Configurando o servidor no Rpilot
Como associar o seu servidor ao RPilot
Após seu autenticar no sistema (https://rpilot.prd.apps.rnp.br) você será encaminhado a tela de gerenciamento da sua instituição dentro do RPilot. Será apresentado um Menu lateral esquerdo conforme figura abaixo:

O nome da sua instituição será mostrado logo acima.
No menu procure por "Servidores", clique para acessar essa opção.
Aba Servidores
Na tela que será apresentada clique no botão azul "+ Adicionar Servidor", ele aparece ao lado direito da tela, veja figura abaixo:

Nesse momento será necessário passar os dados do servidor para que o sistema RPilot o identifique. Preencha os dados ali solicitados:
Nome do Servidor - "Use um nome fácil para sua identificação, sugiro que seja o nome usado em seu virtualizador, assim você saberá de qual máquina se trata"
Domínio - "Use o domínio que será usado para o DNS desse serviço, por exemplo rnp.br"
Host - "Use o nome que será usado para o DNS dese serviço, por exemplo cafe ou idp, sem o domínio apenas o nome"
Nome da interface de rede - "Colete o nome da sua inteface de rede do seu servidor, para isso use o comando em seu sistema Linux, por exemplo eth0, ens160, etc"
Endereço IP - "Passar o endereço IP do seu servidor, se estiver usando NAT passar o endereço NAT"
Máscara de Rede - "Passar a máscara de rede onde o servidor esta configurado, passar no formato de quatro octetos, por exemplo 255.255.255.0"
Ao final clicar no botão azul "Salvar"
Figura abaixo:

Você pode adicionar quantos servidores forem necessários
Detalhes do Servidor
Após fazer o cadastro correto do seu serivdor no RPilot você será direcionado para a tela de detalhes do servidor, use essa tela para rever sua configurações e caso perceba algo de errado em sua configurações use o botão Editar no campo superior direto.
Nesse momento também será feita a instalação do agente do RPilot no seu servidor configurado. Para isso você vai precisar copiar o comando que aparece indicado em "Instrução de Instalação do Agente".
Atenção aos requisitos desse processo:
SO up to date
Estar logado como ROOT
Possuir o pacote CRUL em seu SO

Estando com os requsitos prontos basta executar o comando dentro do seu servidor e aguardar o fim da instalação. Quando o processo estiver terminado aguarde o campo "Status" ser alterado para agente instalado e ficar na cor verde.

Pronto! Nesse momento concluímos a instalação do Agente do Rpilot no seu servidor IDP. Agora iremos para as próximas etapas:
5 - Customização da logo InstitucionalAtualizado
Isto foi útil?

