não necessitam de adesão como por exemplo o FileSender, podem ser acessados de imediato.
Em caso de dúvidas, consulte o Service Desk da RNP.

Como resolver problemas de acesso à CAPES?

Primeiro é necessário identificar se o problema está no seu IdP ou na CAPES, portanto, primeiro realize a verificação de incidentes no serviço e entre em contato com o Service Desk.
Validando o funcionamento do IdP será necessário acionar diretamente à CAPES através do e-mail: [email protected]

Posso cadastrar contas genéricas na CAFe?

De acordo com a política de uso do Serviço CAFe, todos os cadastros de contas da CAFe devem estar vinculados a uma pessoa, ou seja, e-mails que não estão vinculados a uma identidade única (ex. contas genéricas, alias, etc) não podem ter conta na CAFe.

Estou enfrentando problemas no meu IdP, o que devo fazer?

Acesse o procedimento de verificação de incidentes no serviço e envie as evidências ao Service Desk da RNP.

Como posso verificar quais atributos estão sendo disponibilizados pelo IdP?

Para coleta de atributos acesse o manual abaixo.

O que é o esquema brEduPerson?

O brEduPerson serve para indicar o vinculo que o individuo tem com a instituição (professor, estudante, funcionário, etc). Os detalhes completo podem ser conferidos no documento abaixo.
BrEduPersonv1_0.pdf
174KB
PDF

É possível adicionar mais de um servidor LDAP para o mesmo Shibboleth?

O procedimento da Federação CAFe é homologado apenas para utilização de um servidor LDAP. Não há procedimento para tal configuração.

Como altero a logo da minha instituição na página de login?

O procedimento para alteração de logo da instituição página se encontra no link abaixo, ele deve ser enviado somente se o processo de adesão foi finalizado e a instituição ainda não realizou a alteração da logo.

Como alterar o certificado do servidor do IdP?

Com o certificado em mãos, siga este procedimento para alteração.
Caso não possua o certificado é possível emiti-lo através do serviço ICPEdu, entre em contato com o Service Desk para avaliar a viabilidade.

Posso utilizar Gmail, Outlook e etc?

Conforme informado durante adesão da CAFe (na entrevista técnica) , não é permitido a utilização de e-mails de provedores como: gmail, outlook, yahoo, dentre outros, devendo ser utilizado um e-mail institucional próprio.

Como realizar migração de base (AD>LDAP ou LDAP>AD)?

A RNP presta suporte e apoia a transição de bases, como este projeto ainda está em fase piloto é necessário entrar em contato com o Service Desk da RNP para coletar mais informações.
Lembrando que para a migração, a nova base já deverá estar pronta.

O que é o Pentaho?

O Pentaho é uma ferramenta utilizada para extração de dados, em nosso caso é utilizada para extrair as informações de usuários de uma base existente na instituição (AD, SQL Server, MySQL, etc) para uma nova base (Open LDAP). Esta atividade é realizada através Suporte Assistido junto a equipe especializada da RNP.
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