# Alterando o hostname e dominio de um IdP em produção na CAFe

{% hint style="warning" %}
Antes de começar !

Esse roteiro foi preparado para ajudar as instituições clientes da CAFe RNP para executar a alteração do hostname e dominio de seu IdP em produção no serviço da CAFe. Esse roteiro foi homologado para o ambiente mais atualizado do IdP que possui a versão do sistema operacional Ubuntu 20.04 + Shibboleth 4.2.x.

É recomendando que o técnico que ira executar esse procedimento tenha conhecimento avançado ou seja familiarizado em sistemas operacionais Linux.
{% endhint %}

{% hint style="danger" %}
Importante !

É recomendado que se faça o backup dos arquivos que serão modificados durante o processo, caso algo de errado acontece poderemos restaura-los:

\=================================================================================================

Backup do idp-metadata.xml:

sudo cp /opt/shibboleth-idp/metadata/idp-metadata.xml /home/cafe/idp-metadata.xml.bkp

Backup do idp.crt e idp.key:

sudo cp /opt/shibboleth-idp/credentials/idp.key /home/cafe/idp.key.bkp

sudo cp /opt/shibboleth-idp/credentials/idp.crt /home/cafe/idp.crt.bkp

Backup do arquivo hosts:

sudo cp /etc/hosts /home/cafe/hosts.bkp

Bakcup do arquivo idp.properties:

sudo cp /opt/shibboleth-idp/conf/idp.properties /home/cafe/idp.properties.bkp

Backup do arquivo 01-idp.conf:

sudo cp /etc/apache2/sites-available/01-idp.conf /home/cafe/01-idp.conf.bkp

\===================================================================================================

Todos os arquivos foram copiados com a extensão .bkp para o diretorio home do usuário cafe, caso durante o processo ocorra um erro, para voltar o estado anterior do seu IdP basta copiar os arquivos para os devidos diretorios e retirar a extensão .bkp destes arquivos.
{% endhint %}

### Guia passo a passo

Vamos agora baixar o script de modificação e gerar novos arquivos com o novo hostname e novo dominio:

Baixar o script para o diretorio /tmp

```
wget https://svn.cafe.rnp.br/repos/CAFe/scripts/corrige_hostname.sh /tmp
sudo chmod +x /tmp/corrige_hostname.sh
sudo /tmp/./corrige_hostname.sh
```

1. Quando iniciar o script o mesmo irá te perguntar algumas informações, que precisam ser passadas para a exceução do script, tenha atenção neste etapa:
2. "Digite apenas o nome do host antigo: " Digitar aqui apenas o hostname antigo do seu IdP Ex: cafe-idp-antigo
3. "Digite apenas o dominio do host antigo: " Digitar aqui apenas o dominio antigo do seu IdP Ex: org.edu.antigo.br
4. "Digite apenas o nome do host novo: " Digitar aqui apenas o novo hostname do seu IdP Ex: cafe-idp-novo
5. "Digite apenas o dominio do host novo: " Digitar aqui apenas o novo dominio do seu IdP Ex: org.edu.novo.br
6. "Digite o nome do contato tecnico do servico (ex.: Joao da Silva): " Digitar o nome do contato técnico
7. "Digite o e-mail do contato tecnico do servico (ex.: <joao.silva@instituicao.br>): " Digitar o email do contato técnico
8. "Digite o nome da instituicao por exetenso (ex.: Rede Nacional de Ensino e Pesquisa): " Digitar por extenso o nome da instituição
9. "Digite a sigla da instituicao (ex.: RNP): " Digitar a SIGLA da instituição em maiusculo
10. "Digite o endereco do site da instituicao (ex.: [www.instituicao.br](http://www.instituicao.br)):" Digitar a Url da instituição
11. "Digite o nome departamento da instituicao que eh responsavel por este servico (ex.: CPD): " Digitar o departamento resposável pelo IdP na instituição
12. "Digite o nome da cidade onde esta sediada a instituicao (ex.: Porto Alegre): " Digitar a cidade
13. "Digite por extenco o nome da Unidade Federativa onde esta sediada a instituicao (ex.: Rio Grande do Sul): " Digitar o nome da unidade federativa da instituição

> Se tudo ocorrer sem problemas o script ira realizar as modificações necessárias e o seu IdP estará com o novo hostname e dominio configurados, porém no final do processo será necessário enviar para equipe técnica da CAFe RNP o novo "idp-metadado.xml" para o cadastro na CAFe produção. Esse arquivo você encontra no seguinte caminho:

```
cd /opt/shibboleth-idp/metadata
```

&#x20;Copiar o arquivo "idp-metadata.xml" e enviar o arquivo em anexo para equipe da RNP, para o cadastro do IdP com o novo hostname e dominio.

{% hint style="danger" %}
Importante !

Afinal deste processo o seu FQDN terá sido alterado por completo, logo será necessário que o DNS para o seu IdP seja também atualizado e esse novo DNS precisa permitir que as portas 80 e 443 estejam liberadas para o mundo, da mesma forma que estava antes. Ex: Antigo DNS **cafe-idp-antigo.org.edu.antigo.br** ; Novo DNS **cafe-idp-novo.org.edu.novo.br**
{% endhint %}


---

# Agent Instructions: Querying This Documentation

If you need additional information that is not directly available in this page, you can query the documentation dynamically by asking a question.

Perform an HTTP GET request on the current page URL with the `ask` query parameter:

```
GET https://ajuda.rnp.br/cafe/idp-cafe/faq/alterando-o-hostname-e-dominio-de-um-idp-em-producao-na-cafe.md?ask=<question>
```

The question should be specific, self-contained, and written in natural language.
The response will contain a direct answer to the question and relevant excerpts and sources from the documentation.

Use this mechanism when the answer is not explicitly present in the current page, you need clarification or additional context, or you want to retrieve related documentation sections.
